Deputados do PCP no PE no distrito de Portalegre
Sob o lema «Contigo todos os dias. A tua voz no Parlamento Europeu» (PE), prosseguem as Jornadas de Trabalho dos deputados comunistas no distrito de Portalegre. O Secretário-geral do PCP estará hoje em Elvas.
Dar voz às reivindicações dos trabalhadores e da população
Até amanhã, 6, João Pimenta Lopes e Sandra Pereira estão a percorrer o Alto Alentejo com um intenso programa de iniciativas, com a realização de encontros com trabalhadores e as populações, contactos com serviços públicos da área da saúde e do ensino, reuniões com autarquias e outras instituições, contactos com micro, pequenas e médias empresas (MPME), incluindo nos sectores produtivos da industria e da agricultura.
Os deputados do PCP no PE iniciam o ano de 2023 «indo ao encontro da realidade nacional, aprofundando o conhecimento dos problemas e das necessidades dos trabalhadores e das populações e «apontando soluções e medidas para os superar», num distrito que «é marcado pelas dificuldades que se fazem sentir por via do aumento do custo de vida, da debilitação de sectores produtivos, do desinvestimento nos serviços públicos, da falta de apoio às MPME, da falta de investimento em infra-estruturas essenciais».
Programa intenso
Hoje à tarde, João Pimenta Lopes e Sandra Pereira acompanharão o Secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, numa visita ao Pólo de Inovação de Elvas - Estação Nacional de Melhoramento de Plantas no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (14h30) e, às 16h30, na sessão pública «A produção de cereais em Portugal e a soberania alimentar», na sede da Banda 14 de Janeiro, em Elvas. Na parte da manhã, os deputados contactam com os trabalhadores da EPAL/VT, na ETAR de Urra (8h30), e com o comércio local de Portalegre (9h30); visitam a Escola Superior de Educação e encontram-se com estudantes do Instituto Politécnico de Portalegre (11h00); falam com os trabalhadores da Hutchison, em Portalegre (13h30).
Na sexta-feira, 6, os deputados estarão nos estaleiros e edifício da Câmara Municipal (CM) de Portalegre (7h30) e participam numa audição com movimentos sociais (17h30), na Cooperativa Operária Portalegrense, em Portalegre. Entre estas duas iniciativas, João Pimenta Lopes estará em Castelo de Vide, com contactos no Mercado Municipal (9h30), nos estaleiros da CM (12h00) e na Escola de Castelo de Vide (14h30). Por seu lado, Sandra Pereira dedica parte do dia ao concelho de Fronteira, para visitar a Ponte da Ribeira Grande, a propósito dos prejuízos causados pelas cheias, e contactar os trabalhadores nos estaleiros da CM.