89 anos do Avante! festejados com confiança

COMEMORAÇÃO O 89.º aniversário do órgão central do PCP continuou esta semana a ser assinalado com brio pelo papel que continua a desempenhar e pela confiança no futuro.

O órgão central do PCP assume importância na intervenção quotidiana

Entre sexta-feira e domingo, foram sete as iniciativas ocorridas em cinco distritos, a última das quais em Ferreira do Alentejo, onde 25 camaradas e amigos se juntaram num almoço que contou com a presença de Hugo Janeiro, redactor e membro do colectivo do Avante! Que esteve também na sexta-feira, 21, e no sábado, 22, em jantares comemorativos nos centros de trabalho de Faro e de Olhão, iniciativas que mobilizaram, respectivamente, 50 e 25 pessoas, e nas quais, à semelhança do que fez depois em Ferreira do Alentejo, sublinhou que o papel do órgão central do PCP honra o passado, assume crescente importância na intervenção quotidiana e reforço da organização e prestígio do Partido, na batalha ideológica e na ligação e influência dos comunistas junto das massas.

Também no dia 22, domingo, Domingos Mealha, da redacção do Avante!, esteve no novo centro de trabalho de Leiria para uma sessão, seguida de lanche-convívio, em que mais de duas dezenas de militantes e amigos debateram a importância do jornal comunista e da sua mais ampla difusão, não tendo sido esquecido o facto de a iniciativa se realizar na terra de José Moreira, destacado construtor do Avante! clandestino e cujos 70 anos do seu assassinato pela PIDE a Organização Regional de Leiria do PCP assinalou recentemente.

Domingos Mealha esteve, ainda, dia 20, no almoço comemorativo dos 89 anos do Avante! organizado pela célula do PCP da Festa do Avante!, com mais de meia centena de camaradas a participarem num vivo convívio.

Na semana anterior, quando se realizou a maior parte das iniciativa para assinalar o 89.º aniversário do órgão central comunista, cerca de 80 militantes e não-militantes estiveram num almoço-convívio, domingo, 16, nas instalações do Rancho Folclórico Regional da Palhota e da Venda do Alcaide, na Freguesia de Palmela. Armando Morais fez a intervenção central. Este membro da Comissão Central de Controlo do PCP tinha já participado e intervindo, dia 8, noutro almoço comemorativo ocorrido no centro de Trabalho do Barreiro, com cerca de 30 camaradas presentes.

Para além das já referidas iniciativas, dias 20 e 22, decorreram almoços comemorativos do Avante! também em Tires, com Rui Mota, das Edições Avante!, em Paço de Arcos, com Manuel Rodrigues, director do Avante! e membro da Comissão Política. Decorreram ainda iniciativas promovidas pelas organizações de freguesia do Alto Seixalinho e da Verderena.



Mais artigos de: PCP

Cultura superintensiva preocupa em Estremoz

O PCP quer que o Ministério da Agricultura esclareça qual a sua intervenção na instalação de culturas superintensivas em Veiros, Estremoz, como explica que as referidas culturas sejam instaladas em condições de confiarem com habitações, se tem conhecimento de algum estudo de impacto nas populações e no ambiente e o que...

Valorizar quem trabalha defender serviços públicos

O PCP contactou no dia 13, em Faro, com os trabalhadores da empresa municipal Fagar. Na iniciativa, levada a cabo no âmbito da acção nacional do Partido «Valorizar o trabalho e os trabalhadores. Não à exploração!», Vasco Cardoso, da Comissão Política do Comité Central, dirigiu-se aos trabalhadores sublinhando a...

Debates em Lisboa e Odivelas

A célula da Cultura Literária do Sector Intelectual de Lisboa do PCP promoveu, no passado dia 6, no Centro de Trabalho Vitória, uma sessão a propósito do livro «Comunistas Escritores», de Sérgio de Sousa. As muitas dezenas de pessoas presentes debateram com vivacidade a obra após as intervenções iniciais de Modesto...

Foi por amor

A proposta do PCP de instituição das regiões administrativas – debate e sua votação – foi completamente desprezada pela comunicação social que ou a silenciou por completo ou a atirou para um cantinho de jornal ou para uma referência minimalista num noticiário de que já ninguém se lembra. A mesma comunicação social que...