Crescer em Sesimbra e reconquistar Alcochete e Montijo

A 18 dias das eleições autárquicas, o Secretário-geral do PCP esteve nos concelhos de Alcochete e Montijo, que a CDU quer reconquistar. Na Quinta do Conde, Sesimbra, participou numa acção «Por mais e melhores serviços públicos na saúde e na educação».

É tempo de levar a luta até ao voto

«Luís Franco, eu e tu, sonho a realizar, com a CDU, para a ganhar». O refrão do hino da CDU – da autoria de Toy – ecoava pela vila de Alcochete, chamando mais gente para o Largo de São João, enquanto se aguardava, com alguma expectativa, pela chegada de Jerónimo de Sousa, recebido com aplausos e muitos sorrisos.

Míriam Boieiro, primeira candidata da CDU à Junta de Freguesia de Alcochete, apresentou a sessão, chamando para o «palco» o «futuro» presidente da Câmara Municipal (CM), Luís Miguel Franco, e o Secretário-geral do PCP. Anunciou ainda a presença de Armindo Miranda e de Joaquim Correia, respectivamente, da Comissão Política do PCP e do Conselho Nacional do PEV (que acompanharam as acções do dia). «É tempo de divulgarmos as propostas da CDU para as freguesias e para o concelho, de contactar com todos e todas, de esclarecer, de levar a luta até ao voto», apelou a candidata.

De seguida, Luís Miguel Franco fez um «diagnóstico» do actual mandato do PS, considerando-o como «a maioria política mais dissimulada que desgovernou o concelho de Alcochete» e que «mentiu aos eleitores» relativamente àquilo que foi o trabalho deixado pela CDU. «Ao longo de muitos anos e vários mandatos fizemos obra, muita obra, ultrapassámos dificuldades e continuámos a projectar o futuro», destacou, dando conta que a actual maioria PS, nos últimos quatro anos, realizou «única e exclusivamente as obras que foram projectadas, financiadas e candidatadas» pela CDU. «Este concelho que tanto amamos precisa de mais ambição, de mais ousadia, de mais seriedade política na governação da CM de Alcochete», destacou o candidato.

Construir um pavilhão multiusos na freguesia de Alcochete, um complexo lúdico-desportivo de piscinas e um cais na área adjacente à praia do Samouco, a par da reabilitação do Albergue da Juventude e a ampliação do parque habitacional do município, são algumas das propostas da CDU para o concelho.

Jerónimo de Sousa falou sobre a questão da expansão do novo aeroporto de Lisboa para o Montijo, que apenas serve os interesses da Vinci e vai criar «uma degradação profunda do espaço urbano». Em alternativa, defendeu a construção do novo aeroporto internacional no Campo de Tiro de Alcochete, um «elemento estratégico de interesse nacional e de grande valor e significado regional», que, pelas suas condições geográficas, vai «promover o desenvolvimento e criar emprego em toda esta região, sem os prejuízos das localizações defendidas pela multinacional».

Montijo

O périplo continuou, à tarde, pelo Montijo, concelho que, após mais de 20 anos de governação PS, não suporta mais degradação e marasmo. No centro da cidade, onde decorreu a iniciativa da CDU, no interior da Galeria Municipal, é visível a degradação dos prédios de habitação, mas também inúmeras fábricas abandonadas, como a TOBOM. «O projecto da CDU tem condições materiais e objectivas para realizar a mudança necessária para “Mais e melhor Montijo”», assegurou Francisco Salpico, que encabeça a lista à Assembleia Municipal (AM).

Também Ana Baliza, primeira na lista à CM,frisou que a CDU é a «única opção» para a «transformação» do concelho. «Queremos e vamos fazer com que o Montijo volte a ter vida, com um Poder Local preocupado com a população, que não se esqueça das suas freguesias, não abandona o território, que trabalha e dá a cara por esse trabalho e todas e todos são chamados a fazer a sua parte nesta mudança», salientou a candidata, avançando com algumas ideias: um Plano de Regeneração da Zona Ribeirinha; um complexo público de piscinas; um terminal público rodoviário; apoio ao desenvolvimento de actividades turísticas, desportivas e de náutica de recreio; promoção de um estudo de viabilidade do retorno do cais fluvial de passageiros para o Cais dos Vapores.

O Secretário-geral do PCP valorizou, igualmente, o «projecto alternativo» da CDU que «é ainda mais evidente em concelhos como o Montijo, em que a maioria PS não se distingue, nas suas opções e gestão, dos concelhos de maioria PSD. A aplicação pela metade do suplemento de penosidade e insalubridade devido aos trabalhadores da CM do Montijo é disso um bom exemplo.

Sesimbra

Este dia terminou na Quinta do Conde, Sesimbra, onde decorreu uma sessão pública «Por mais e melhores serviços públicos na saúde e na educação».

Abordada foi, assim, a reivindicação e a luta desenvolvida pela população, com o apoio das autarquias CDU, em defesa de uma nova unidade de saúde na Quinta do Conde, que aguarda a publicação da portaria de extensão de encargos para que possa ser lançado o concurso público para a sua construção. Caso não aconteça poderá perder-se o financiamento comunitário. Simultaneamente, alertou-se para a falta de profissionais neste sector. Só nesta freguesia existem mais de 15 mil utentes sem médico de família.

Em destaque esteve, também, a exigência da construção de uma nova escola secundária da Quinta da Conde – existindo já um terreno cedido pela Câmara de Sesimbra, assim como de obras de ampliação e remodelação na Escola Michel Giacometti. A criação da Loja do Cidadão, também com terreno cedido pela autarquia, é outra das reivindicações a que o Governo se mostra alheio.

«O que aqui se passa neste concelho e em particular nesta freguesia é bem o exemplo do contraste entre a CDU e a sua capacidade de resposta aos problemas e a incúria e a irresponsabilidade do PS e do seu Governo», acusou Jerónimo de Sousa.

Francisco Jesus, que se recandidata a um terceiro mandato, anunciou um «conjunto de novos investimentos» para a freguesia da Quinta do Conde, que passam, entre outros, por um novo auditório, a construção de uma centena de fogos de habitação pública, a revisão do plano de urbanização e a implementação de um plano de mobilidade.

A sessão contou ainda com as palavras de Odete Graça, mandatária concelhia, e de João Valente, presidente da Junta de Freguesia da Quinta do Conde, que volta a encabeçar a lista da CDU ao mesmo órgão.

 



Mais artigos de: Eleições

Potenciar o Algarve e o interior alentejano

Jerónimo de Sousa viajou, anteontem, pelo interior do País – Moura, Beja e Castro Verde – e por Faro, onde assinalou as insuficiências estruturais da região alentejana e a necessidade de diversificar a actividade económica no Algarve, fustigado pela epidemia.

Em Beja, o projecto da CDU é património e caminho de futuro

No sábado, 11, Jerónimo de Sousa andou pelo Baixo Alentejo, onde é forte a marca da gestão autárquica da CDU. Em Serpa e na Vidigueira aponta-se ao reforço das posições, enquanto em Beja se aponta à recuperação da maioria, para retirar o concelho do «marasmo» para onde o PS o conduziu.

População de Santarém precisa da voz da CDU

O Secretário-geral do PCP participou no dia 10 em duas sessões públicas nos concelhos de Coruche e Santarém. Em ambas, marcadas por larga participação popular, ficaram claras as razões que justificam o voto de confiança das populações na CDU.

Recuperar Coruche e prosseguir bom trabalho no Couço

No Couço, primeira etapa da sua deslocação ao distrito de Santarém, faz amanhã oito dias, Jerónimo de Sousa salientou a diferença entre o trabalho da CDU nesta freguesia e a «apatia do PS no concelho de Coruche», mostrando-se convicto de que, apesar de exigentes, há condições para vencer as batalhas pela «mudança em...

Confiança em Aljustrel para grande vitória

Na apresentação de candidatos, ao final da tarde de domingo, na Praça da Resistência, foi patente a confiança numa grande vitória da CDU e do progresso de Aljustrel, para «mais e melhor concelho».

Com a vitória da CDU Portel romperá com declínio

A vitória da CDU nas eleições autárquicas em Portel será decisiva para o concelho romper finalmente com o rumo de declínio em que o executivo PS o colocou e será também uma resposta a todas as promessas falhadas pela actual maioria. A ideia perpassou nas intervenções de Lúcia Cardoso,...

Mais e melhores transportes públicos

Em Lisboa e na Área Metropolitana é preciso aprofundar o avanço alcançado nos transportes públicos, sublinharam Jerónimo de Sousa e João Ferreira numa sessão pública no terreiro do Paço.


CDU em Lisboa disputa presidência

A CDU «está preparada, oferece garantias, tem condições para, de facto, assumir em Lisboa todas as responsabilidades, e não é um debate na TVI, do qual se quer excluir a CDU, que vai alterar esta realidade», afirmou João Ferreira, na noite de terça-feira, 7 de Setembro. Esse facto está...