Evocação de José Saramago em Caminha

Foi inaugurada no dia 28 de Dezembro, na Biblioteca Municipal de Caminha, uma exposição evocativa do Centenário de José Saramago. A sessão iniciou com um momento musical protagonizado por um aluno da Escola de Música Fernandes Fão, de Caminha, que interpretou Chopin, um dos compositores várias vezes elogiado por José Saramago.

Em nome do PCP, interveio Jaime Toga, da Comissão Política do Comité Central, que referiu que as iniciativas que o PCP tem promovido para assinalar os 100 anos do nascimento de José Saramago, sob o lema «escritor universal, intelectual de Abril, militante comunista», destacam o escritor, o intelectual, o homem de militância política cuja memória importa preservar, cuja obra importa projectar, cujo exemplo importa prosseguir.

Aludindo às injustiças e desigualdades e à incapacidade do capitalismo em resolver os problemas que ele próprio gera, Jaime Toga sublinhou, também, que é precisamente nesta situação que projectamos com clareza e força o valor dos ideais da liberdade, da democracia e do socialismo. É neste caminho respeitador da Constituição e norteado pelos Valores de Abril, que coloca a igualdade, a justiça e a paz no centro dos objectivos da actividade humana, que prosseguimos, integrando e lembrando o contributo de José Saramago, acrescentou.

A sessão contou com a presença de vários militantes comunistas, com professores do agrupamento de escolas de Caminha, mas igualmente com a participação do vereador da cultura e do presidente da Câmara Municipal de Caminha, que usou da palavra para referir a associação do município às comemorações do Centenário de José Saramago, bem como para destacar a importância de se conhecer o homem, o intelectual e a intervenção cívica, política e social do escritor prémio Nobel.

 



Mais artigos de: PCP

Votos de bom ano exigem outra política

«O que os portugueses esperariam ouvir do Presidente da República (PR) era a afirmação do seu papel em fazer cumprir a Constituição e os direitos que nela estão consagrados», considerou Jorge Cordeiro, reagindo à mensagem de ano novo proferida por Marcelo Rebelo de Sousa.

Desenvolvimento do Alentejo só com outra política

«Os dados dos CENSOS 2021 vêm, mais uma vez, desmentir a propaganda de sucessivos governos relativamente à falsa aposta no desenvolvimento do Alentejo, tantas vezes usada para fins meramente eleitorais».

«Trabalhamos já só para o prato da sopa»

Secretário-geral do PCP esteve anteontem com trabalhadores da Exide, em Vila Franca de Xira, e deixou-lhes palavras de ânimo para a luta que todos têm de travar por melhores salários, pelo cumprimento de direitos, pelo respeito que merece quem cria a riqueza.

Das ideias à intervenção

«Eu tenho 57 anos e desde os 16 sei que as minhas ideias vão de encontro aos ideais do PCP. Já vim tarde! Seria bom que as pessoas indecisas, como eu, se decidissem porque está na altura de fazer algumas coisa pelos nossos direitos, de lutarmos por novos e defendermos os que já conquistámos.»...

Já saiu «O Militante»

«Tomar a iniciativa» é a palavra de ordem do número 382 de «O Militante», queaborda as orientações da Conferência Nacional do PCP, realizada nos dias 12 e 13 de Novembro. «As exigências que estão colocadas ao Partido são muito grandes. A situação do País é muito preocupante. As condições de...

Deputados do PCP no PE no distrito de Portalegre

Sob o lema «Contigo todos os dias. A tua voz no Parlamento Europeu» (PE), prosseguem as Jornadas de Trabalho dos deputados comunistas no distrito de Portalegre. O Secretário-geral do PCP estará hoje em Elvas.

Crises, alheamentos e os interesses do costume

Como se resolve a «crise política»? A pergunta foi feita há dias ao Secretário-geral do PCP pelos jornalistas, num contacto com trabalhadores da Exide, na Castanheira do Ribatejo. A resposta, que foi dada no momento, tem sido repetidamente exposta nas páginas do Avante! e na intervenção do PCP: resolvendo a crise na vida...