Deputados do PCP no PE no distrito de Portalegre

Sob o lema «Contigo todos os dias. A tua voz no Parlamento Europeu» (PE), prosseguem as Jornadas de Trabalho dos deputados comunistas no distrito de Portalegre. O Secretário-geral do PCP estará hoje em Elvas.

Dar voz às reivindicações dos trabalhadores e da população

Até amanhã, 6, João Pimenta Lopes e Sandra Pereira estão a percorrer o Alto Alentejo com um intenso programa de iniciativas, com a realização de encontros com trabalhadores e as populações, contactos com serviços públicos da área da saúde e do ensino, reuniões com autarquias e outras instituições, contactos com micro, pequenas e médias empresas (MPME), incluindo nos sectores produtivos da industria e da agricultura.

Os deputados do PCP no PE iniciam o ano de 2023 «indo ao encontro da realidade nacional, aprofundando o conhecimento dos problemas e das necessidades dos trabalhadores e das populações e «apontando soluções e medidas para os superar», num distrito que «é marcado pelas dificuldades que se fazem sentir por via do aumento do custo de vida, da debilitação de sectores produtivos, do desinvestimento nos serviços públicos, da falta de apoio às MPME, da falta de investimento em infra-estruturas essenciais».

Programa intenso

Hoje à tarde, João Pimenta Lopes e Sandra Pereira acompanharão o Secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, numa visita ao Pólo de Inovação de Elvas - Estação Nacional de Melhoramento de Plantas no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (14h30) e, às 16h30, na sessão pública «A produção de cereais em Portugal e a soberania alimentar», na sede da Banda 14 de Janeiro, em Elvas. Na parte da manhã, os deputados contactam com os trabalhadores da EPAL/VT, na ETAR de Urra (8h30), e com o comércio local de Portalegre (9h30); visitam a Escola Superior de Educação e encontram-se com estudantes do Instituto Politécnico de Portalegre (11h00); falam com os trabalhadores da Hutchison, em Portalegre (13h30).

Na sexta-feira, 6, os deputados estarão nos estaleiros e edifício da Câmara Municipal (CM) de Portalegre (7h30) e participam numa audição com movimentos sociais (17h30), na Cooperativa Operária Portalegrense, em Portalegre. Entre estas duas iniciativas, João Pimenta Lopes estará em Castelo de Vide, com contactos no Mercado Municipal (9h30), nos estaleiros da CM (12h00) e na Escola de Castelo de Vide (14h30). Por seu lado, Sandra Pereira dedica parte do dia ao concelho de Fronteira, para visitar a Ponte da Ribeira Grande, a propósito dos prejuízos causados pelas cheias, e contactar os trabalhadores nos estaleiros da CM.




Mais artigos de: PCP

Votos de bom ano exigem outra política

«O que os portugueses esperariam ouvir do Presidente da República (PR) era a afirmação do seu papel em fazer cumprir a Constituição e os direitos que nela estão consagrados», considerou Jorge Cordeiro, reagindo à mensagem de ano novo proferida por Marcelo Rebelo de Sousa.

Desenvolvimento do Alentejo só com outra política

«Os dados dos CENSOS 2021 vêm, mais uma vez, desmentir a propaganda de sucessivos governos relativamente à falsa aposta no desenvolvimento do Alentejo, tantas vezes usada para fins meramente eleitorais».

«Trabalhamos já só para o prato da sopa»

Secretário-geral do PCP esteve anteontem com trabalhadores da Exide, em Vila Franca de Xira, e deixou-lhes palavras de ânimo para a luta que todos têm de travar por melhores salários, pelo cumprimento de direitos, pelo respeito que merece quem cria a riqueza.

Das ideias à intervenção

«Eu tenho 57 anos e desde os 16 sei que as minhas ideias vão de encontro aos ideais do PCP. Já vim tarde! Seria bom que as pessoas indecisas, como eu, se decidissem porque está na altura de fazer algumas coisa pelos nossos direitos, de lutarmos por novos e defendermos os que já conquistámos.»...

Evocação de José Saramago em Caminha

Foi inaugurada no dia 28 de Dezembro, na Biblioteca Municipal de Caminha, uma exposição evocativa do Centenário de José Saramago. A sessão iniciou com um momento musical protagonizado por um aluno da Escola de Música Fernandes Fão, de Caminha, que interpretou Chopin, um dos compositores várias vezes elogiado por José...

Já saiu «O Militante»

«Tomar a iniciativa» é a palavra de ordem do número 382 de «O Militante», queaborda as orientações da Conferência Nacional do PCP, realizada nos dias 12 e 13 de Novembro. «As exigências que estão colocadas ao Partido são muito grandes. A situação do País é muito preocupante. As condições de...

Crises, alheamentos e os interesses do costume

Como se resolve a «crise política»? A pergunta foi feita há dias ao Secretário-geral do PCP pelos jornalistas, num contacto com trabalhadores da Exide, na Castanheira do Ribatejo. A resposta, que foi dada no momento, tem sido repetidamente exposta nas páginas do Avante! e na intervenção do PCP: resolvendo a crise na vida...