Avançar nos contactos, pelo aumento dos salários e pensões

A organização do PCP na Madeira realizou, nos dias 23 e 19, jornadas de contacto e recolha de assinaturas no quadro da campanha do Partido Aumentar salários e pensões, para uma vida melhor.

Há trabalhadores com décadas na Administração Pública que recebem o salário mínimo

Junto à Estação de Resíduos Sólidos da CMF (Funchal), informou o Partido, realizou-se uma acção de contacto com os trabalhadores, destacando a importância da luta pela valorização dos profissionais da Administração Pública (AP), determinante para a prestação de serviços públicos.

Nesse sentido, o dirigente comunista Ricardo Lume declarou que os «trabalhadores da AP sentem que não são valorizados»: só no decurso desta jornada, exemplificou, contactaram trabalhadores que estão na AP há décadas, e que continuam a ganhar o salário mínimo.

De acordo com o dirigente, trata-se de trabalhadores que «não vêem no seu salário o reconhecimento da sua experiência e da sua formação profissional». Dando um caso concreto, lembrou o custo de um almoço na cantina da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, de 6,60 euros, quando o subsídio de alimentação é de apenas seis euros.

Ricardo Lume vincou que a «proposta de OE para 2025, no que diz respeito aos trabalhadores da AP, potencia a desvalorização das carreiras e o empobrecimento do País», concluindo que «esta política de baixos salários e desvalorização das carreiras, que leva ao empobrecimento dos trabalhadores, não é uma inevitabilidade».

Também na Madeira, e no quadro da acção nacional do PCP, os comunistas realizaram, no dia 19, uma acção de contacto com a população de Câmara de Lobos, junto ao mercado municipal, denunciando os mais recentes dados sobre a pobreza e exclusão social na região (mais de 72 mil pessoas ao todo, e 17 por cento dos trabalhadores em particular, em risco de pobreza).

Além disso, o PCP frisou que o «empobrecimento, mais do que uma ameaça, é a actual experiência de vida para tanta gente que sente, mês após mês, as consequências concretas da acentuada quebra de rendimentos».

Em todo o País
Também noutras regiões, os militantes e organizações do Partido avançam nas acções de contacto e recolha de assinaturas para o abaixo-assinado no quadro da campanha.

Só nos últimos dias, no distrito do Porto, o Partidorealizou jornadas de contacto junto de reformados e pensionistas no largo do Souto, dos trabalhadores do turno da noite na Rede de Ambiente, e da população de São Cosme, todas em Gondomar.

Da mesma forma, os comunistas da região de Setúbal contactaram os trabalhadores do Fórum Montijo e de uma fábrica alimentar na Moita, bem como a população de Setúbal no Mercado do Livramento, enquanto os militantes do Algarve contactaram os populares na Feira de Santa Iria, em Faro, e no centro de Lagoa.

 

O aumento dos salários provoca inflação?

Não! Os últimos anos provaram que quando os salários aumentaram (2016-2019) a inflação não cresceu e que, ao contrário, quando os salários estagnaram a inflação foi a maior dos últimos anos.

O texto do abaixo-assinado está disponível em www.pcp.pt/queroassinar.

 



Mais artigos de: PCP

PCP critica falta de investimento no Alentejo

A Direcção Regional do Alentejo do PCP criticou, entre outros aspectos, a falta de investimento, por parte do Governo, ao nível das infra-estruturas e do desenvolvimento regional. Esta consideração surge no seguimento de uma reunião de dia 22.

Faleceu Correia da Fonseca

Faleceu, no dia 23, o camarada Paulo Norberto Correia da Fonseca. Conhecido crítico de televisão, as suas crónicas foram publicadas, ao longo da sua carreira, no Diário de Lisboa, no Jornal Fundão, no semanário Notícias da Amadora e, durante largos anos, no jornal Avante!, órgão central do...

Preparação do XXII Congresso continua

O processo de discussão e eleição de delegados para o XXII Congresso continua em todo o Partido, envolvendo milhares de militantes e todas as organizações um pouco por todo o País. Exemplo disto foi o plenário da freguesia da Ajuda, Lisboa (com a participação de Ricardo Costa, da Comissão...

OE ao serviço do grande capital

Num panfleto distribuído aos trabalhadores e às populações o PCP sublinha que a proposta de OE para 2025 apenas «serve os grupos económicos e financeiros, não serve o povo e o País». E avança com exemplos concretos deste favorecimento claro ao grande capital, que somará: 250 milhões de euros na descida do IRC; 1800...

50 anos do 25 de Abril celebrados no distrito do Porto

Realizou-se, no dia 27, em Santo Isidoro, Marco de Canaveses, um almoço comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril, que contou com a presença de Jerónimo de Sousa, do Comité Central. Na sua intervenção, o dirigente comunista fez um apelo à participação na discussão colectiva das Teses – Projecto...

Tribuna do XXII Congresso do PCP

Os textos enviados para a Tribuna do Congresso devem ter um máximo de 2500 caracteres, espaços incluídos. A redacção do Avante! reserva-se o direito de reduzir os textos que excedam estas dimensões, bem como de efectuar a selecção que as limitações de espaço venham a impor. Cada texto deverá ser acompanhado do número de militante do seu autor.

Será dada prioridade à publicação do primeiro texto de cada camarada. Eventuais segundos textos do mesmo autor só serão publicados quando não houver primeiros textos a aguardar publicação.

A redacção poderá responder ou comentar textos publicados.

De toda a correspondência que contenha propostas de emenda ou sugestões sobre o documento em debate, será enviada cópia para a respectiva comissão de redacção.

A correspondência deve ser endereçada para a redacção do Avante!: Rua Soeiro Pereira Gomes, n.º 3, 1600-196 Lisboa; endereço electrónico: [email protected]