«Todos os votos na CDU contam» em defesa do Interior

No passado domingo, dia 4, a CDU realizou um almoço-comício, na Covilhã, e, de manhã, uma sessão pública na Guarda, ambas com a presença de Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP.

CDU, força que não desiste do Interior

A Beira Interior, região particularmente afectada pela desertificação, foi palco de um importante almoço-comício da CDU, na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, Covilhã. Aqui, Paulo Raimundo destacou a pequenez da sala face à centena de activistas e apoiantes presentes, num claro sinal do reforço da CDU.

Focado nos problemas do distrito de Castelo Branco, o Secretário-Geral destacou a perda da população na região (9 por cento entre 2011 e 2021), mas retorquiu que o Interior não está condenado. Foi, pelo contrário, empurrado por uma política de destruição da capacidade produtiva e abandono de serviços públicos.

É necessário, portanto, uma política de investimento na região. Modernizar o regadio da Cova da Beira, concretizar o regadio no sul da Gardunha, valorizar a lã, defender a Serra da Estrela (recuperando o que foi destruído no incêndio de 2022) e reforçar os meios do ICNF e Protecção Civil foram algumas das muitas prioridades elencadas.

O Secretário-Geral destacou, ainda,o fim das portagens na A23 e A25, proposta antiga da CDU e que figura agora como promessa do PS. «Bem vindos», referiu, irónico, lembrando quem esteve sempre na primeira linha deste combate, com o voto contra desse mesmo PS.

Não deixando de apontar a necessidade do aumento geral dos salários e pensões, a importância da reindustrialização e o combate à corrupção (originada pela promiscuidade entre poder político e económico, de que as privatizações e concessões são exemplo), Paulo Raimundo afirmou que tudo isto só será possível com o voto na CDU. «Todos os votos na CDU contam, e contam em todos os locais!», exclamou.

Jorge Fael, primeiro candidato pelo círculo de Castelo Branco, destacou uma lista da CDU «composta por homens e mulheres ligados à realidade do distrito», que partem para uma «batalha de esclarecimento» na região, contra o caminho de empobrecimento que a política de direita lhe impôs.

«Não há distrito desenvolvido sem trabalhadores dignificados e valorizados», lembrou, num distrito onde o salário médio são 934 euros. Para romper com esse rumo, afirmou, é necessária uma verdadeira aposta no distrito, apenas possível com o voto na CDU.

Ainda na sessão interveio Ema Gomes, do Conselho Nacional do PEV e candidata, que destacou a necessidade da preservação e conservação da natureza, contrariada por aqueles que optam pelos interesses dos grandes grupos económicos (patente, por exemplo, nos grandes projectos fotovoltaicos). Apontando a necessidade de unir a justiça ambiental à justiça social, afirmou que «em política não há inevitabilidades», e que dia 10 de Março «a voz ecologista irá regressar à AR».

Pelo desenvolvimento da Guarda

Ainda de manhã, no Centro Social e Cultural de São Miguel, na Guarda, marcaram presença diversos candidatos e activistas da CDU, intervindo, além do Secretário-Geral, José Pedro Branquinho, primeiro candidato pelo distrito, e Miguel Martins, da Comissão Executiva do PEV e candidato.

Aqui, Paulo Raimundo valorizou a CDU,força que «não desiste do Interior»,e que, ao contrário dos partidos da política de direita, não convergiu, em «quatro décadas de PAC», a favor do agro-negócio e «da ditadura da grande distribuição», contra a agricultura familiar, num momento que os agricultoresexigem preços justos para os seus produtos (ver páginas 4 e 5).

O novo rumo para o País, afirmou, não pode ser feito com promessas vazias, mas sim com «propostas e medidas concretas», como a valorização das forças e serviços de segurança, respondendo às suas reivindicações, o aumento geral de salários e pensões, entre outras. Medidaspossíveis, concluiu, apenas com o voto na CDU, a «esperança de uma vida melhor».

Por sua vez, José Pedro Branquinho afirmou a necessidade de «vencer o isolamento e assimetrias», por um «desenvolvimento integrado e estrutural» do Interior. Pôr fim às portagens nas ex-SCUT, construir e requalificar o IC6 e a rede ferroviária e rodoviária, apoiar cooperativas, baldios e micro, pequenas e médias empresas, fixar novas fileiras produtivas na região e valorizar o seu património natural foram algumas das necessidades apontadas.

Já Miguel Martins destacou a falta que os deputados do PEV fizeram na AR, em defesa das populações e com propostas concretas como a despoluição dos rios Diz e Noéme, afirmando a necessidade de eleger deputados ecologistas na próxima legislatura.

Aqui estiveram presentes, como na Covilhã,Alexandre Araújo, do Secretariado do Comité Central (CC) do PCP eVladimiro Vale, da Comissão Política do CC, bem como Cesaldina Robalo, do CC, e Aristides Sampaio, mandatário distrital.

 

 



Mais artigos de: CDU

Eleitos da CDU no Minho fazem falta a quem lá vive do seu trabalho

O voto na CDU é a opção mais segura para fazer avançar o País e as vidas de quem nele vive e trabalha: foi esta a ideia-chave transmitida por Paulo Raimundo no périplo que realizou, no dia 3, pela região minhota, que o levou a Viana do Castelo, Guimarães e Famalicão.

Resultado da CDU nos Açores elemento de resistência e confiança

Nas eleições regionais dos Açores, a CDU subiu em número absoluto de votos, num quadro de acentuadas operações em torno da bipolarização, ficando a 85 votos de eleger um deputado. Nenhum partido ou coligação atingiu a maioria absoluta. A AD (PSD, CDS/PP, PPM) foi a força política mais votada com 48 668 votos (42,08%).

PCP e FNAM intransigentes na defesa do SNS

O PCP esteve reunido, no dia 1, com a Federação Nacional dos Médicos (FNAM). Do encontro, realizado na Sede Nacional do Partido, em Lisboa, surgiu uma «grande sintonia» em torno de elementos fundamentais como a defesa do carácter público do SNS e a valorização dos seus profissionais.

Apoiamos a CDU

António Carlos Silva – arqueólogo   Catarina Moura – cantora (fotografia de Egídio Santos) Tem que vir assinada   Cláudia Dias – coreógrafa, directora artística da Sete Anos   Custódio de Jesus – sargento-mor...

Deputados do PCP no PE continuam o contacto com a realidade do País

No dia 2 de Fevereiro, João Pimenta Lopes, deputado do PCP no Parlamento Europeu (PE), esteve no distrito de Évora. Em Vendas Novas, acompanhado por Ana Sofia Patrício e por outros candidatos e activistas da CDU, o deputado visitou o Centro de Convívio de Reformados, Pensionistas e Idosose...

Dar resposta aos problemas do distrito de Setúbal

«Perda de capacidade produtiva, desinvestimento, degradação dos serviços públicos, esta é a realidade de um distrito, com tantas potencialidades desaproveitadas», lamentou Paula Santos, na apresentação da lista da CDU pelo círculo eleitoral de Setúbal.

Audição Pública sobre Cultura em Évora

Cerca de meia centena de pessoas participaram, no dia 27 de Janeiro, em Évora, numa audição pública sobre os problemas da Cultura, com a participação estruturas, agentes culturais e criadores artísticos do distrito. A iniciativa – moderada por Gil Porto, membro da Organização Concelhia de Montemor-o-Novo do PCP – contou...

Solidariedade com professores ecoou a partir de Braga

Sandra Cardoso (52 anos, professora) e Inês Rodrigues (22 anos, estudante de mestrado), respectivamente primeira e segunda candidatas da CDU pelo círculo eleitoral de Braga, estiveram reunidas com o Sindicato dos Professores do Norte, na passada semana. Ali criticaram a política de desinvestimento e de subfinaciamento...

Bernardino Soares no concelho de Coruche

Na sexta-feira, Bernardino Soares, primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral de Santarém, esteve no concelho de Coruche, tendo visitado os Bombeiros Municipais e participado numa sessão pública com a população sobre as propostas da Coligação PCP-PEV para o distrito. O périplo contou...

Liberdade editorial não pode ser pretexto para difusão de forças reaccionárias

«A liberdade editorial, que respeitamos, não pode servir de pretexto para transformar uma entrevista ao PCP e à CDU numa operação de propaganda» ao Chega, lê-se em duas cartas enviadas pelo PCP à Comissão Nacional de Eleições e à direcção editorial do Correio da Manhã/CMTV. Em causa está a opção deste canal televisivo de...

Sines

Bruno Dias, Dinis Silva e Sandra Garcia, candidatos da CDU pelo círculo eleitoral de Setúbal, contactaram, na passada semana, com os trabalhadores da PSA em Sines, a quem distribuíram um comunicado sobre o sector marítimo portuário. O PCP e a CDU defendem o carácter público das administrações...

Coimbra

Uma delegação da CDU, com Fernando Teixeira, primeiro candidato pelo círculo eleitoral de Coimbra, reuniu, no dia 1 de Fevereiro, com a Associação de Produtores Florestais do Concelho de Arganil. Além de sinalizar a centralidade da agricultura e da floresta na acção e propostas da CDU, esta...

Algarve

Catarina Marques, primeira candidata da CDU pelo círculo eleitoral do Algarve, esteve no Mercado Mensal de Moncarapacho. O custo de vida, a falta de habitação, os baixos salários e reformas e o anúncio da subida dos preços da água são algumas das preocupações da população e comerciantes...

Lisboa

Os candidatos Duarte Alves, Ricardo Miguel e Telmo Bento contactaram com os trabalhadores da Eugster e Frimag, em Torres Vedras. No concelho de Amadora, Duarte Alves e outros activistas da CDU foram recebidos pelo director do Agrupamento de Escolas Mães de Água. Já o candidato Ricardo Costa...

Oliveira de Azemeis

A CDU promoveu, sábado, 3, no Auditório das Associações Culturais, Recreativas e Desportivas de Nogueira do Cravo, um debate intitulado «Água e saneamento, um direito de todos», que contou com a participação de Antero Resende, professor, Dulce Carvalho, candidata da CDU pelo círculo eleitoral...