PCP apresenta propostas por mais justiça social na Madeira

A organização do PCP na Madeira apresentou, nas últimas semanas, propostas de novos apoios aos idosos e pescadores da região, divulgando-as junto das populações do arquipélago.

Partido defende complemento para idosos até 200€ e um fundo de garantia salarial para pescadores


Uma destas medidas, anunciada no dia 9, é um novo modelo de complemento regional para idosos num valor até 200 euros, aplicável a todos os que recebam pensões inferiores ao salário mínimo regional e que aufiram, anualmente, até 12600 euros (a par, referem, do aumento geral de todas as pensões já defendido pelo PCP).

Outra proposta avançada, e divulgada no início de Outubro, é a criação de um fundo de garantia salarial regional para pescadores que garanta mais estabilidade financeira a quem trabalha no sector das pescas (bastante condicionado por imposições da UE, como as quotas piscatórias).

Estas são, avançam os comunistas, medidas que contribuem para combater desigualdades e injustiças no arquipélago, fruto de políticas de direita promovidas, na região, por décadas de governação PSD (com ou sem CDS).

Neste sentido, a organização reiterou, em nota de dia 16, a necessidade da «demissão do actual Governo Regional e da interrupção desta política».

O PCP entendeu, ainda, que o adiamento da discussão da moção de censura ao executivo madeirense (para 17 de Dezembro), além de violar o regimento da assembleia regional, mais não é do que uma manobra para «prolongar a vida do governo de Albuquerque», com a conivência de PS e JPP.

Alto do Castelejo
Ainda no dia 13, uma delegação do Partido acompanhou um grupo de moradores na entrega à Presidência do Governo Regional da Madeira de um abaixo-assinado pela reposição do transporte público até ao Alto do Castelejo.

Em nota de imprensa, os comunistas denunciaram que o governo e a autarquia de Câmara dos Lobos abandonaram esta população, que viu diversas paragens de autocarro suprimidas.

 



Mais artigos de: PCP

Construir a alternativa política para uma vida melhor

Paulo Raimundo participou, no dia 17, num almoço regional que se realizou no Pavilhão da Junta de Freguesia de Sines, que se inseriu no âmbito da acção nacional Aumentar Salários e pensões, para uma vida melhor.

Ampla democracia interna constrói XXII Congresso

Paralelamente às múltiplas e exigentes tarefas quotidianas que lhe estão colocadas, o colectivo partidário comunista constrói o XXII Congresso, discutindo as Teses, fazendo propostas de alteração e melhoria, elegendo os delegados.

 

Resolver o flagelo dos incêndios e apoiar a protecção civil

Paulo Raimundo esteve, no dia 15, em contacto com a população de Albergaria-a-Velha, atingida pelos incêndios que assolaram a região em Setembro. No mesmo dia, uma delegação do Partido, integrada pelo Secretário-Geral do PCP, também reuniu com os Bombeiros Voluntários do concelho.

Exemplo de Celeste Caeiro permanecerá vivo

Militante comunista, mulher trabalhadora e de convicções fortes, faleceu, no dia 15, a camarada Celeste Caeiro, para sempre conhecida como a «Celeste dos Cravos». Celeste Martins Caeiro nasceu em Lisboa, a 2 de Maio de 1933. Oriunda de uma família humilde, viveu grande parte da sua vida na capital. No dia 25 de Abril de...

Aniversário de Agostinho Lopes celebrado por muitos

Mais de uma centena de pessoas juntou-se, no dia 18, para um almoço, na Sede Nacional do PCP, em Lisboa, que celebrou o 80.º aniversário de Agostinho Lopes, membro da Comissão Central de Controlo e militante comunista de assinalável entrega ao Partido, com muitos anos de militância em que levou...

Festa do Avante!

Estará em breve disponível o conjunto de oferta da Festa do Avante! 2025, composto por um saco, um estojo, uma caneca e um pin, para além, claro, da Entrada Permanente (EP), que dá acesso ao maior evento político-cultural realizado em Portugal. Adquirida antecipadamente, a EP – título de solidariedade com a Festa –...

Investimento na ferrovia é indispensável

João Oliveira esteve em Setúbal no dia 15, acompanhado do presidente da Câmara Municipal, André Martins. Junto ao terminal ferroviário da cidade (por onde passam a linha do Sado da CP e o Eixo Norte-Sul, concessionado à Fertagus), o deputado do PCP no Parlamento Europeu abordou a urgência do...