Solidariedade com professores ecoou a partir de Braga
Sandra Cardoso (52 anos, professora) e Inês Rodrigues (22 anos, estudante de mestrado), respectivamente primeira e segunda candidatas da CDU pelo círculo eleitoral de Braga, estiveram reunidas com o Sindicato dos Professores do Norte, na passada semana. Ali criticaram a política de desinvestimento e de subfinaciamento prosseguida pelo PS, que se traduz em escolas sem as necessárias condições, com trabalhadores exaustos e desmotivados e crianças e jovens sem apoios a que têm direito.
Simultaneamente, as desigualdades entre estudantes acentuaram-se, a precariedade e a instabilidade dos profissionais mantiveram-se. «No fim do 1.º período do ano lectivo de 2023/2024, dezenas de milhares de alunos continuavam sem professor a pelo menos uma disciplina. O desinvestimento na Educação é gritante e ameaça uma escola pública de qualidade assente na igualdade de oportunidades de acesso mas também de sucesso, tal como prevê a nossa Constituição da República», descreve a CDU.
Mais especificamente sobre a situação dos trabalhadores da Educação, a CDU exige, entre outras medidas, o combate a todas as formas de precariedade e a integração nos quadros de todos os trabalhadores com vínculos precários que satisfaçam necessidades permanentes das escolas; a consideração de todo o tempo de serviço dos professores e consequente reposicionamento na carreira e na aposentação, em particular no cálculo da pensão; a vinculação de todos os professores com três ou mais anos de serviço.
Nos últimos dias, a cabeça de lista, com outros candidatos, estive ainda reunida com Comunidade Intermunicipal do Cávado, onde reclamou o reforço do PART e medidas com vista à intermodalidade, e com a CIM do Ave, para abordar a oferta de transportes públicos colectivos.
Candidatos
A lista é ainda composta por Mário Figueiredo (50 anos, contabilista), Tânia Silva (35 anos, educadora), Filipe Gomes (42 anos, operário), Carmo Cunha (52 anos, funcionária judicial), Manuel Carvoeiro (59 anos, inspector de educação), Joaquim Daniel (52 anos, operário), Rosa Guimarães (54 anos, professora), Vítor Rodrigues (44 anos, engenheiro), Manuel Joaquim (64 anos, funcionário judicial), Bárbara Barros (35 anos, assistente de comunicação), João Baptista (50 anos, engenheiro), Pedro Ribeiro (37 anos, engenheiro), Ana Paula Quintela (53 anos, trabalhadora de IPSS), Catarina Marques (42 anos, enfermeira), Marco Pereira (47 anos, técnico de informática), Carlos Almeida (47 anos, técnico superior), Ana Paula Martins (48 anos, trabalhadora de cantina), Ricardo Silva (32 anos, operário), Fernando Costa (47 anos, operário químico), Ana Cabeleira (43 anos, pós-graduada em psicologia), Gabriel Castro (19 anos, estudante), Sara Silva (37 anos, operária têxtil).