PCP no Douro por mais apoios

Uma delegação do PCP, composta por membros das organizações regionais de Vila Real e Viseu e pelo deputado no Parlamento Europeu João Oliveira, promoveram uma jornada de trabalho dedicada à situação do sector vinícola na Região Demarcada do Douro.

Muitos produtores de vinha têm dificuldade em escoar a sua produção

O programa da jornada, realizada nos dias 30 e 31 de Outubro, incluiu visitas e reuniões com produtores e dirigentes associativos do sector nos dois distritos. Começou na Quinta Senhora da Graça, em Santa Marta de Penaguião, uma produção familiar de pequena dimensão, que consegue resistir à crise no sector, caracterizada pelos baixos preços pagos ao produtor, dificuldades de escoamento da produção e crescente abandono da actividade pelos pequenos e médios produtores.

Durante a tarde, João Oliveira reuniu com o presidente da Adega Cooperativa de Vila Real, ficando a conhecer uma realidade muito diferente, dado ser uma das maiores adegas cooperativas do País, com mais de 1800 associados e um historial de solidez que contrasta com a grande maioria das adegas cooperativas da região.

No segundo dia, a delegação do Partido esteve no distrito de Viseu, para uma reunião com o presidente da Adega Cooperativa de São João da Pesqueira, na qual se evidenciou um entre os muitos problemas que assolam a região: a fragilidade do movimento associativo e cooperativo como contrapoder à crescente influência do comércio sobre a produção.

Entre as opões que favorecem os grandes proprietários e o sector do comércio, em prejuízo dos pequenos e médios viticultores, contam-se as sucessivas decisões de diminuir a quantidade de mosto a transformar em vinho do Porto – o dito “benefício” –, a privatização da Casa do Douro, bem como a liberalização do plantio incluída na Política Agrícola Comum da União Europeia.

 



Mais artigos de: PCP

Contactar e esclarecer por uma vida melhor

Avança a recolha de assinaturas para a Acção Nacional do PCP Aumentar salários e pensões, para uma vida melhor. Um pouco por todo o País, o Partido tem-se desdobrado em inúmeros contactos, em que o objectivo, para além do esclarecimento da população e dos trabalhadores, é o levantamento de problemas ligados à realidade.

PS, PSD e Chega querem agravar exclusão social em Loures

Os vereadores do PS e do PSD na Câmara Municipal de Loures aprovaram, na semana passada, uma recomendação proposta pelo Chega para introduzir no Regulamento Municipal de Habitação a possibilidade de despejo de quem cometa um acto ilícito. Os vereadores eleitos pela CDU opuseram-se a essa possibilidade – e foram os únicos...

Tribuna do XXII Congresso do PCP

Os textos enviados para a Tribuna do Congresso devem ter um máximo de 2500 caracteres, espaços incluídos. A redacção do Avante! reserva-se o direito de reduzir os textos que excedam estas dimensões, bem como de efectuar a selecção que as limitações de espaço venham a impor. Cada texto deverá ser acompanhado do número de militante do seu autor.

Será dada prioridade à publicação do primeiro texto de cada camarada. Eventuais segundos textos do mesmo autor só serão publicados quando não houver primeiros textos a aguardar publicação.

A redacção poderá responder ou comentar textos publicados.

De toda a correspondência que contenha propostas de emenda ou sugestões sobre o documento em debate, será enviada cópia para a respectiva comissão de redacção.

A correspondência deve ser endereçada para a redacção do Avante!: Rua Soeiro Pereira Gomes, n.º 3, 1600-196 Lisboa; endereço electrónico: [email protected]

O Militante já está disponível

Já saiu a edição de Novembro e Dezembro d’O Militante, com o título de capa «Rumo ao XXII Congresso», que remete para o artigo de abertura, no interior do número, dedicado ao momento alto da vida partidária – o Congresso – que decorrerá dias 13, 14 e 15 de Dezembro, em Almada. A edição conta, ainda, com um artigo sobre a...

A novela e o que ela não conta

Após meses de especulação mediática em torno dos caminhos para a aprovação do Orçamento do Estado para 2025 – cingida à aritmética parlamentar e desligada das opções concretas que dele deveriam constar para garantir resposta aos problemas do País –, dir-se-ia que podíamos já estar noutra fase. Ou, como foi dizendo o...