Contactar e esclarecer por uma vida melhor

Avança a recolha de assinaturas para a Acção Nacional do PCP Aumentar salários e pensões, para uma vida melhor. Um pouco por todo o País, o Partido tem-se desdobrado em inúmeros contactos, em que o objectivo, para além do esclarecimento da população e dos trabalhadores, é o levantamento de problemas ligados à realidade.

A conversa com os trabalhadores tem sido uma das prioridades do PCP nesta acção

A Acção Nacional Aumentar salários e pensões, para uma vida melhor prossegue no País. EmCoimbra, o PCP esteve presente, no dia 1, na Festa da Febras, em São João do Campo, para esclarecer e ouvir a população. Na visita participaram Francisco Queirós, vereador da CDU na Câmara Municipal de Coimbra, e Luísa Silva, eleita na Assembleia Municipal.

Em São Cosme, Gondomar, dezenas de pessoas assinaram o abaixo-assinado do PCP, fortalecendo assim a corrente de apoio à necessidade e possibilidade de aumentar rendimentos e de construir uma vida melhor.

Em Santarém, às quintas-feiras, têm-se vendido o Avante! e recolhido assinaturas no W Shopping. No mesmo distrito, numa acção de dia 28, junto ao Hospital de Torres Novas, 119 pessoas subscreveram o abaixo-assinado do PCP, que também se dirige à defesa e melhoria dos serviços públicos, em particular do SNS e da Escola Pública.

Nas empresas com quem trabalha

Em Felgueiras, o Partido promoveu uma jornada de contactos junto dos trabalhadores da indústria do calçado. Um dos muitos sectores em que se comprova com clareza que não é preciso esperar pela criação da riqueza para a distribuir, pois o número de empresas aumenta e as exportações apresentam os melhores níveis de sempre, tanto em quantidade como em valor. No entanto, a maioria dos trabalhadores continua a receber pouco mais do que o Salário Mínimo Nacional. A riqueza já é criada, mas é apropriada pelos mesmos de sempre.

Em Guimarães, o PCP esteve na Nespereira, junto de trabalhadores do sector têxtil, nas empresas Lasa e Filasa, onde se denunciou o valor de 2,5 euros do subsídio de refeição. Ainda no mesmo concelho, os comunistas estiveram junto dos trabalhadores das juntas de freguesia de Moreira de Cónegos e de Conde.

 

O aumento dos salários provoca o desemprego?

Não. O aumento dos salários, particularmente quando são tão baixos, induz o aumento do consumo interno, particularmente dirigido às pequenas e médias empresas, que constituem 90 por cento do tecido empresarial, e isso obriga a um aumento da produção e, consequentemente, o aumento do emprego.

O texto do abaixo-assinado está disponível em www.pcp.pt/queroassinar.

 



Mais artigos de: PCP

PS, PSD e Chega querem agravar exclusão social em Loures

Os vereadores do PS e do PSD na Câmara Municipal de Loures aprovaram, na semana passada, uma recomendação proposta pelo Chega para introduzir no Regulamento Municipal de Habitação a possibilidade de despejo de quem cometa um acto ilícito. Os vereadores eleitos pela CDU opuseram-se a essa possibilidade – e foram os únicos...

Tribuna do XXII Congresso do PCP

Os textos enviados para a Tribuna do Congresso devem ter um máximo de 2500 caracteres, espaços incluídos. A redacção do Avante! reserva-se o direito de reduzir os textos que excedam estas dimensões, bem como de efectuar a selecção que as limitações de espaço venham a impor. Cada texto deverá ser acompanhado do número de militante do seu autor.

Será dada prioridade à publicação do primeiro texto de cada camarada. Eventuais segundos textos do mesmo autor só serão publicados quando não houver primeiros textos a aguardar publicação.

A redacção poderá responder ou comentar textos publicados.

De toda a correspondência que contenha propostas de emenda ou sugestões sobre o documento em debate, será enviada cópia para a respectiva comissão de redacção.

A correspondência deve ser endereçada para a redacção do Avante!: Rua Soeiro Pereira Gomes, n.º 3, 1600-196 Lisboa; endereço electrónico: [email protected]

O Militante já está disponível

Já saiu a edição de Novembro e Dezembro d’O Militante, com o título de capa «Rumo ao XXII Congresso», que remete para o artigo de abertura, no interior do número, dedicado ao momento alto da vida partidária – o Congresso – que decorrerá dias 13, 14 e 15 de Dezembro, em Almada. A edição conta, ainda, com um artigo sobre a...

PCP no Douro por mais apoios

Uma delegação do PCP, composta por membros das organizações regionais de Vila Real e Viseu e pelo deputado no Parlamento Europeu João Oliveira, promoveram uma jornada de trabalho dedicada à situação do sector vinícola na Região Demarcada do Douro.

A novela e o que ela não conta

Após meses de especulação mediática em torno dos caminhos para a aprovação do Orçamento do Estado para 2025 – cingida à aritmética parlamentar e desligada das opções concretas que dele deveriam constar para garantir resposta aos problemas do País –, dir-se-ia que podíamos já estar noutra fase. Ou, como foi dizendo o...