PCP critica falta de investimento no Alentejo

A Direcção Regional do Alentejo do PCP criticou, entre outros aspectos, a falta de investimento, por parte do Governo, ao nível das infra-estruturas e do desenvolvimento regional. Esta consideração surge no seguimento de uma reunião de dia 22.

OE confirma falta de vontade do Governo para resolver problemas no Alentejo

Entre diversos outros aspectos, a Direcção Regional do Alentejo (DRA), considerou que, à semelhança do anterior Governo do PS, a prática do actual executivo do PSD e CDS confirma a «falta de vontade em enfrentar seriamente os problemas da região» e em efectivar as «infra-estruturas indispensáveis para a melhoria da qualidade de vida da população e para promoção do desenvolvimento» na região.

«As deslocações de governantes ao Alentejo têm-se pautado, à semelhança do que aconteceu com o anterior governo, pela propaganda e pelo sucessivo anúncio da realização de projectos que são continuamente adiados ou cuja concretização fica, no seu conteúdo, distante daquilo que são os interesses da região», lê-se numa nota de imprensa emitida pelo organismo comunista.

O mesmo se verifica, como afirma a DRA, com a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2025 que «ignora o Alentejo e os seus problemas», seja por «não dar resposta a problemas estruturais de âmbito nacional» – como os baixos salários e pensões ou como as questões ligadas à habitação, saúde e educação –, seja por optar «não inscrever no OE investimentos essenciais ao desenvolvimento da região».

Faltam infra-estruturas concretas
Em questões relativas à saúde, a DRA destaca como necessária a ampliação do Hospital Distrital de Beja, o necessário financiamento para a beneficiação geral dos centros de saúde e outras infra-estruturas hospitalares, como é o caso do Hospital Distrital de Portalegre e a conclusão do Hospital Central do Alentejo, em Évora.

Sobre a ferrovia, o organismo recorda os atrasos na electrificação e modernização da linha entre Casa Branca e Beja (cujo projecto continua a não incluir uma ligação ao aeroporto), a incerteza sobre reposição e modernização da linha entre Beja e Funcheira (essencial para uma ligação directa a Faro) e a desconsideração das reivindicações sobre o transporte de passageiros da linha Sines-Caia.

Ao nível da rodovia, a DRA afirma que as obras previstas não correspondem ao necessário e, mais uma vez, atrasam antigas e justas reivindicações, como são os casos da conclusão e requalificação do IP2, do IC33 e do necessário IP8.

Sobre o Aeroporto de Beja, o organismo reafirma as propostas do PCP para o seu aproveitamento e valorização enquanto aeroporto complementar ao novo Aeroporto de Lisboa.

Finalmente, sobre a gestão dos recursos hídricos, a DRA salienta a importância da criação de uma rede de infra-estruturas hidráulicas na região que seja capaz de oferecer uma resposta à ocorrência mais frequente e persistente de situações de seca e de escassez de água. São exemplos disto a concretização de perímetros de rega associados ao Alqueva e a construção da barragem Crato-Pisão, assim como um apoio às autarquias e o respeito pela sua autonomia na gestão do ciclo urbano de água.

Outras considerações
Na reunião de dia 22, a DRA reflectiu ainda sobre o processo de preparação do XXII Congresso do PCP na região, o desenvolvimento da acção nacional de contactos «Aumentar Salários e Pensões, por uma vida melhor». Avaliou os processos de luta dos trabalhadores e da população alentejana e analisou os mais recentes desenvolvimentos relativos ao projecto Évora_27, Capital Europeia da Cultura (questão já noticiada pelo Avante! da semana passada).

 



Mais artigos de: PCP

Faleceu Correia da Fonseca

Faleceu, no dia 23, o camarada Paulo Norberto Correia da Fonseca. Conhecido crítico de televisão, as suas crónicas foram publicadas, ao longo da sua carreira, no Diário de Lisboa, no Jornal Fundão, no semanário Notícias da Amadora e, durante largos anos, no jornal Avante!, órgão central do...

Preparação do XXII Congresso continua

O processo de discussão e eleição de delegados para o XXII Congresso continua em todo o Partido, envolvendo milhares de militantes e todas as organizações um pouco por todo o País. Exemplo disto foi o plenário da freguesia da Ajuda, Lisboa (com a participação de Ricardo Costa, da Comissão...

OE ao serviço do grande capital

Num panfleto distribuído aos trabalhadores e às populações o PCP sublinha que a proposta de OE para 2025 apenas «serve os grupos económicos e financeiros, não serve o povo e o País». E avança com exemplos concretos deste favorecimento claro ao grande capital, que somará: 250 milhões de euros na descida do IRC; 1800...

50 anos do 25 de Abril celebrados no distrito do Porto

Realizou-se, no dia 27, em Santo Isidoro, Marco de Canaveses, um almoço comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril, que contou com a presença de Jerónimo de Sousa, do Comité Central. Na sua intervenção, o dirigente comunista fez um apelo à participação na discussão colectiva das Teses – Projecto...

Tribuna do XXII Congresso do PCP

Os textos enviados para a Tribuna do Congresso devem ter um máximo de 2500 caracteres, espaços incluídos. A redacção do Avante! reserva-se o direito de reduzir os textos que excedam estas dimensões, bem como de efectuar a selecção que as limitações de espaço venham a impor. Cada texto deverá ser acompanhado do número de militante do seu autor.

Será dada prioridade à publicação do primeiro texto de cada camarada. Eventuais segundos textos do mesmo autor só serão publicados quando não houver primeiros textos a aguardar publicação.

A redacção poderá responder ou comentar textos publicados.

De toda a correspondência que contenha propostas de emenda ou sugestões sobre o documento em debate, será enviada cópia para a respectiva comissão de redacção.

A correspondência deve ser endereçada para a redacção do Avante!: Rua Soeiro Pereira Gomes, n.º 3, 1600-196 Lisboa; endereço electrónico: [email protected]