Problemas na ligação fluvial entre o Seixal e o Cais do Sodré

No en­contro com a pre­si­dente do Con­selho de Ad­mi­nis­tração da Trans­tejo, o pre­si­dente da Câ­mara do Seixal apre­sentou o seu pro­testo pela cons­tante su­pressão de car­reiras que fazem a li­gação entre o con­celho e Lisboa.

«Muitos utentes com di­fi­cul­dades em chegar à ca­pital»


Considera o município que é visível que o serviço público desenvolvido pela Transtejo no concelho do Seixal tem sido «deficiente», deixando, devido à constante supressão de carreiras, «muitos utentes com dificuldades em chegar à capital através deste meio de transporte».

Esta re­dução de car­reiras tem ori­gi­nado, con­se­quen­te­mente, uma re­dução de uti­li­za­dores, que pro­curam al­ter­na­tivas para se des­lo­carem, entre as quais o trans­porte in­di­vi­dual ou o com­boio, sendo vi­sível, neste úl­timo, uma so­bre­lo­tação que também piora a qua­li­dade das des­lo­ca­ções neste meio de trans­porte.

«Só no mês de Ou­tubro re­gistou-se a su­pressão de 89 car­reiras flu­viais, sendo que a mai­oria das su­pres­sões ficou a dever-se a pro­blemas com o car­re­ga­mento das ba­te­rias dos na­vios eléc­tricos», in­forma o mu­ni­cípio, em co­mu­ni­cado de 14 de No­vembro. Neste do­cu­mento, o pre­si­dente da Câ­mara, Paulo Silva, re­fere que que «a au­tar­quia do Seixal não aceita que sejam sempre os utentes do con­celho os cas­ti­gados com as su­pres­sões das car­reiras», tendo pro­posto à Trans­tejo que «haja al­gumas car­reiras, vindas do Bar­reiro, que passem no Seixal para apa­nhar utentes, se­guindo de­pois para Lisboa, tendo em conta que a dis­tância entre Bar­reiro e Seixal é curta, pois pa­rece-nos que esta pos­si­bi­li­dade pode mi­norar o pro­blema das su­pres­sões».

Paulo Silva re­feriu ainda que «até ao mo­mento foram en­tre­gues à Trans­tejo cinco na­vios eléc­tricos e todos eles têm apre­sen­tado pro­blemas com o sis­tema de car­re­ga­mento, sendo estes pro­blemas a maior causa das cons­tantes su­pres­sões de car­reiras. Da parte da Trans­tejo foi-me dito que esta si­tu­ação deve estar re­sol­vida até ao final do ano, com as re­pa­ra­ções nos sis­temas de car­re­ga­mento e com a es­tação de car­re­ga­mento do Cais de Sodré a fun­ci­onar.»

 



Mais artigos de: Nacional

Acções de solidariedade com a Palestina no dia 29

No Dia In­ter­na­ci­onal de So­li­da­ri­e­dade com o Povo Pa­les­ti­niano, 29 de No­vembro, irão re­a­lizar-se ac­ções em Lisboa, no Porto e em Coimbra, sob o mote «Pa­les­tina livre! Paz no Médio Ori­ente!».

Continua a degradação de Lisboa

A pro­posta de or­ça­mento da Câ­mara Mu­ni­cipal de Lisboa (CML) para 2025 «con­firma e apro­funda o ca­rácter er­rá­tico, per­du­lário e clas­sista» da gestão PSD/​CDS, «des­pro­vida de qual­quer visão es­tra­té­gica sobre a ci­dade», aponta o PCP.

Setúbal, Palmela e Sesimbra apresentam preocupações à ministra da Saúde

Na segunda-feira, os presidentes das câmaras de Setúbal (André Martins), Palmela (Álvaro Amaro) e Sesimbra (Francisco Jesus) foram recebidos pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins, a quem apresentaram as suas preocupações sobre o funcionamento do Centro Hospitalar de Setúbal, que serve os três municípios. «Os números...

João Pimenta Lopes é candidato da CDU à Câmara da Amadora

A CDU apresentou João Pimenta Lopes, 44 anos, biólogo, como o seu candidato à presidência da Câmara Municipal da Amadora nas eleições autárquicas de 2025. Membro do Comité Central do PCP, foi deputado no Parlamento Europeu e eleito na Assembleia Municipal da Amadora e na Assembleia de Freguesia...

Manifesto pela eliminação das portagens no distrito do Porto

O movimento designado por manifesto «Porto sem Portagens» –subscrito por autarcas, dirigentes sindicais, empresários, associações de produtores e outras individualidades – dirigiu-se na sexta-feira, 15, aos órgãos de comunicação social e aos grupos parlamentares na Assembleia da República (AR) para lhes reiterar a...