População de Santarém precisa da voz da CDU

O Se­cre­tário-geral do PCP par­ti­cipou no dia 10 em duas ses­sões pú­blicas nos con­ce­lhos de Co­ruche e San­tarém. Em ambas, mar­cadas por larga par­ti­ci­pação po­pular, fi­caram claras as ra­zões que jus­ti­ficam o voto de con­fi­ança das po­pu­la­ções na CDU.

CDU faz falta ao con­celho

No caso da ci­dade es­ca­la­bi­tana essa voz dis­tin­tiva em de­fesa das po­pu­la­ções que é a CDU «tem fal­tado», con­si­derou Je­ró­nimo de Sousa, de­fen­dendo por isso que o seu re­gresso a partir do pró­ximo dia 26 ao exe­cu­tivo mu­ni­cipal é fun­da­mental para que haja «so­lu­ções e pro­postas para os pro­blemas».

«Uma voz para ga­rantir a trans­pa­rência, o rigor e a le­ga­li­dade no fun­ci­o­na­mento dos ór­gãos. Uma voz para fazer ouvir os di­reitos das po­pu­la­ções pe­rante a au­tar­quia e o go­verno», su­bli­nhou o líder co­mu­nista, pe­rante a nu­me­rosa pla­teia de ac­ti­vistas e sim­pa­ti­zantes da CDU que pre­en­chia, ao final da tarde da­quela sexta-feira, a Pra­ceta Ama­rela, no bairro de São Do­mingos, em San­tarém.

Uma voz com a qual a po­pu­lação pode contar para ver de­vol­vidas as fre­gue­sias rou­badas ao povo por PSD e CDS em 2013, afirmou ainda o líder co­mu­nista, la­men­tando que essa re­po­sição não se faça já no pró­ximo dia 26, com a eleição dos res­pec­tivos ór­gãos, em fre­gue­sias como Va­queiros, Ca­sével, Vale Fi­gueira ou São Vi­cente do Paúl, entre ou­tras,

E porquê? Pela razão sim­ples de que «o PS tudo fez para manter o que PSD e CDS ha­viam con­su­mado», acusou, lem­brando que o PS «não honrou as pro­messas que andou a fazer du­rante estes anos».

Não se pense, porém, que este é as­sunto ar­ru­mado. «A re­po­sição de fre­gue­sias ex­tintas contra a von­tade po­pular é uma luta que não aban­do­na­remos», as­se­verou André Gomes, can­di­dato à pre­si­dência da Câ­mara Mu­ni­cipal, de­pois de já ter ex­posto com de­talhe al­guns dos pontos es­sen­ciais do pro­grama da can­di­da­tura CDU.

É o caso, exem­pli­ficou, da «cri­ação do ga­bi­nete de apoio ao pe­queno agri­cultor para re­forçar a pro­dução na­ci­onal»; do «pro­jecto”San­tarém inova” para atrair pe­quenas em­presas ao con­celho»; ou da cri­ação de uma pou­sada da ju­ven­tude junto à zona ri­bei­rinha, como ele­mento de «di­na­mi­zação do tu­rismo e de re­vi­ta­li­zação ur­bana».

Pro­jectos in­se­ridos num ca­minho que será de mu­dança, com uma «gestão de pro­xi­mi­dade» e «po­lí­ticas mu­ni­ci­pais que re­cu­perem, pro­tejam o pa­tri­mónio e me­lhorem a qua­li­dade de vida da po­pu­lação», afi­ançou o jovem mé­dico de Saúde Pú­blica e ca­beça de lista da CDU.

Di­ri­gida por Clara Pisco, can­di­data à União das Fre­gue­sias da Ci­dade de San­tarém, nesta sessão es­ti­veram ainda muito pre­sentes pre­o­cu­pa­ções am­bi­en­tais, re­flec­tindo, aliás, o que consta do pro­grama da CDU. Prin­cí­pios eco­ló­gicos que serão um pri­mado da in­ter­venção da equipa, na «di­ver­si­dade e plu­ra­li­dade dos seus mem­bros», como sa­li­entou Rita Cor­reia, in­de­pen­dente pro­posta pelo Par­tido Eco­lo­gista «Os Verdes» e pri­meira can­di­data à As­sem­bleia Mu­ni­cipal de San­tarém.

 



Mais artigos de: Eleições

Potenciar o Algarve e o interior alentejano

Je­ró­nimo de Sousa vi­ajou, an­te­ontem, pelo in­te­rior do País – Moura, Beja e Castro Verde – e por Faro, onde as­si­nalou as in­su­fi­ci­ên­cias es­tru­tu­rais da re­gião alen­te­jana e a ne­ces­si­dade de di­ver­si­ficar a ac­ti­vi­dade eco­nó­mica no Al­garve, fus­ti­gado pela epi­demia.

Em Beja, o projecto da CDU é património e caminho de futuro

No sá­bado, 11, Je­ró­nimo de Sousa andou pelo Baixo Alen­tejo, onde é forte a marca da gestão au­tár­quica da CDU. Em Serpa e na Vi­di­gueira aponta-se ao re­forço das po­si­ções, en­quanto em Beja se aponta à re­cu­pe­ração da mai­oria, para re­tirar o con­celho do «ma­rasmo» para onde o PS o con­duziu.

Crescer em Sesimbra e reconquistar Alcochete e Montijo

A 18 dias das elei­ções au­tár­quicas, o Se­cre­tário-geral do PCP es­teve nos con­ce­lhos de Al­co­chete e Mon­tijo, que a CDU quer re­con­quistar. Na Quinta do Conde, Se­simbra, par­ti­cipou numa acção «Por mais e me­lhores ser­viços pú­blicos na saúde e na edu­cação».

Recuperar Coruche e prosseguir bom trabalho no Couço

No Couço, primeira etapa da sua deslocação ao distrito de Santarém, faz amanhã oito dias, Jerónimo de Sousa salientou a diferença entre o trabalho da CDU nesta freguesia e a «apatia do PS no concelho de Coruche», mostrando-se convicto de que, apesar de exigentes, há condições para vencer as batalhas pela «mudança em...

Confiança em Aljustrel para grande vitória

Na apre­sen­tação de can­di­datos, ao final da tarde de do­mingo, na Praça da Re­sis­tência, foi pa­tente a con­fi­ança numa grande vi­tória da CDU e do pro­gresso de Al­jus­trel, para «mais e me­lhor con­celho».

Com a vitória da CDU Portel romperá com declínio

A vitória da CDU nas eleições autárquicas em Portel será decisiva para o concelho romper finalmente com o rumo de declínio em que o executivo PS o colocou e será também uma resposta a todas as promessas falhadas pela actual maioria. A ideia perpassou nas intervenções de Lúcia Cardoso,...

CDU é a força capaz de recolocar a Amadora nos caminhos de Abril

«A Ama­dora pre­cisa de uma gestão iden­ti­fi­cada, pró­xima e co­nhe­ce­dora da vi­vência e as­pi­ra­ções das po­pu­la­ções», afirmou Je­ró­nimo de Sousa no co­mício que en­cheu, se­gunda-feira, 13, o salão dos bom­beiros vo­lun­tá­rios ama­do­renses.

Mais e melhores transportes públicos

Em Lisboa e na Área Me­tro­po­li­tana é pre­ciso apro­fundar o avanço al­can­çado nos trans­portes pú­blicos, su­bli­nharam Je­ró­nimo de Sousa e João Fer­reira numa sessão pú­blica no ter­reiro do Paço.


CDU em Lisboa disputa presidência

A CDU «está preparada, oferece garantias, tem condições para, de facto, assumir em Lisboa todas as responsabilidades, e não é um debate na TVI, do qual se quer excluir a CDU, que vai alterar esta realidade», afirmou João Ferreira, na noite de terça-feira, 7 de Setembro. Esse facto está...