700 mil pessoas nas ruas exigem Fora Bolsonaro

Mais uma jornada da campanha «Fora Bolsonaro» decorreu no sábado, 2 de Outubro, tendo-se registado manifestações em 304 cidades brasileiras, que levaram cerca de 700 mil pessoas às ruas, além de protestos em 18 países.

Manifestações em 304 cidades do Brasil e em outros 18 países

Convocadas por partidos políticos, movimentos sociais e sindicatos, agrupados nas frentes Brasil Popular e Povo Sem medo, mais de três centenas de manifestações tiveram lugar no Brasil, no dia 2, no quadro da campanha «Fora Bolsonaro» que reclama a destituição do presidente Jair Bolsonaro.

Além do julgamento político do ex-capitão, a fome, o desemprego, a vacinação contra a COVID-19 foram temas dos cartazes empunhados pelos manifestantes. Sob o lema «Vacina no braço, Comida no prato e Fora Bolsonaro», os protestos deram continuidade às movimentações populares iniciadas em Maio.

Dirigentes políticos que participaram na jornada consideraram que estas foram as maiores mobilizações realizadas em 2021. A presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, referindo-se ao 2 de Outubro, enfatizou o facto de se tratar de «uma frente amplíssima, com todos aqueles que se arrependeram de votar em Bolsonaro e de todos nós que historicamente estamos do mesmo lado, no mesmo campo, defendendo um projecto de nação, uma agenda económica avançada de inclusão social».

Por sua vez, Gleisi Hoffmann, presidente do PT, destacou a importância da unidade das diferentes forças políticas que convergem para derrotar Bolsonaro.

No exterior, houve protestos contra Bolsonaro em quase duas dezenas de países, incluindo Portugal.




Mais artigos de: Internacional

Cuba vacina população e partilha conhecimentos

O Vietname adquiriu a Cuba 10 milhões de vacinas Abdala, contra a COVID-19. O primeiro lote já chegou a Hanói. Os cubanos vão transferir para os vietnamitas a tecnologia necessária à produção do fármaco no país asiático.

Forças progressistas colombianas apresentam Pacto Histórico Jovem

Na perspectiva das eleições de 2022 na Colômbia, o Pacto Histórico Jovem foi apresentado no dia 2, em Bogotá, num acto cultural com a presença de milhares de pessoas, Gustavo Petro, senador eleito pelo Colômbia Humana, exortou a juventude colombiana a participar neste compromisso com o propósito de promover uma grande...

Novo Banco impede Venezuela de comprar vacinas

O Novo Banco está a obstruir a compra pela Venezuela de 30 milhões de seringas e 15 milhões de vacinas contra doenças como a poliomielite, a difteria ou o sarampo. Não é a primeira vez que aquele banco – detido em 75% pelo fundo norte-americano Lone Star – apoia as sanções económicas ilegítimas impostas pelos EUA....

Comunistas libaneses contra governo dos bancos e do capital

A propósito da profunda crise política, económica e social que afecta o Líbano, o Partido Comunista Libanês (PCL) voltou a defender o fim do actual sistema governamental em que é dominante o «partido dos bancos e do capital». Numa declaração sobre a situação prevalecente com a formação do gabinete do primeiro-ministro...

O bom, o mau e o patrão

Quase 60 mil trabalhadores estado-unidenses da televisão e do cinema votaram, pela primeira vez na história, a favor da convocação da greve, anunciou, na segunda-feira, a federação de sindicatos do sector, conhecida como Aliança Internacional de Empregados dos Palcos Teatrais ou IATSE. Dos escritores aos actores,...