A 4, 5 e 6 de Setembro lá estaremos, na Festa
PREPARAÇÃO Perante os tempos complexos e incertos em que vivemos, há quem se interrogue como será este ano a Festa do Avante!? É a 4, 5 e 6 de Setembro, na Quinta da Atalaia, e já está a ser preparada.
Quem constrói, faz funcionar e visita a Festa terá este ano melhores condições
Como tem vindo a suceder ano após ano, e sobretudo após a aquisição da Quinta do Cabo e a sua incorporação no terreno da Festa, estão a ser melhoradas as condições para quem a visita, constrói e faz funcionar de modo tão militantemente dedicado.
Com o início das jornadas de trabalho marcado para 6 de Junho, estão a ser construídos dormitórios no parque de campismo, a partir de materiais usados em edições anteriores: o resultado final será uma significativa melhoria nas condições de acolhimento dos construtores da Festa.
É ainda para melhorar as condições de construção e funcionamento da Festa que estão a ser ampliados e qualificados os estaleiros e toda a zona adjacente, com realce particular para os balneários, que sofrerão obras profundas de requalificação.
No terreno propriamente dito, as melhorias serão também visíveis. A rega automática está a ser expandida e e vai ser semeada relva, de modo a garantir um manto vegetal mais amplo para uma estadia mais agradável nos três dias da Festa. Serão reforçados aspectos como os locais para lavar as mãos (munidos do respectivo líquido), a limpeza regular das instalações sanitárias e a recolha selectiva de resíduos.
Rápido e cómodo
A deslocação em transporte público até à Festa do Avante! é a melhor opção, qualquer que seja o local de origem na Área Metropolitana de Lisboa: é não apenas a mais económica, sobretudo desde o recente alargamento do passe social intermodal, como a que mais contribui para a preservação do ambiente. Os horários estão disponíveis nos sítios da Internet de cada uma das empresas (Fertagus, TST, SulFertagus ou Transtejo).
Os acessos rodoviários são fáceis e encontram-se em boas condições, quer se venha do Centro e Norte do País como do Sul. Nas proximidades da Festa existem parques de estacionamento de apoio, nomeadamente o parque Refer (iluminado e policiado), junto à estação ferroviária de Foros de Amora, com ligação directa em transporte colectivo até ao recinto. Logo após a Ponte da Fraternidade, encontra-se o Parque Maria Pires.
As excursões organizadas – há várias, de vários pontos do País – são igualmente uma boa opção para quem pretenda usufruir da Festa. São cada vez mais as que incluem estadia em hotel e deslocação entre este e a Quinta da Atalaia, ficando os autocarros estacionados bem perto, junto à Quinta do Cabo. Para esclarecer condições e proceder à inscrição, basta contactar os Centros de Trabalho do PCP.
Acampamento
Acampar é uma excelente opção para quem deseje viver plenamente a Festa do Avante! e tudo o que ela tem para oferecer. O acampamento localizado nas proximidades do recinto possui vigilância, bar, espaços próprios para fogões e lavagem de louça, instalações sanitárias com limpeza regular e área específica para caravanas. Este ano, abre às 10 horas de 4 de Setembro, sendo divulgados em breve, na página da Festa na Internet, o regulamento e valores de estadia. Podem ser realizadas pré inscrições em [email protected]