No Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano, 29 de Novembro, irão realizar-se acções em Lisboa, no Porto e em Coimbra, sob o mote «Palestina livre! Paz no Médio Oriente!».
As acções decorrerão sob a forma de concentração em Lisboa, às 18h00, junto à Embaixada de Israel, e no Porto, às 17h30, na Praceta da Palestina. Em Coimbra, está agendada uma arruada para as 17h30, a ter início na Estação Nova.
Estas iniciativas de solidariedade são promovidas pelo CPPC, CGTP-IN, MPPM e Projecto Ruído, e visam denunciar o prosseguimento do genocídio contra o povo palestiniano e a escalada da guerra na região do Médio Oriente levados a cabo por Israel.
A comemoração anual do Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano a 29 de Novembro foi decidida, em 1977, pela Assembleia Geral da ONU, para recordar a adopção, por este órgão, da resolução que, em 1947, aprovou a solução de dois Estados.
Concertos em defesa da Paz
Terá lugar, no dia 24, às 16h00, no Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, mais um Concerto pela Paz, promovido pelo CPPC, e que contará com actuações da Associação de Dança Stam, Benvindo Barros, Grupo Firmeza – Batucadeiras de Almacil, Manuel Neto dos Santos e Sociedade Filarmónica Silvense.
Está também agendado, para o dia 30, às 18h30, no GDE «Os Combatentes», em Lisboa, o concerto «Acordes pela Paz», organizado pelo Projecto Ruído e que contará com a presença de outras associações e com as actuações de Expresso Transatlântico, Rita Vian e Riot.
Na nota de imprensa do concerto, o Projecto Ruído sublinha que este será mais um momento para confirmar que «os jovens querem a Paz, e não o que a guerra traz, e, portanto, exigem a solução pacífica dos conflitos e solidarizam-se com todos os povos vítimas da guerra», com particular destaque para o povo da Palestina.