Prémio Paz dos Povos para médicos de Cuba

O Contingente Internacional de Médicos Henry Reeve, de Cuba, recebeu o Prémio Paz dos Povos, atribuído pelos integrantes norte-americanos da campanha a favor do Nobel para esse colectivo.

Norte-americanos distinguem Contingente de Médicos Henry Reeve

«Durante esta pandemia de COVID-19 inspirou-nos muito ver como o pessoal médico de uma ilha pequena sob um bloqueio criminoso arriscou as suas próprias vidas para salvar outras vidas em distintos países pelo mundo», afirmou Medea Benjamin, co-fundadora da organização pacifista Code Pink.

Falando em Washington, a activista lamentou que a brigada Henry Reeve não tenha sido reconhecida pelo Comité do Prémio Nobel e por isso foi decidido entregar-lhe o Prémio da Paz dos Povos (People’s Peace Awards), que destaca «a incrível solidariedade, humanismo e valores que demonstraram ao longo de tantos anos».

O Contingente de Médicos Especializados em Situações de Desastre e Graves Epidemias foi constituído em 19 de Setembro de 2005, em Havana, por iniciativa de Fidel Castro, que então afirmou que se podia mostrar como dar respostas às tragédias do planeta.

A primeira emergência que a brigada enfrentou, poucos dias após a sua criação, foi na Guatemala, onde ajudou a população afectada pelas inundações ali ocorridas em 2005, e também aquando do terramoto no Paquistão. Em 2010, a brigada cubana ajudou as vítimas do devastador sismo no Haiti. Cuba foi um dos primeiros países do mundo a dar resposta ao apelo da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das Nações Unidas para enfrentar a epidemia de ébola em África, em 2014. Mais recentemente, a assistência dos profissionais da Henry Reeve chegou a cerca de 40 de países para combater a pandemia de COVID-19.

Pela sua trajectória relevante, o Contingente Henry Reeve – cujo nome homenageia um jovem combatente norte-americano caído nas guerras de independência de Cuba – recebeu em 2017 o prémio Dr. Lee Jong-wook, da OMS. Nos últimos meses, cerca de 100 organizações e mais de 40 mil pessoas apoiaram a nomeação do Contingente Internacional de Médicos Henry Reeve para o Prémio Nobel da Paz.




Mais artigos de: Internacional

«O caminho dos povos é a resistência ao imperialismo»

O representante da Frente Popular de Libertação da Palestina (FPLP) na Europa, Faez Badawi, falou ao Avante! sobre a luta do povo palestiniano pela concretização dos seus direitos. Aproveitando a presença da FPLP na 45.ª edição da Festa do Avante!, agradeceu ao povo português a solidariedade com o povo palestiniano e ao Partido Comunista Português o compromisso internacionalista com as causas justas.

Os comunistas estiveram na primeira linha dos protestos populares

O poderoso movimento de massas iniciado em Outubro de 2019 desferiu um profundo golpe no regime – injusto e violento – herdado da ditadura de Pinochet. O responsável em França pelo Partido Comunista do Chile, Antonio Valdivia, fez ao Avante! um balanço dos acontecimentos e evidenciou as perspectivas que se abrem aos trabalhadores e ao povo chilenos.

Face à ingerência, defender a soberania e os direitos do povo

Andrei Krasilnikov, responsável do Departamento Internacional do Partido Comunista da Bielorrússia, acompanhado por Ilona Bakun, responsável-substituta, falou ao Avante! sobre a situação no seu país, em particular sobre os esforços para derrotar a ingerência estrangeira que tenta mudar o rumo da política conduzida pelo presidente Aleksandr Lukachenko e a sua orientação social, que tem o apoio do PCB.
O depoimento ao nosso jornal foi dado num intervalo da participação da delegação do PCB na 45.ª Festa do Avante! e começou por um comentário sobre o período que se viveu desde as eleições presidenciais de Agosto de 2020.

Venezuela acusa EUA de crimes contra a humanidade

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, atacou a decisão dos EUA de vetar um empréstimo do FMI ao país sul-americano, em plena pandemia de COVID-19. Qualificou essa e outras medidas ilegais de crimes contra a humanidade.

Forças progressistas apoiam mudanças e denunciam manobras golpistas no Peru

A Frente para a Democracia e a Governabilidade do Peru apoiou as mudanças ministeriais decididas pelo presidente Pedro Castillo como medida política para fazer frente ao plano desestabilizador da extrema-direita. O apoio é confirmado num comunicado da Frente, que agrupa as organizações políticas Peru Livre, Novo Peru e...

Fracassou na Bolívia mobilização da direita contra governo

O dirigente do Movimento ao Socialismo (MAS), Evo Morales, destacou em La Paz o fracasso da greve convocada para segunda-feira, 11, pela direita na Bolívia. «Saúdo o compromisso do povo boliviano: não quer ser cúmplice do golpe, defende a democracia; não é cúmplice do separatismo, defende a unidade do país; e não quer...

NATO reafirma militarismo e promete mais ingerência

Lisboa acolheu, no dia 11, a 67.ª sessão anual da Assembleia Parlamentar da NATO. Sem surpresa, visou sobretudo a Rússia e a China e a ameaça que colocam à hegemonia do imperialismo, principalmente do norte-americano – do qual a NATO é desde há mais de sete décadas o principal braço armado. Defendido pelo próprio...

França treinou terroristas no Mali

O primeiro-ministro do Mali, Choguel Maïga, acusou a França de ter impedido a entrada do exército maliano em Kidal e de ter entregue o controlo dessa cidade a grupos armados não-governamentais. Numa entrevista à agência de notícias russa RIA Novosti, citada pela RT France, em resposta à questão sobre o potencial...