Sandra Pereira em Vila Real e Bragança confirma Partido ligado a quem trabalha

INTERVIR A deputada do PCP no Parlamento Europeu (PE), Sandra Pereira, esteve, no início do mês, nos distritos de Vila Real e Bragança em contacto directo com quem vive do seu trabalho.

Foi atestado o acerto da análise e propostas do PCP

No périplo transmontano de dois dias, a eleita do Partido em Estrasburgo reuniu com o Instituto do Vinho do Porto, a Cooperativa Agro-pecuária Mirandesa e a Associação dos Agricultores e Pastores do Norte, tendo recenseado problemas como a dificuldade de escoamento da produção no actual contexto; o novo quadro comunitário e o papel para que estão a ser secundarizadas as raças autóctones, nomeadamente no plano das medidas agro-ambientais e face aos regimes intensivos; a insuficiência dos apoios, o seu atraso e outras dificuldades colocadas sobretudo ao pequenos agricultores.

Para além de uma visita a uma padaria em Mirandela, a qual, sendo propriedade de comunistas, fez questão de continuar a laborar sem recurso ao lay-off, Sandra Pereira contactou outros micro, pequenos e médios empresários e suas associações na cidade, tendo atestado o acerto da análise e propostas do PCP quanto às respostas que estes reclamam do Governo em matéria de apoios na conjuntura de crise, e recebido queixas quanto à tentativa do Governo de retirar protagonismo às associações enquanto agentes de formação profissional.

A deputada no PE reuniu ainda com as uniões de sindicatos de Vila Real e de Bragança, tendo-lhe sido testemunhado o agravamento da exploração, que o patronato procura impor à boleia da emergência sanitária, avultando casos de suspensão abusiva dos contratos, roubo de subsídios e férias ou salários em atraso em empresas como a Faurécia, Continental, nos CTT, no Hotel São Lázaro e no Hotel Miraneve.

Os trabalhadores estão ainda confrontados com a ausência de transportes públicos nas ligações entre concelhos e entre as freguesias rurais e as vilas e cidades de cada concelho, bem como com a insuficiência de recursos humanos nos serviços públicos, denunciaram.

Água pública e feirantes
Por estes dias, os comunistas transmontanos levaram igualmente a cabo duas outras iniciativas, de luta e de esclarecimento. No Peso da Régua, a Comissão Concelhia do PCP protestou junto ao auditório Municipal contra o brutal aumento da água nos municípios da margem norte na CIM-Douro, uma acção que deu expressão à indignação das populações-alvo de aumentos de 300 e 400 por cento face a 2019. Já em Mirandela, foi distribuído o documento do Partido dirigido aos feirantes.

 



Mais artigos de: PCP

Por uma Administração Pública ao serviço do povo e do País

ASSEGURARO PCP dinamizou no dia 10, nas suas várias plataformas digitais, uma audição pública subordinada ao tema «Por uma Administração Pública ao serviço do Povo e do País», que debateu os problemas do sector e dos seus trabalhadores e a resposta do Partido.

Campanha de Fundos promissora no Algarve

ORGANIZAÇÃO Depois de ter decidido praticamente duplicar a sua meta na Campanha Nacional de Fundos, a Organização Regional do Algarve (ORAL) do PCP apresenta resultados promissores.

Paula Santos constatou problemas em Castelo Branco

A deputada do PCP e membro do Comité Central esteve, dia 6, em visita ao distrito de Castelo Branco. Na jornada, a eleita na Assembleia da República reuniu com a União de Sindicatos local, afecta à CGTP-IN, com a Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco (ADACB) e com vários agentes culturais. De acordo...

«O Militante» nas bancas

A edição de «O Militante» de Julho/Agosto já se encontra à venda. Neste número em que a Abertura afirma que «Os direitos defendem-se exercendo-os», constam ainda artigos «Sobre o trabalho de massas do Partido» e em torno da obra de Álvaro Cunhal «O Partido com Paredes de Vidro», sobre os 45...

Resistir ao fascismo desde o primeiro dia

O PCP foi, inquestionavelmente, o principal motor da resistência e da unidade antifascistas. As grandes jornadas de luta que marcaram todo o período da ditadura, a acção clandestina permanente, a dinamização de organizações e movimentos unitários, a definição do rumo para o derrubamento do...