Saiu O Militante
Está disponível desde hoje a mais recente edição da revista O Militante, correspondente aos meses de Novembro e Dezembro, com o título de capa «Não nos resignamos, lutamos: A alternativa constrói-se na luta», que remete para o texto de Abertura.
Para além do comunicado da reunião do Comité Central de 15 e 16 de Outubro, a edição evoca o centenário do nascimento de Urbano Tavares Rodrigues, a «mais bela conquista de Abril» (a Reforma Agrária) e dois marcos na construção do PCP: o I Congresso, de 1923, e o III Congresso, o primeiro realizado na clandestinidade, vinte anos depois. Revisita ainda 1973, o ano do 3.º Congresso da Oposição Democrática e da «farsa eleitoral», e reflecte sobre o 25 de Novembro.
As classes sociais e a classe operária hoje em Portugal é outro tema em análise, a par de algumas notas sobre as acções em torno do ambiente. O carácter crescentemente neoliberal, federalista e militarista da UE merece também reflexão, a par da «crise subjacente e a hegemonia do dólar» e de elementos para a compreensão da situação internacional.