Investimento na ferrovia é indispensável


João Oliveira esteve em Setúbal no dia 15, acompanhado do presidente da Câmara Municipal, André Martins. Junto ao terminal ferroviário da cidade (por onde passam a linha do Sado da CP e o Eixo Norte-Sul, concessionado à Fertagus), o deputado do PCP no Parlamento Europeu abordou a urgência do reforço do transporte público ferroviário, crucial para melhorar a mobilidade da população e para reduzir o recurso à viatura própria. Mas há mais vantagens, salientou João Oliveira: a ferrovia é também estratégica «no contributo para o desenvolvimento económico da região e do País».

A passagem do deputado comunista por Setúbal ocorre dias depois de ter sido conhecida o aumento da frequência de comboios entre Setúbal e Lisboa – que passa a ser de 20 minutos, em vez dos actuais 30 em hora de ponta e de uma hora no restante período. O novo horário, que entrará em vigor a 15 de Dezembro, resultou da insistência da autarquia em reuniões sucessivas com o Ministério das Infra-estruturas e com a própria Fertagus. João Oliveira valorizou a “conquista” da autarquia gerida pela CDU e salientou que «não basta ter linhas de caminho-de-ferro, é necessário ter comboios de qualidade de acordo com as necessidades das populações. É imprescindível que esse investimento seja feito pelo Estado, por intermédio da CP».

André Martins revelou a próxima luta no que à ferrovia diz respeito: a extensão do Eixo Norte-Sul até Praias do Sado, fundamental para servir a população daquela localidade e para facilitar a mobilidade dos cerca de 10 mil estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal, muitos dos quais se deslocam de outros concelhos da Península de Setúbal e até de Lisboa.

 



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