Acções de solidariedade com a Palestina no dia 29

No Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano, 29 de Novembro, irão realizar-se acções em Lisboa, no Porto e em Coimbra, sob o mote «Palestina livre! Paz no Médio Oriente!».

Acções visam denunciar o genocídio na Palestina e a escalada da guerra por parte de Israel

As acções decorrerão sob a forma de concentração em Lisboa, às 18h00, junto à Embaixada de Israel, e no Porto, às 17h30, na Praceta da Palestina. Em Coimbra, está agendada uma arruada para as 17h30, a ter início na Estação Nova.

Estas iniciativas de solidariedade são promovidas pelo CPPC, CGTP-IN, MPPM e Projecto Ruído, e visam denunciar o prosseguimento do genocídio contra o povo palestiniano e a escalada da guerra na região do Médio Oriente levados a cabo por Israel.

A comemoração anual do Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano a 29 de Novembro foi decidida, em 1977, pela Assembleia Geral da ONU, para recordar a adopção, por este órgão, da resolução que, em 1947, aprovou a solução de dois Estados.

Concertos em defesa da Paz
Terá lugar, no dia 24, às 16h00, no Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, mais um Concerto pela Paz, promovido pelo CPPC, e que contará com actuações da Associação de Dança Stam, Benvindo Barros, Grupo Firmeza – Batucadeiras de Almacil, Manuel Neto dos Santos e Sociedade Filarmónica Silvense.

Está também agendado, para o dia 30, às 18h30, no GDE «Os Combatentes», em Lisboa, o concerto «Acordes pela Paz», organizado pelo Projecto Ruído e que contará com a presença de outras associações e com as actuações de Expresso Transatlântico, Rita Vian e Riot.

Na nota de imprensa do concerto, o Projecto Ruído sublinha que este será mais um momento para confirmar que «os jovens querem a Paz, e não o que a guerra traz, e, portanto, exigem a solução pacífica dos conflitos e solidarizam-se com todos os povos vítimas da guerra», com particular destaque para o povo da Palestina.

 



Mais artigos de: Nacional

Continua a degradação de Lisboa

A proposta de orçamento da Câmara Municipal de Lisboa (CML) para 2025 «confirma e aprofunda o carácter errático, perdulário e classista» da gestão PSD/CDS, «desprovida de qualquer visão estratégica sobre a cidade», aponta o PCP.

Setúbal, Palmela e Sesimbra apresentam preocupações à ministra da Saúde

Na segunda-feira, os presidentes das câmaras de Setúbal (André Martins), Palmela (Álvaro Amaro) e Sesimbra (Francisco Jesus) foram recebidos pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins, a quem apresentaram as suas preocupações sobre o funcionamento do Centro Hospitalar de Setúbal, que serve os três municípios. «Os números...

João Pimenta Lopes é candidato da CDU à Câmara da Amadora

A CDU apresentou João Pimenta Lopes, 44 anos, biólogo, como o seu candidato à presidência da Câmara Municipal da Amadora nas eleições autárquicas de 2025. Membro do Comité Central do PCP, foi deputado no Parlamento Europeu e eleito na Assembleia Municipal da Amadora e na Assembleia de Freguesia...

Manifesto pela eliminação das portagens no distrito do Porto

O movimento designado por manifesto «Porto sem Portagens» –subscrito por autarcas, dirigentes sindicais, empresários, associações de produtores e outras individualidades – dirigiu-se na sexta-feira, 15, aos órgãos de comunicação social e aos grupos parlamentares na Assembleia da República (AR) para lhes reiterar a...