Deputados do PCP no PE em jornada no distrito de Santarém
As jornadas pelo País dos deputados do PCP no Parlamento Europeu passaram recentemente pelo distrito de Santarém, para auscultar problemas, destacar potencialidades, mobilizar vontades e apontar soluções.
Os deputados do PCP contactaram com milhares de trabalhadores
Os deputados do PCP no Parlamento Europeu estiveram no distrito de Santarém, entre 26 e 29 de Abril, a participar num vasto conjunto de acções de contacto e outras iniciativas, inseridas nas jornadas «Contigo todos os dias. A tua voz no Parlamento Europeu», que nos últimos meses os levaram já a várias regiões do País.
Durante estes dias, João Pimenta Lopes e Sandra Pereira contactaram com as populações de vários concelhos do distrito, como aconteceu em Abrantes, Almeirim, Alpirarça, Benavente, Chamusca, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Ourém, Salvaterra de Magos, Santarém, Tomar e Torres Novas. Estiveram reunidos com agricultores e regantes da Barragem do Carril e com micro, pequenos e médios empresários de Torres Novas, e promoveram três sessões públicas: em Coruche, sobre o «Euro – consequências e perspectiva de futuro»; em Santarém sobre a ferrovia e os transportes públicos (ambas com João Pimenta Lopes); e em Constância sobre a construção da terceira ponte sobre o Tejo (com Sandra Pereira). Em hospitais e centros de saúde conversaram com profissionais e utentes.
Os deputados comunistas contactaram ainda com milhares de trabalhadores de diversos sectores de actividade: nas câmaras municipais de Benavente, Salvaterra de Magos e Torres Novas; nos hospitais de Tomar e Santarém; nas oficinas da CP do Entroncamento; e em empresas como a Sumol + Compal, JJ Louro, Silicália, Vítor Guedes, Tupperware, Caima, Mitsubishi, Boaventura, Marsipel, Montebravo e Renova.
Nesses contactos foram abordadas questões tão diversas quanto a saúde, a educação, a habitação, os transportes e as acessibilidades, o ambiente, o aumento do custo de vida, os baixos salários, pensões e reformas, entre outras.
João Pimenta Lopes juntou-se ainda, na sexta-feira, ao Secretário-geral do Partido, Paulo Raimundo, na manifestação de solidariedade à greve dos trabalhadores da empresa Carnes Nobre (ver páginas 14 e 15).
Defender o povo e o País
Estas jornadas permitiram conhecer mais de perto os efeitos do rumo de empobrecimento, desinvestimento e desertificação que também o distrito de Santarém enfrenta, em resultado da política de direita prosseguida pelos sucessivos governos do PS, PSD e CDS-PP. Dos contactos efectuados sobressaiu a convergência dos trabalhadores e do povo do distrito com as propostas e posições do PCP em torno da urgência de aumentar salários e pensões, fixar preços de bens e serviços essenciais, investir e reforçar os serviços públicos e garantir melhores condições de trabalho e de vida como meio para desenvolver o País e, também, a região.
Os deputados comunistas comprometeram-se a prosseguir a sua intervenção no Parlamento Europeu em defesa da produção nacional, dos serviços públicos e dos direitos.