50 anos do 25 de Abril celebrados no distrito do Porto
Realizou-se, no dia 27, em Santo Isidoro, Marco de Canaveses, um almoço comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril, que contou com a presença de Jerónimo de Sousa, do Comité Central. Na sua intervenção, o dirigente comunista fez um apelo à participação na discussão colectiva das Teses – Projecto de Resolução Política do XXII Congresso e valorizou ainda os militantes e as organizações do Partido que, face a diversas dificuldades, resistem e tudo fazem para defender os direitos dos trabalhadores e da população.
No mesmo dia, mas em Maceira da Lixa, concelho de Felgueiras, Jerónimo de Sousa participou na inauguração de uma exposição comemorativa do 50.º aniversário da Revolução de Abril, que estará patente, durante esta e a próxima semana, na Casa da Cultura Leonardo Coimbra. A exposição, constituída por um conjunto de painéis descritivos e vários materiais do período da clandestinidade e dos anos da Revolução e da contra-revolução, destaca a luta na região do Vale do Sousa e do Baixo Tâmega antes e depois do 25 de Abril. É ainda evocado o assassinato do lavrador da Lixa, António Almeida, pelas forças fascistas na sequência de um ajuntamento popular.
Na ocasião, Jerónimo de Sousa destacou a importância de lembrar e denunciar o que foi o fascismo e os seus crimes, apelando a que as novas gerações tomem em mãos os valores de Abril e os projectem no futuro de Portugal.