Resgatar pequenos pescadores
O deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Pimenta Lopes, esteve em contacto, no dia 21, com a comunidade piscatória da Figueira da Foz. Com o objectivo de continuar a acompanhar as diversas dificuldades deste sector, a delegação comunista reuniu com a Associação dos Pescadores e Armadores do Centro Litoral (Figpesca), onde deu conhecimento de propostas como a eliminação da discrepância dos apoios ao gasóleo e à gasolina, que tem prejudicado os pequenos pescadores, e a implementação de um desconto imediato sob os mesmos.
Em simultâneo, a delegação do PCP reafirmou o seu compromisso com a denúncia da falta de resposta do Governo ao problema da especulação dos preços dos combustíveis e com a exigência da salvaguarda da remuneração destas companhias em futuros apoios.
Na reunião foram ainda abordadas as consequências dos problemas do assoreamento da barra do porto da Figueira que restringiu fortemente a possibilidade das pequenas embarcações saírem ao mar.
Valorizar trabalhadores da indústria conserveira
A mesma delegação esteve ainda presente na Cofisa, empresa de conservas de peixe na Figueira da Foz, onde afirmou a solidariedade do PCP com a jornada de luta destes trabalhadores que reivindicaram melhores condições de trabalho, a redução do horário laboral, aumentos salariais e a negociação do contrato colectivo de trabalho.