Decisão inexplicável
O deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Ferreira, questionou a Comissão Europeia acerca das negociações bilaterais em curso, e da possível negociação conjunta ao nível da UE, para a diversificação das opções de compra de vacinas. Numa pergunta escrita, colocada no dia 8, o deputado comunista requer da Comissão esclarecimentos acerca da recusa em negociar a compra conjunta da Sputnik V e, confirmando-se, exige saber como se justifica tal opção.
João Ferreira lembra as declarações do ministro da saúde alemão acerca da opção do país em negociar a compra da vacina russa, de forma bilateral, e as decisões no mesmo sentido já assumidas por diversos Estados-membros. Apesar disso, a Comissão Europeia garante não ter qualquer intenção de assinar um contrato preliminar para a aquisição desta vacina, bloqueando assim uma possibilidade de negociação e compra conjunta da mesma.
Para o deputado do PCP, trata-se de uma decisão tão mais inexplicável quanto a vacinação «continua a progredir a um ritmo inferior ao anunciado».