700 mil pessoas nas ruas exigem Fora Bolsonaro
Mais uma jornada da campanha «Fora Bolsonaro» decorreu no sábado, 2 de Outubro, tendo-se registado manifestações em 304 cidades brasileiras, que levaram cerca de 700 mil pessoas às ruas, além de protestos em 18 países.
Manifestações em 304 cidades do Brasil e em outros 18 países
Convocadas por partidos políticos, movimentos sociais e sindicatos, agrupados nas frentes Brasil Popular e Povo Sem medo, mais de três centenas de manifestações tiveram lugar no Brasil, no dia 2, no quadro da campanha «Fora Bolsonaro» que reclama a destituição do presidente Jair Bolsonaro.
Além do julgamento político do ex-capitão, a fome, o desemprego, a vacinação contra a COVID-19 foram temas dos cartazes empunhados pelos manifestantes. Sob o lema «Vacina no braço, Comida no prato e Fora Bolsonaro», os protestos deram continuidade às movimentações populares iniciadas em Maio.
Dirigentes políticos que participaram na jornada consideraram que estas foram as maiores mobilizações realizadas em 2021. A presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, referindo-se ao 2 de Outubro, enfatizou o facto de se tratar de «uma frente amplíssima, com todos aqueles que se arrependeram de votar em Bolsonaro e de todos nós que historicamente estamos do mesmo lado, no mesmo campo, defendendo um projecto de nação, uma agenda económica avançada de inclusão social».
Por sua vez, Gleisi Hoffmann, presidente do PT, destacou a importância da unidade das diferentes forças políticas que convergem para derrotar Bolsonaro.
No exterior, houve protestos contra Bolsonaro em quase duas dezenas de países, incluindo Portugal.