Mais e melhores transportes públicos

Em Lisboa e na Área Metropolitana é preciso aprofundar o avanço alcançado nos transportes públicos, sublinharam Jerónimo de Sousa e João Ferreira numa sessão pública no terreiro do Paço.


É necessário consolidar e levar mais longe o sistema público de transportes

A iniciativa realizada na Estação Fluvial Sul e Sueste, ao final da tarde desta segunda-feira, começou justamente com relatos de utentes dos transportes públicos das margens Norte e Sul do Tejo. Relatos de residentes nos concelhos de Setúbal, Mafra, Sesimbra e Sintra, bem como de uma estudante, que salientaram o enorme salto observado com a entrada em vigor do programa de Apoio à Redução Tarifária, para o qual as forças que compõe a CDU e as autarquias de gestão PCP-PEV deram um contributo decisivo.

Avanço que se salda, testemunharam os utentes, em centenas de euros embolsados pelas famílias, em ganhos de mobilidade e horas de vida poupados em deslocações pendulares, e para o meio ambiente, já que as massas trabalhadoras passaram a ter à sua disposição alternativas baratas ao transporte individual.

Persistem, no entanto, insuficiências, algumas das quais apontadas pelos utentes. Daí que João Ferreira, candidato à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, tenha referido o impacto da medida mas, simultaneamente, algumas das suas potencialidades que estão ainda por concretizar.

Ora, para o candidato da CDU à autarquia alfacinha, é necessário consolidar e levar mais longe o sistema público de transporte colectivo de passageiros, já que registando Lisboa e a Área Metropolitana uma significativa população flutuante, não dispensa um serviço capilar, eficaz e barato.

Se ontem as populações tiveram na CDU as forças que reivindicaram a intermodalidade e o alargamento do passe social, têm hoje na Coligação o garante da exigência de que vá mais longe, qualitativa e quantitativamente, disse também João Ferreira.

Jerónimo de Sousa, por seu lado, realçou a desmultiplicação dos títulos de transportes (existiam cerca de 770, na sua maioria muito limitados geograficamente), o seu embaratecimento (a redução atingiu 38 por cento, em média, ao nível nacional), a recuperação de milhares de utentes regulares e a retirada de milhares de automóveis das estradas. Mas não deixou, igualmente, de dar voz à reclamação de «complementar a redução do custo dos passes com mais oferta, mais qualidade, segurança e fiabilidade dos transportes».

Defendeu, por isso, que os transportes públicos sejam uma aposta nacional e, nesse sentido, a implementação de medidas imediatas como a gratuitidade do passe social para menores de 18 anos, a fixação em 30 euros do valor do passe metropolitano em vez dos atuais 40, bem como investimentos de largo alcance em material circulante e na rede rodoviária e ferroviária em toda a AML, os quais de resto detalhou.



Mais artigos de: Eleições

Potenciar o Algarve e o interior alentejano

Jerónimo de Sousa viajou, anteontem, pelo interior do País – Moura, Beja e Castro Verde – e por Faro, onde assinalou as insuficiências estruturais da região alentejana e a necessidade de diversificar a actividade económica no Algarve, fustigado pela epidemia.

Em Beja, o projecto da CDU é património e caminho de futuro

No sábado, 11, Jerónimo de Sousa andou pelo Baixo Alentejo, onde é forte a marca da gestão autárquica da CDU. Em Serpa e na Vidigueira aponta-se ao reforço das posições, enquanto em Beja se aponta à recuperação da maioria, para retirar o concelho do «marasmo» para onde o PS o conduziu.

Crescer em Sesimbra e reconquistar Alcochete e Montijo

A 18 dias das eleições autárquicas, o Secretário-geral do PCP esteve nos concelhos de Alcochete e Montijo, que a CDU quer reconquistar. Na Quinta do Conde, Sesimbra, participou numa acção «Por mais e melhores serviços públicos na saúde e na educação».

População de Santarém precisa da voz da CDU

O Secretário-geral do PCP participou no dia 10 em duas sessões públicas nos concelhos de Coruche e Santarém. Em ambas, marcadas por larga participação popular, ficaram claras as razões que justificam o voto de confiança das populações na CDU.

Recuperar Coruche e prosseguir bom trabalho no Couço

No Couço, primeira etapa da sua deslocação ao distrito de Santarém, faz amanhã oito dias, Jerónimo de Sousa salientou a diferença entre o trabalho da CDU nesta freguesia e a «apatia do PS no concelho de Coruche», mostrando-se convicto de que, apesar de exigentes, há condições para vencer as batalhas pela «mudança em...

Confiança em Aljustrel para grande vitória

Na apresentação de candidatos, ao final da tarde de domingo, na Praça da Resistência, foi patente a confiança numa grande vitória da CDU e do progresso de Aljustrel, para «mais e melhor concelho».

Com a vitória da CDU Portel romperá com declínio

A vitória da CDU nas eleições autárquicas em Portel será decisiva para o concelho romper finalmente com o rumo de declínio em que o executivo PS o colocou e será também uma resposta a todas as promessas falhadas pela actual maioria. A ideia perpassou nas intervenções de Lúcia Cardoso,...

CDU em Lisboa disputa presidência

A CDU «está preparada, oferece garantias, tem condições para, de facto, assumir em Lisboa todas as responsabilidades, e não é um debate na TVI, do qual se quer excluir a CDU, que vai alterar esta realidade», afirmou João Ferreira, na noite de terça-feira, 7 de Setembro. Esse facto está...