Deputados do PCP visitam áreas afectadas por incêndios

Paula Santos, líder parlamentar do PCP, visitou, no dia 19, o distrito de Viseu, afectado por incêndios, reunindo com a Cooperativa Agrícola da Távora (CAT) e com o Município de Nelas.

Apoios a agricultores anunciados pelo Governo poderão excluir a maioria dos lesados pelos incêndios

Na sede da CAT, em Moimenta da Beira, o presidente da cooperativa destacou os graves prejuízos, decorrentes do forte temporal de Outubro, provocados nos pomares, tanto ao nível da produção do corrente ano, como dos danos em árvores de fruto.

Sobre os apoios anunciados pelo ministro da Agricultura, o dirigente afirmou serem insuficientes, sendo atribuídos com regras que poderão levar a que uma grande maioria dos lesados não sejam abrangidos. Além disso, lembrou, os apoios não abrangem a perda de produção, cujos prejuízos serão remetidos para as seguradoras (num contexto em que muitos agricultores não têm seguros de perda de colheitas).

Seguidamente, a deputada reuniu com a autarquia, protecção civil e bombeiros de Nelas, onde o presidente do Município explanou não só os grandes prejuízos causados na agricultura pelos incêndios, com a grande mancha de floresta ardida. Problemas que, afirmou, têm causas como o abandono da actividade agrícola, promotor do crescimento descontrolado da flora, que funcionou como combustível para os fogos. Também os bombeiros relataram dificuldades no desempenho das suas funções, decorrentes da falta de meios materiais e humanos.

Distrito de Aveiro
Os deputados António Filipe e Alfredo Maia visitaram também, nos dias 20 e 21, concelhos afectados pelos incêndios, reunindo, respectivamente, com os bombeiros de Oliveira de Azeméis e Arouca e com os de Sever do Vouga.

Nos encontros, vincou-se a falta de meios das corporações (com os bombeiros severenses a relatar, inclusive, a necessidade de um novo quartel), que afectam gravemente a sua capacidade de resposta a incêndios.

Em Oliveira de Azeméis, António Filipe contactou, ainda, uma população que viu dois terços da sua área florestal ardida e três fábricas completamente destruídas pelo fogo.

Nestes contactos, o Partido visitou, também, o Baldio de Sever, o Baldio do Préstimo e a aldeia de Moutedo.

 



Mais artigos de: PCP

PCP critica falta de investimento no Alentejo

A Direcção Regional do Alentejo do PCP criticou, entre outros aspectos, a falta de investimento, por parte do Governo, ao nível das infra-estruturas e do desenvolvimento regional. Esta consideração surge no seguimento de uma reunião de dia 22.

Faleceu Correia da Fonseca

Faleceu, no dia 23, o camarada Paulo Norberto Correia da Fonseca. Conhecido crítico de televisão, as suas crónicas foram publicadas, ao longo da sua carreira, no Diário de Lisboa, no Jornal Fundão, no semanário Notícias da Amadora e, durante largos anos, no jornal Avante!, órgão central do...

Preparação do XXII Congresso continua

O processo de discussão e eleição de delegados para o XXII Congresso continua em todo o Partido, envolvendo milhares de militantes e todas as organizações um pouco por todo o País. Exemplo disto foi o plenário da freguesia da Ajuda, Lisboa (com a participação de Ricardo Costa, da Comissão...

OE ao serviço do grande capital

Num panfleto distribuído aos trabalhadores e às populações o PCP sublinha que a proposta de OE para 2025 apenas «serve os grupos económicos e financeiros, não serve o povo e o País». E avança com exemplos concretos deste favorecimento claro ao grande capital, que somará: 250 milhões de euros na descida do IRC; 1800...

50 anos do 25 de Abril celebrados no distrito do Porto

Realizou-se, no dia 27, em Santo Isidoro, Marco de Canaveses, um almoço comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril, que contou com a presença de Jerónimo de Sousa, do Comité Central. Na sua intervenção, o dirigente comunista fez um apelo à participação na discussão colectiva das Teses – Projecto...

Tribuna do XXII Congresso do PCP

Os textos enviados para a Tribuna do Congresso devem ter um máximo de 2500 caracteres, espaços incluídos. A redacção do Avante! reserva-se o direito de reduzir os textos que excedam estas dimensões, bem como de efectuar a selecção que as limitações de espaço venham a impor. Cada texto deverá ser acompanhado do número de militante do seu autor.

Será dada prioridade à publicação do primeiro texto de cada camarada. Eventuais segundos textos do mesmo autor só serão publicados quando não houver primeiros textos a aguardar publicação.

A redacção poderá responder ou comentar textos publicados.

De toda a correspondência que contenha propostas de emenda ou sugestões sobre o documento em debate, será enviada cópia para a respectiva comissão de redacção.

A correspondência deve ser endereçada para a redacção do Avante!: Rua Soeiro Pereira Gomes, n.º 3, 1600-196 Lisboa; endereço electrónico: [email protected]