Acção indispensável no distrito de Coimbra
A CDU promoveu, no dia 20, um acto público em Coimbra, onde estiveram os candidatos aos órgãos municipais dos concelhos do distrito. Perante centenas de pessoas concentradas na Praça 8 de Maio, intervieram Alvarino Barata, mandatário distrital, Francisco Queirós, primeiro candidato da CDU à Câmara Municipal de Coimbra, e ainda Paulo Coelho, do Partido Ecologista «Os Verdes», e Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP.
Alvarino Barata valorizou o facto de a CDU se apresentar ao eleitorado de todos os concelhos do distrito: «Nas listas CDU estão homens, mulheres, jovens com e sem partido. Cidadãos que se destacam pela sua participação na vida associativa, em colectividades de cultura e desporto e outras instituições, nos sindicatos, em movimentos de utentes, na defesa de reivindicações por melhores transportes, contra o encerramento de serviços públicos, como as extensões dos centros de saúde, os postos de correio, as escolas, as agências de bancos».
A obra da CDU foi valorizada por Francisco Queirós, salientando o desempenho de funções executivas e a mobilização das populações em defesa dos seus direitos. As lutas em defesa do Hospital Geral dos Covões, do Ramal da Lousã e dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra foram os exemplos destacados.
O dirigente do PEV, por seu lado, valorizou as importantes intervenções da CDU na área ambiental: pela salvaguarda dos cursos de água, na denúncia de focos de poluição nos rios em Coimbra, Mira, Cantanhede e Oliveira do Hospital; pelo ordenamento florestal; na exigência de medidas de controlo de plantas invasoras; pela salvaguarda de espaços verdes em vários locais do distrito.
O SNS esteve em destaque na intervenção de Jerónimo de Sousa, que exigiu do Governo a clarificação acerca da sua posição, «afastando-se daqueles que tudo fazem para o destruir» e «tomando as medidas há muito reclamadas pelo PCP que vão ao encontro das opiniões da esmagadora maioria dos trabalhadores da saúde e dos utentes, no sentido de garantir mais SNS, melhor saúde para o povo».