Dar resposta aos problemas do distrito de Setúbal
«Perda de capacidade produtiva, desinvestimento, degradação dos serviços públicos, esta é a realidade de um distrito, com tantas potencialidades desaproveitadas», lamentou Paula Santos, na apresentação da lista da CDU pelo círculo eleitoral de Setúbal.
«Os candidatos da CDU são gente séria»
Dia 31 de Janeiro, no Fórum Luísa Todi, a primeira candidata da lista – também membro da Comissão Política do Comité Central do PCP e deputada na Assembleia da República – acusou o Governo de, recentemente, «anunciar o que já tinha anunciado», dando como exemplo o Metro Sul do Tejo ou a Ponte entre o Barreiro e o Seixal. «Meses depois na proposta de Orçamento do Estado não só não constava um euro para avançar com estes projectos importantes para melhorar e alargar a oferta de transporte público e a mobilidade das populações, como o PS votou contra as propostas do PCP», desmascarou Paula Santos.
De seguida, a cabeça de lista avançou com algumas propostas, como o aumento geral dos salários, no mínimo de 15 por cento, não inferior a 150 euros, incluindo do salário mínimo nacional em 1000 euros em Maio de 2024; criação de emprego com direitos; construção do novo Aeroporto de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete; alargamento da rede do Metro Sul do Tejo; assegurar a gestão pública da água e reverter a privatização da Amarsul/EGF; construção do Hospital do Seixal; redução do preço do passe para 20 euros, prosseguindo até à sua gratuitidade.
A mandatária Ana Teresa Vicente informou que a CDU foi a primeira força política a entregar no Tribunal de Setúbal a sua lista com 24 nomes, constituída por 13 homens e 11 mulheres, que representam «diferentes gerações, com uma média etária de 45 anos (a mais velha tem 60 anos e a mais nova tem 18)», representando «diversos saberes e experiências de vida, com provas dadas, na intervenção política, na participação cívica e associativa, nos locais de trabalho e nas atividades a que se dedicam».
Na sessão, interveio também Vivina Nunes, candidata e vice-presidente da Associação Intervenção Democrática (ID).