Novo primeiro-ministro do Iraque promete executivo em poucos dias

O primeiro-ministro designado do Iraque, Mohammad Allawi, prometeu no domingo, 16, que apresentará dentro de dias um governo formado por figuras independentes dos partidos políticos. Allawi submeterá a proposta desse gabinete à consideração do parlamento em tempo recorde, apesar de a Constituição iraquiana lhe conceder até 30 dias para indicar o executivo, prazo que só expira a 2 de Março, informa a Prensa Latina a partir de Bagdad.

«Aproximamo-nos de um feito histórico, um gabinete integrado por pessoas competentes e imparciais, sem a intervenção de nenhum partido político», considerou o chefe do governo através das redes sociais.

A decisão de incluir ministros independentes cumpre uma das reivindicações das manifestações anti-governamentais iniciadas no Iraque a 1 de Outubro do ano passado. São também exigências do clérigo muçulmano xiita Moqtada Sadr, chefe do movimento Sairoon, força política que possui a maior bancada no congresso do país árabe.

Protestos massivos em Bagdade e no sul de maioria xiita têm exigido o fim da corrupção da elite governante, a quem os manifestantes responsabilizam pela deteriorada situação económica e social no Iraque.

No dia 1 de Fevereiro, Allawi foi encarregado de liderar a formação de um novo governo, após consenso entre os partidos políticos, embora o movimento Sairoon seja a única força política a apoiá-lo publicamente.

A posição desse grupo político confessional, que tem estabelecido alianças com forças seculares, foi de simpatia pela sublevação popular contra a elite governante mas mudou ao expressar apoio ao primeiro-ministro designado.

Agora, os manifestantes rejeitam Allawi – que em duas ocasiões foi ministro das Comunicações –, acusando-o de ser próximo dos dirigentes que governaram o país desde a invasão e ocupação do Iraque pelos Estados Unidos, em 2003.

Como resultado dessa presença estrangeira, o Iraque sofre uma grave crise económica e social, com marcadas contradições entre pobres e ricos, além de enormes carências em sectores como a saúde, a educação e o emprego.




Mais artigos de: Internacional

Exército da Síria e aliados libertam Alepo e arredores

AVANÇO O exército da Síria e seus aliados prosseguem o avanço nas províncias de Alepo e Idlib, libertando localidades e vias importantes. No plano diplomático, Rússia e Turquia discutem situação na zona desmilitarizada de Idlib.

A primeira dívida é com o povo, afirma o presidente da Argentina

A primeira dívida que temos é com o povo, afirmou o presidente da Argentina, Alberto Fernández, numa referência à pesada dívida externa que o país enfrenta. As declarações foram feitas na sexta-feira, 14, em Buenos Aires, durante a abertura de novas instalações na Universidade de Hurlingham,...

Protestos anti-governamentais no Líbano continuam apesar de governo de «peritos»

Quatro meses depois do início do levantamento popular no Líbano, continuam com vigor as manifestações contra as elites governantes e o sistema político, apesar da recente instalação de um executivo de «peritos independentes». O governo de Hassan Diab, professor universitário que se tornou primeiro-ministro, não responde...

Faleceu Marcelino dos Santos dirigente histórico da FRELIMO

O Secretariado do Comité Central do PCP dirigiu uma mensagem ao Comité Central da FRELIMO transmitindo as mais sentidas condolências e os sentimentos de fraternal solidariedade dos comunistas portugueses, pelo falecimento de Marcelino dos Santos, dirigente histórico da FRELIMO. Na mensagem...

PCP solidário com povo chinês e o PCC no combate ao coronavírus

O PCP expressou ao Partido Comunista da China (PCC) a solidariedade dos comunistas portugueses com o povo chinês, o PCC e as autoridades e equipas competentes envolvidas no combate ao surto epidémico do coronavírus, procurando minimizar os seus efeitos e prevenir a sua propagação. Na sua mensagem, o PCP valorizou as...

A grande purga de Donald Trump

O mais que esperado naufrágio do processo de destituição de Trump na câmara alta do Congresso providenciou o ensejo esperado pelo presidente para acelerar a grande purga. Dos serviços secretos às forças armadas passando pela Justiça, as nomeações de Trump são diárias e têm sempre o mesmo...