Valorizar quem trabalha defender serviços públicos

O PCP contactou no dia 13, em Faro, com os trabalhadores da empresa municipal Fagar. Na iniciativa, levada a cabo no âmbito da acção nacional do Partido «Valorizar o trabalho e os trabalhadores. Não à exploração!», Vasco Cardoso, da Comissão Política do Comité Central, dirigiu-se aos trabalhadores sublinhando a necessidade de «prosseguir a luta pelo aumento dos salários, pelo combate à precariedade, pelo respeito pelas normas de higiene e segurança no trabalho, pela valorização das carreiras e do conjunto dos direitos», informou, em nota de imprensa, a Direcção da Organização Regional do Algarve (DORAL) do PCP.

Para o PCP, foi ainda realçado, «é inaceitável que aqueles que diariamente asseguram a limpeza da cidade de Faro, a recolha do lixo ou o tratamento dos jardins e espaços verdes, não recebam a justa compensação pelo trabalho prestado».

«Os trabalhadores da FAGAR, vítimas do processo de criação de empresas municipais (promovido por PSD e PS), com a consequente degradação dos seus direitos e favorecimento de interesses dos grupos económicos privados, estão, tal como os restantes trabalhadores da administração pública e muitos dos trabalhadores do sector privado, há largos anos sem qualquer aumento salarial (com excepção da subida do salário mínimo nacional)», detalha também o texto.

Olhão e Loulé

Entretanto, já na semana passada, a Comissão Concelhia (CC) de Olhão do PCP emitiu um comunicado, dirigido a pescadores e mariscadores, no qual denuncia o encerramento em curso do serviço local da Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos. O Partido exige que o Governo proceda ao necessário investimento para manter em funcionamento aquele balcão essencial para a esmagadora maioria dos profissionais e para o sector.

O Partido contesta, igualmente, a disponibilidade da Câmara Municipal de Olhão para instalar o referido serviço no seu gabinete de pescas, uma vez que, considera o PCP, tal «apenas visa branquear o encerramento que o Governo PS quer concretizar» e «evitar que se levantem protestos».

A CC de Olhão do PCP assegura, por fim, «que não deixará de estar solidária com a luta e reivindicações» de pescadores e mariscadores e confirmou que vai questionar o Governo sobre a matéria por via do seu grupo parlamentar.

Também na semana passada, uma delegação composta por membros da Direcção Regional do Algarve e da CC de Loulé do PCP reuniu com a Administração Regional de Saúde do Algarve. O objectivo foi apurar a situação da prestação de Cuidados de Saúde Primários no concelho, tendo sido deixada a garantia de que a falta de médicos e de assistentes técnicos, bem como a falta de condições de meios será levantada pelo Partido junto da tutela.



Mais artigos de: PCP

89 anos do Avante! festejados com confiança

COMEMORAÇÃO O 89.º aniversário do órgão central do PCP continuou esta semana a ser assinalado com brio pelo papel que continua a desempenhar e pela confiança no futuro.

Cultura superintensiva preocupa em Estremoz

O PCP quer que o Ministério da Agricultura esclareça qual a sua intervenção na instalação de culturas superintensivas em Veiros, Estremoz, como explica que as referidas culturas sejam instaladas em condições de confiarem com habitações, se tem conhecimento de algum estudo de impacto nas populações e no ambiente e o que...

Debates em Lisboa e Odivelas

A célula da Cultura Literária do Sector Intelectual de Lisboa do PCP promoveu, no passado dia 6, no Centro de Trabalho Vitória, uma sessão a propósito do livro «Comunistas Escritores», de Sérgio de Sousa. As muitas dezenas de pessoas presentes debateram com vivacidade a obra após as intervenções iniciais de Modesto...

Foi por amor

A proposta do PCP de instituição das regiões administrativas – debate e sua votação – foi completamente desprezada pela comunicação social que ou a silenciou por completo ou a atirou para um cantinho de jornal ou para uma referência minimalista num noticiário de que já ninguém se lembra. A mesma comunicação social que...