Aniversário de Agostinho Lopes celebrado por muitos


Mais de uma centena de pessoas juntou-se, no dia 18, para um almoço, na Sede Nacional do PCP, em Lisboa, que celebrou o 80.º aniversário de Agostinho Lopes, membro da Comissão Central de Controlo e militante comunista de assinalável entrega ao Partido, com muitos anos de militância em que levou a cabo, com afinco, as mais altas e diversas tarefas e responsabilidades.

«Obrigado. Obrigado por estes teus 80 anos, pelo que continuas a dar à luta do nosso povo e dos trabalhadores», afirmou, pela ocasião, Paulo Raimundo. «Obrigado pela tua luta pela democracia e pela liberdade, por teres dado 56 anos de vida, 50 como funcionário, ao Partido e à justa causa por que lutamos.

Referindo ainda a ligação de Agostinho Lopes ao Norte do País e à região do Douro, «uma das suas maiores paixões», o Secretário-Geral mencionou ainda, para além dos «muitos que com ele aprenderam e continuam a aprender», o reconhecimento que lhe é nutrido dentro e fora do Partido, sobretudo junto do sector agrícola e dos pequenos e médios empresários.

Por sua vez, Agostinho Lopes, agradeceu a presença de todos os que se quiseram associar a esta iniciativa, de todos aqueles que, «tendo já partido» com ele partilharam muito tempo e trabalho, aos camaradas das organizações por onde passou, como Trás-os-Montes, região que, nas palavras do próprio, está no seu «coração»; Porto, de onde é natural e militou durante muitos anos; Braga, de onde foi deputado na Assembleia da República durante alguns anos e a quem ligam laços muito diversos, de dentro e fora do Partido; e do Alentejo.

«O PCP é obra de homens e mulheres concretos e terá certamente imperfeições, cometeu e cometerá erros, mas continua a ser absolutamente decisivo nas batalhas de hoje e do nosso futuro», afirmou durante a sua intervenção. «Simultaneamente», continuou «tem em si todos os elementos para ser capaz de corrigir e emendar aquilo que estiver mal». «Sobretudo se continuar fiel àquela que é a questão absolutamente central, continuar mergulhado nas lutas do seu povo, dos seus trabalhadores, daqueles que o acompanharam ao longo de 100 anos», acrescentou.

 



Mais artigos de: PCP

Construir a alternativa política para uma vida melhor

Paulo Raimundo participou, no dia 17, num almoço regional que se realizou no Pavilhão da Junta de Freguesia de Sines, que se inseriu no âmbito da acção nacional Aumentar Salários e pensões, para uma vida melhor.

Ampla democracia interna constrói XXII Congresso

Paralelamente às múltiplas e exigentes tarefas quotidianas que lhe estão colocadas, o colectivo partidário comunista constrói o XXII Congresso, discutindo as Teses, fazendo propostas de alteração e melhoria, elegendo os delegados.

 

Resolver o flagelo dos incêndios e apoiar a protecção civil

Paulo Raimundo esteve, no dia 15, em contacto com a população de Albergaria-a-Velha, atingida pelos incêndios que assolaram a região em Setembro. No mesmo dia, uma delegação do Partido, integrada pelo Secretário-Geral do PCP, também reuniu com os Bombeiros Voluntários do concelho.

Exemplo de Celeste Caeiro permanecerá vivo

Militante comunista, mulher trabalhadora e de convicções fortes, faleceu, no dia 15, a camarada Celeste Caeiro, para sempre conhecida como a «Celeste dos Cravos». Celeste Martins Caeiro nasceu em Lisboa, a 2 de Maio de 1933. Oriunda de uma família humilde, viveu grande parte da sua vida na capital. No dia 25 de Abril de...

Festa do Avante!

Estará em breve disponível o conjunto de oferta da Festa do Avante! 2025, composto por um saco, um estojo, uma caneca e um pin, para além, claro, da Entrada Permanente (EP), que dá acesso ao maior evento político-cultural realizado em Portugal. Adquirida antecipadamente, a EP – título de solidariedade com a Festa –...

Investimento na ferrovia é indispensável

João Oliveira esteve em Setúbal no dia 15, acompanhado do presidente da Câmara Municipal, André Martins. Junto ao terminal ferroviário da cidade (por onde passam a linha do Sado da CP e o Eixo Norte-Sul, concessionado à Fertagus), o deputado do PCP no Parlamento Europeu abordou a urgência do...