CGTP-IN assinala 1.º de Maio com acções de luta e reivindicação

TRA­BA­LHA­DORES A CGTP-IN vai re­a­lizar no 1.º de Maio ini­ci­a­tivas em Lisboa, na Ala­meda Dom Afonso Hen­ri­ques, no Porto e ou­tras ci­dades, ga­ran­tindo a pro­tecção da saúde e o dis­tan­ci­a­mento sa­ni­tário dos par­ti­ci­pantes.

Ga­rantir em­prego, sa­lá­rios, ser­viços pú­blicos

A par­ti­ci­pação nas ini­ci­a­tivas – este ano sob o lema «Lutar! De­fender a saúde e os di­reitos dos tra­ba­lha­dores. Ga­rantir em­prego, sa­lá­rios, ser­viços pú­blicos» – será ne­ces­sa­ri­a­mente li­mi­tada, re­co­men­dando-se a não par­ti­ci­pação de re­for­mados e de cri­anças, tendo em con­si­de­ração as normas de pro­tecção hoje exis­tentes.

«Aqueles que es­tarão na rua re­pre­sen­tarão todos os tra­ba­lha­dores, num 1.º de Maio que não é uma sim­ples co­me­mo­ração, é uma acção em que fa­remos ouvir a voz dos tra­ba­lha­dores, da de­núncia do de­sem­prego, dos cortes dos sa­lá­rios, da in­cer­teza no dia de amanhã, da des­truição da vida de tantos tra­ba­lha­dores e da exi­gência de to­mada de me­didas», afirma a CGTP-IN, num co­mu­ni­cado ontem di­vul­gado.

No Dia In­ter­na­ci­onal do Tra­ba­lhador ha­verá também, du­rante todo o dia, em www.cgtp.pt e nas redes so­ciais da In­ter­sin­dical, um vasto con­junto de ini­ci­a­tivas, ani­mação e ví­deos que re­flec­tirão a re­a­li­dade vi­vida pelos tra­ba­lha­dores nos lo­cais de tra­balho, em­presas e ser­viços, mas também as rei­vin­di­ca­ções dos re­for­mados e pen­si­o­nistas

Ga­rantir
di­reitos

Em co­mu­ni­cado de 19 de Abril, a CGTP-IN alertou ainda para uma cam­panha, «le­vada a cabo por quem ainda não de­sistiu de acertar contas com o 25 de Abril e as suas con­quistas e va­lores», que «pre­tende im­pedir as co­me­mo­ra­ções da re­vo­lução que de­volveu aos tra­ba­lha­dores e ao povo por­tu­guês a li­ber­dade, a de­mo­cracia e um vasto con­junto de va­lores e de di­reitos que con­ti­nu­amos a de­fender e a exigir que sejam cum­pridos na to­ta­li­dade», mas também que «no 1.º de Maio os tra­ba­lha­dores não possam ex­pressar a sua in­dig­nação face à si­tu­ação que estão a viver».

Nesse sen­tido, a In­ter­sin­dical re­a­firma que é «im­pres­cin­dível que sejam ga­ran­tidos os di­reitos e in­te­resses dos tra­ba­lha­dores» e anuncia que, por não se re­a­lizar o ha­bi­tual des­file na Ave­nida da Li­ber­dade, para fes­tejar a Re­vo­lução dos Cravos, os seus di­ri­gentes vão cantar a «Grân­dola, Vila Mo­rena» e o Hino Na­ci­onal na sua sede na­ci­onal, em Lisboa.



Mais artigos de: Trabalhadores

Obtidos resultados positivos de lutas actuais e antigas

PER­SISTÊNCIA Tra­ba­lha­dores e sin­di­catos con­se­guiram acabar com dis­cri­mi­na­ções, de­fender a car­reira de guarda-flo­restal, pre­servar di­reitos ame­a­çados e acordar me­lho­rias sa­la­riais e ou­tras.

Sindicatos exigem nas escolas reforço de recursos

ALERTA A Fen­prof avisou que o re­gresso a aulas pre­sen­ciais de­pende do con­trolo da epi­demia e de me­didas ex­cep­ci­o­nais, en­quanto a FNSTFPS acusa o Go­verno de se pre­parar para des­pedir não do­centes.

Em lay-off com salário integral

A publicação da Portaria 94-A, de 16 de Abril, «abre a porta à interpretação de algum patronato de que, nas situações de lay-off, a retribuição do trabalhador não deve ter em conta todas as rubricas remuneratórias». O alerta foi dado pela Fectrans/CGTP-IN, no dia 18, realçando que, segundo o Decreto-Lei n.º 10-A/2020,...

«Tudo aos accionistas» da Galp

Na assembleia-geral, dia 24, os accionistas da Galp Energia deverão aprovar a proposta da administração, para que se mantenha a prevista distribuição de dividendos, relativos a 2019, «como se nada tivesse acontecido», alertou a Comissão Central de Trabalhadores da Petrogal. Para a CCT da maior empresa do grupo, «é...

EDP paga bem...

A assembleia-geral de accionistas da EDP decidiu, dia 16, distribuir em dividendos, relativos a 2019, o valor de 694,74 milhões de euros, bem superior aos lucros consolidados, que no ano passado foram de 511,7 milhões de euros. Os accionistas aprovaram ainda os honorários de 2020 para os membros dos corpos gerentes das...