«Assessoria civil» da União Europeia arranca na República Centro-Africana
A União Europeia (UE) anunciou o lançamento de uma missão de assessoria civil na República Centro-Africana (RCA), a partir de 9 deste mês.
O Conselho Europeu aprovou «uma decisão para que se ponha em marcha a missão de assessoria civil da política comum de segurança e defesa da União Europeia na RCA», informa um comunicado de Bruxelas, divulgado a 30 de Julho.
A missão tem como objectivo «apoiar a reforma das forças de segurança interna, para que as autoridades locais possam mitigar os actuais problemas de segurança no país». Especialistas da UE trabalharão com o Ministério do Interior e com as forças de segurança interna da RCA.
Além disso, o Conselho Europeu prorrogou por dois anos o mandato da missão europeia de formação de militares no país africano.
Uma missão de paz das Nações Unidas, a Minusca, com mais de 13 mil militares e polícias, está presente na RCA desde 2014.
O país, antiga colónia de França e com um vasto historial de violência, golpes de Estado e intervenções de tropas francesas, continua afundado numa guerra civil. Isto, apesar de em Janeiro de 2019 o governo de Bangui e representantes de diversos grupos armados terem assinado um acordo para pôr fim ao conflito, desencadeado em 2013.
A ONU estima que a guerra na RCA – com reservas de urânio, petróleo, ouro e diamantes – tenha causado desde então milhares de mortos e um milhão de deslocados.