Situação internacional debatida no Porto

«Transformações e rearrumação de forças» foi o mote do debate promovido pelo Sector Intelectual da Direcção da Organização Regional do Porto do PCP, no sábado, 6.

Grandes perigos coexistem com grandes potencialidades

A iniciativa decorreu no centro de trabalho de Matosinhos e contou com a participação de cerca de 70 pessoas, que durante a tarde debateram a situação internacional com Albano Nunes. O membro da Comissão Central de Controlo lançou, aliás, a reflexão colectiva sublinhando que, no fundamental, a situação internacional continua ainda marcada pelo aprofundamento da crise estrutural do capitalismo e pela contra-ofensiva imperialista face às derrotas do socialismo no Leste da Europa e ao desaparecimento da URSS - causas próximas da agudização da tensão internacional, do avanço de forças reaccionárias e fascizantes e dos perigos da guerra. Mas também pelo prosseguimento da resistência anti-imperialista e da luta dos trabalhadores e dos povos, que têm lugar por todo o mundo.

O debate decorreu de forma viva, percorrendo várias latitudes e processos, da América do Sul até ao Leste da Europa, com a realidade da guerra a cruzar-se com a de vários países que emergem com um crescente peso económico e político e capacidade de iniciativa no plano das relações internacionais.

Um enquadramento global e uma crise estrutural do sistema capitalista, realçou-se também na iniciativa, que confirmam a importância e acerto da tese do PCP, segundo a qual «grandes perigos de retrocesso social e civilizacional coexistem com reais potencialidades de avanços progressistas e revolucionários», sendo, para isso, fundamental recuperar o atraso relativo do factor subjectivo, e designadamente reforçando partidos comunistas e revolucionários, concluiu-se.



Mais artigos de: PCP

Nos lucros da minoria, os sacrifícios do povo

Nos «lucros desviados para uma minoria de privilegiados estão as dificuldades de todo um povo», escondem-se «os salários diminuídos ou não pagos, os direitos roubados, os aumentos especulativos», denunciou Ricardo Costa, da Comissão Política do Comité Central do PCP.

Escalabitanos contam com o PCP

Reforço do número de profissionais de saúde, regime de dedicação exclusiva e valorização das carreiras, uma efectiva gestão e organização dos serviços e unidades de saúde ou a reabertura das extensões encerradas ao longo dos anos, são algumas das reivindicações da Comissão Concelhia de Coruche do PCP, para quem estas são...

Movimento associativo desprezado pela CM da Marinha Grande

A maioria +MPM/PS virou costas ao movimento associativo, acusa a Comissão Concelhia da Marinha Grande do PCP, que denuncia o «significativo corte nos apoios, dificultando muito a actividade de um vasto conjunto de instituições», que colocam «em causa diversas iniciativas que contribuem para a qualidade de vida dos...

No PCP são bem-vindos os que vierem por bem

Os caminhos que guiam os militantes até ao Partido, ainda que semelhantes, são muito variados. Não existe idade, motivo específico, caminho, região do País ou condições familiares que determinem se uma pessoa se tornará militante ou não. Um jovem que começa a trabalhar e depara-se com a...