EUA reforça bases ilegais na Síria
As tropas norte-americanas presentes ilegalmente na Síria e a milícia denominada Forças Democráticas da Síria (FDS), criada pelos EUA, estão a fortificar as suas bases ilegais.
Pentágono mantém dezena e meia de bases militares ilegais na Síria
Os EUA mantêm uma dezena e meia de bases na Síria numa situação de ocupação contra todos os princípios do direito internacional. Damasco denunciou repetidamente esta presença, que qualifica de ocupação, e assegura que a acção dos militares norte-americanos no território sírio incentiva a actividade terrorista e visa desestabilizar o país e saquear as suas riquezas, como o petróleo.
Um avião de carga militar dos EUA aterrou na segunda-feira, 19, na base aérea de Kharab Al-Jir, no nordeste da província de Hasakeh, proveniente do norte do Iraque, indicaram activistas locais citados pelo diário Al-Watan, de Damasco. A aeronave transportava armas, munições, material militar e logístico para reforçar a base, além de um sistema avançado de defesa anti-aérea.
A 14 deste mês, dois aviões de carga das forças de ocupação aterraram na referida base, transportando armas, equipamento militar e logístico e soldados. No início de Agosto, 15 helicópteros de ataque Apache aterraram em diversos enclaves ilegais, aumentando as capacidades ofensivas e fortalecendo essas bases.
Um avião do Pentágono, de carga militar, chegou ao campo petrolífero de Al-Omar, no leste da província de Deir Ezzor, com cerca de 50 militares norte-americanos a bordo. Uma aeronave similar com equipamento aterrou na base Live Stone, na província de Hasakeh.