PCP entrega projecto de resolução para reparar prejuízos na Madeira

RES­POSTA De­pois de ter vi­si­tado as zonas mais afec­tadas pelas re­centes in­tem­pé­ries, o de­pu­tado do Par­tido en­tregou na As­sem­bleia Le­gis­la­tiva da Re­gião Au­tó­noma da Ma­deira (ALRAM) uma ini­ci­a­tiva que visa ga­rantir apoios.

O Par­tido quer a mo­bi­li­zação de meios re­gi­o­nais e da Re­pú­blica

Em nota de im­prensa di­vul­gada se­gunda-feira, 4, a Or­ga­ni­zação Re­gi­onal da Ma­deira do PCP in­formou que Ri­cardo Lume deu en­trada, nesse mesmo dia, na ALRAM, a um pro­jecto de re­so­lução para res­ponder aos «avul­tados danos e pre­juízos ma­te­riais, de­sig­na­da­mente em in­fra­es­tru­turas pú­blicas re­gi­o­nais», que re­sul­taram das in­tem­pé­ries que as­so­laram as fre­gue­sias de Bo­a­ven­tura e Ponta Del­gada, do con­celho de São Vi­cente, e a fre­guesia do Arco de São Jorge, do con­celho de San­tana, dias 24 e 25 de De­zembro.

No texto, ex­plica-se que «os danos foram imensos de­vido à grande quan­ti­dade de água, lama e ou­tros re­sí­duos. Com as chuvas mais in­tensas que se fi­zeram sentir no norte da ilha da Ma­deira re­gis­taram-se inun­da­ções, o trans­bordo de ri­beiras e de cór­regos e de muitas das ou­tras li­nhas de água, de tal forma que 27 pes­soas fossem re­ti­radas das suas casas por mo­tivos de se­gu­rança», isto além de di­versas ha­bi­ta­ções terem so­frido «danos sig­ni­fi­ca­tivos».

«A chuva in­tensa pro­vocou der­ro­cadas e pre­juízos em bens, imó­veis pri­vados e em áreas pú­blicas», in­siste-se, lem­brando que «o grande caudal da água, a tor­rente de lamas e de pe­dras che­garam a pro­vocar os mai­ores te­mores da parte das po­pu­la­ções, que em di­versas lo­ca­li­dades fi­caram com­ple­ta­mente iso­ladas e sem meios de co­mu­ni­cação, até que foram res­ta­be­le­cidas as li­ga­ções ro­do­viá­rias».

Acresce que «nal­gumas das lo­ca­li­dades mais fus­ti­gadas pelo tem­poral, a rede de abas­te­ci­mento de água ca­na­li­zada foi cor­tada», tendo ocor­rido, igual­mente, «cortes no for­ne­ci­mento de energia elé­trica».

Agir ime­di­a­ta­mente

Na ini­ci­a­tiva le­gis­la­tiva, o PCP con­si­dera que «as ações e in­ter­ven­ções es­sen­ciais à re­cu­pe­ração das in­fra­es­tru­turas e bens pú­blicos da­ni­fi­cados nas zonas si­nis­tradas com­portam custos avul­tados», e mesmo que os mon­tantes es­tejam ainda a ser apu­rados pelas en­ti­dades com­pe­tentes, é avi­sado pre­parar a mo­bi­li­zação dos meios ne­ces­sá­rios «à re­po­sição das con­di­ções de vida so­cial e eco­nó­mica das po­pu­la­ções», bem como «para acau­telar a res­pe­tiva se­gu­rança de pes­soas e bens.

Nesse sen­tido, o Par­tido con­si­dera que «para além dos meios que serão ga­ran­tidos pelas au­tar­quias lo­cais e pelo Go­verno Re­gi­onal da Ma­deira, para que sejam ado­tadas as ações e as me­didas im­pres­cin­dí­veis nas zonas si­nis­tradas» jus­ti­fica-se a mo­bi­li­zação de «meios por parte da Re­pú­blica, como forma de ex­pressão da so­li­da­ri­e­dade na­ci­onal para com a Re­gião Au­tó­noma da Ma­deira e, em par­ti­cular, para com as po­pu­la­ções mais atin­gidas pelas con­sequên­cias ne­ga­tivas e des­tru­tivas destas úl­timas in­tem­pé­ries».

No ter­reno

Antes de en­tregar o já re­fe­rido pro­jecto de re­so­lução na ALRAM, Ri­cardo Lume en­ca­beçou uma de­le­gação do PCP que vi­sitou, logo a 30 de De­zembro, as fre­gue­sias de Ponta Del­gada e Bo­a­ven­tura,.

Para além de ma­ni­festar a so­li­da­ri­e­dade dos co­mu­nistas para com os ma­dei­renses afec­tados, Ri­cardo Lume deu ime­di­a­ta­mente nota da in­tenção do Pa­rido em apre­sentar duas ini­ci­a­tivas le­gis­la­tivas: a re­fe­rente aos apoios ex­tra­or­di­ná­rios, en­tre­tanto en­tregue for­mal­mente, e uma outra que visa «re­a­li­zação de um es­tudo téc­nico-ci­en­tí­fico, por uma en­ti­dade in­de­pen­dente, para a iden­ti­fi­cação dos fac­tores e nexos cau­sais que am­pli­aram a força des­tru­tiva das cor­rentes de água das chuvas in­tensas dos dias 24 e 25 de De­zembro».



Mais artigos de: PCP

PCP quer reverter a fusão dos hospitais em Coimbra

INI­CI­A­TIVA O Par­tido apre­sentou na As­sem­bleia da Re­pú­blica um pro­jecto de re­so­lução pela me­lhoria dos cui­dados de saúde no dis­trito de Coimbra e pela re­versão da fusão dos hos­pi­tais.

Construtores da Festa reuniram no Porto

Com a par­ti­ci­pação de mais de 60 ca­ma­radas e amigos, re­a­lizou-se no pas­sado dia 19 de De­zembro uma reu­nião de cons­tru­tores e ac­ti­vistas da Festa do Avante! da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal do Porto. Paulo Loya, membro do CC e da Di­recção da Festa!, sa­li­entou o im­por­tante êxito po­lí­tico e cul­tural que cons­ti­tuiu a edição de 2020, num quadro de grande exi­gência e de uma enorme ofen­siva que o Par­tido teve que en­frentar.

Du­rante a reu­nião, vá­rios ca­ma­radas, com ta­refas di­versas no âm­bito da Festa, par­ti­lharam as suas ex­pe­ri­ên­cias, dei­xando con­tri­butos para a me­lhoria da or­ga­ni­zação da maior ini­ci­a­tiva po­lí­tico-cul­tural na­ci­onal.

Com os olhos postos da pró­xima edição, foi com con­fi­ança que foi abor­dada a pre­pa­ração da Festa do Avante! de 2021, com des­taque para a venda an­te­ci­pada da EP e a pro­moção da Festa!

André Ventura quer «favor e benefício»

«O deputado André Ventura do Chega sabe que a lei não permite a sua substituição, mas ainda assim quis que lhe fosse criada uma situação de favor e um benefício a que sabe não ter direito». Foi assim que o PCP, através de João Oliveira, comentou o pedido de suspensão de mandato requerido por aquele eleito. Em declaração...

Requalificação do Bairro do SAAL em Ovar é promessa que tem de ser cumprida

O PCP não vai desistir de lutar para que seja concretizada a recuperação das habitações do Bairro do SAAL em Cortegaça, concelho de Ovar. Isso mesmo foi reiterado pelo Partido em visita e contacto com os moradores, no passado dia 22 de Dezembro. Em nota de imprensa divulgada pela Comissão Concelhia de Ovar do PCP,...

O Militante no novo ano

A primeira edição de O Militante de 2021 já se encontra disponível. A abertura e tema de capa é o XXI Congresso do PCP, ao qual são dedicadas cerca de um terço das páginas com a publicação das intervenções de encerramento de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do Partido, Francisco Lopes,...

Debates e manipulação

O frenesim mediático em torno dos debates televisivos entre os candidatos às eleições presidenciais começou. Depois de longos meses a ignorar cirurgicamente quase todos os candidatos, não há jornal, rádio ou televisão em que, por estes dias, não se multipliquem as análises, os comentários, os rankings, as pontuações,...