Evocação de José Saramago em Caminha
Foi inaugurada no dia 28 de Dezembro, na Biblioteca Municipal de Caminha, uma exposição evocativa do Centenário de José Saramago. A sessão iniciou com um momento musical protagonizado por um aluno da Escola de Música Fernandes Fão, de Caminha, que interpretou Chopin, um dos compositores várias vezes elogiado por José Saramago.
Em nome do PCP, interveio Jaime Toga, da Comissão Política do Comité Central, que referiu que as iniciativas que o PCP tem promovido para assinalar os 100 anos do nascimento de José Saramago, sob o lema «escritor universal, intelectual de Abril, militante comunista», destacam o escritor, o intelectual, o homem de militância política cuja memória importa preservar, cuja obra importa projectar, cujo exemplo importa prosseguir.
Aludindo às injustiças e desigualdades e à incapacidade do capitalismo em resolver os problemas que ele próprio gera, Jaime Toga sublinhou, também, que é precisamente nesta situação que projectamos com clareza e força o valor dos ideais da liberdade, da democracia e do socialismo. É neste caminho respeitador da Constituição e norteado pelos Valores de Abril, que coloca a igualdade, a justiça e a paz no centro dos objectivos da actividade humana, que prosseguimos, integrando e lembrando o contributo de José Saramago, acrescentou.
A sessão contou com a presença de vários militantes comunistas, com professores do agrupamento de escolas de Caminha, mas igualmente com a participação do vereador da cultura e do presidente da Câmara Municipal de Caminha, que usou da palavra para referir a associação do município às comemorações do Centenário de José Saramago, bem como para destacar a importância de se conhecer o homem, o intelectual e a intervenção cívica, política e social do escritor prémio Nobel.