Acções em todo o País pela paz, contra a guerra

De­pois das ac­ções de dia 10, su­bor­di­nadas ao lema «Parar a Guerra! Dar uma opor­tu­ni­dade à paz», o CPPC pros­segue a in­ter­venção em prol da so­lução pa­cí­fica dos con­flitos, o de­sar­ma­mento e a dis­so­lução dos blocos po­lí­tico-mi­li­tares.

«É ur­gente parar a guerra e cons­truir a paz»

O Nú­cleo da Ma­deira do Con­selho Por­tu­guês para a Paz e Co­o­pe­ração (CPPC) re­a­lizou na sexta-feira, 18, na Ga­leria Anjos Tei­xeira, no Fun­chal, a ini­ci­a­tiva «Parar a guerra! Dar uma opor­tu­ni­dade à paz!». O mo­mento contou com as in­ter­ven­ções do es­cultor Fran­cisco Si­mões, da juíza Isabel Bap­tista, em re­pre­sen­tação da As­so­ci­ação Por­tu­guesa de Ju­ristas De­mo­cratas, e do bió­logo Fi­lipe Olim, membro do Nú­cleo Re­gi­onal da Ma­deira do CPPC.

No mesmo dia, 18, a Junta de Fre­guesia de Va­longo aco­lheu um de­bate com cerca de meia cen­tena de pes­soas, sobre «A paz que os povos an­seiam, e contra a guerra», com Ilda Fi­guei­redo e João Rou­xinol, da Di­recção Na­ci­onal do CPPC. Foram também re­co­lhidas as­si­na­turas para a pe­tição pela «As­si­na­tura por Por­tugal do Tra­tado de Proi­bição de Armas Nu­cle­ares».

Em Faro, o CPPC, em con­junto com vá­rias ou­tras as­so­ci­a­ções e mo­vi­mentos, re­a­lizou, no sá­bado, 19, uma outra ini­ci­a­tiva de apelo à paz e ao fim da guerra, com cerca de uma cen­tena de par­ti­ci­pantes. Apre­sen­tada pelos jo­vens Anne Fa­rias e Gui­lherme Vaz, esta acção contou com as pa­la­vras de Tiago Ja­cinto, membro da Exe­cu­tiva da União dos Sin­di­catos do Al­garve e membro do Con­selho Na­ci­onal da CGTP-IN, e de Sofia Costa, da Di­recção do CPPC. Luís Gal­rito e An­tónio Hi­lário pro­por­ci­o­naram um bri­lhante mo­mento cul­tural.

No do­mingo, 20, acon­teceu no Au­di­tório Mu­ni­cipal de Gon­domar um Con­certo pela Paz, pro­mo­vido pelo CPPC, com o apoio do mu­ni­cípio. O es­pec­tá­culo, apre­sen­tado por Cláudia Al­meida, contou com a ac­tu­ação da Or­questra da Banda Mu­sical de S. Pedro da Cova, da In Skené - Com­pa­nhia de Te­atro de Gon­domar, do Grupo de Te­atro «Não cabe mais nin­guém», da Roda-Viva & Arte Dance, do grupo Sete Sa­mu­rais e de um duo de flauta e oboé da Banda Mu­sical de Gon­domar. Ilda Fi­guei­redo des­tacou a im­por­tância da­quela ini­ci­a­tiva do CPPC, que se in­sere na pro­moção da cul­tura da paz.

Res­peito pelo di­reito in­ter­na­ci­onal
A Or­ga­ni­zação da Inter-Re­for­mados de Braga aprovou, no pas­sado dia 15, a moção «Na Ucrânia como no mundo, é ur­gente parar a guerra e cons­truir-se a paz!», onde se apela às au­to­ri­dades por­tu­guesas que, à luz da Cons­ti­tuição da Re­pú­blica, «não con­tri­buam para o agra­va­mento do con­flito».

 



Mais artigos de: Nacional

Manifestação em Lisboa no Dia Nacional do Estudante

As­si­na­lando os 60 anos da crise aca­dé­mica de 1962, hoje, 24 de Março, os es­tu­dantes do Su­pe­rior ma­ni­festam-se em Lisboa para rei­vin­dicar a gra­tui­ti­dade do ensino, mais Acção So­cial e alo­ja­mento.

Colectividades pedem medidas urgentes

A Con­fe­de­ração Por­tu­guesa das Co­lec­ti­vi­dades de Cul­tura, Re­creio e Des­porto (CPCCRD) re­clama do Go­verno um con­junto de me­didas ur­gentes para as cerca de 30 mil co­lec­ti­vi­dades do País.

Associação reclama água pública ao serviço do desenvolvimento humano

A Associação Água Pública exigiu que o Governo coloque o PRR e os fundos comunitários ao serviço da gestão pública da água e nas prioridades de reabilitação, qualificação e requalificação das redes de água e saneamento. Na declaração «Água, um bem público ao serviço do desenvolvimento...

PEV lança campanha «SOS Natureza»

O Partido Ecologista «Os Verdes» lançou, na segunda-feira, 21, Dia Internacional da Floresta, a campanha «SOS Natureza», que irá percorrer o País até ao final do ano. No estuário do Douro, onde ocorreu a apresentação pública da acção, Mariana Silva, da Comissão Executiva e deputada do Grupo...

No centenário do General Vasco Gonçalves

No Ginásio Atlético Clube da Baixa da Banheira foi inaugurada no dia 11 de Março uma exposição evocativa do Centenário do nascimento do General Vasco Gonçalves. No acto inaugural, o presidente da colectividade, Vítor Barata, lembrou as iniciativas de natureza diversa que durante este mês têm lugar naquela emblemática...

URAP regressa às escolas

Numa carta intitulada «O 25 de Abril nas escolas», a União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) informa que retomou este ano o seu contacto com as escolas, professores e alunos com o objectivo de assinalar o 48.º aniversário da Revolução dos Cravos, «acontecimento progressista e transformador, tão profundo e...