No centenário do General Vasco Gonçalves
No Ginásio Atlético Clube da Baixa da Banheira foi inaugurada no dia 11 de Março uma exposição evocativa do Centenário do nascimento do General Vasco Gonçalves.
No acto inaugural, o presidente da colectividade, Vítor Barata, lembrou as iniciativas de natureza diversa que durante este mês têm lugar naquela emblemática associação do concelho da Moita, como foram já as realizadas conjuntamente com o MDM e a URAP e uma outra a realizar no domingo, 20, em colaboração com a Associação de Amizade Portugal-Cuba.
Com apresentação de Diamantino Cabrita, também dirigente do GAC, o evento contou com a intervenção do Capitão-de-Fragata Manuel Carvalho, que, em representação da direcção da Associação Conquistas da Revolução, que promove a Exposição, reafirmou a necessidade imperiosa de dizer «Não à guerra, sim à Paz». Pelo punho do militar de Abril a ACR deixou ainda a marca da sua participação no Livro de Honra, para além da promoção da venda de duas das suas edições: «100 Cravos para Vasco Gonçalves» e «Quem foi Vasco Gonçalves».
No dia 12 de Março, no Porto realizou-se um debate com o tema «Encontro com Pezarat Correia», que contou com as intervenções de Jorge Sarabando (vogal da Direcção e coordenador do núcleo do Porto), Baptista Alves (presidente da Direcção) e Augusto Baptista (jornalista).