«Em defesa dos nossos rios» arranca hoje no distrito do Porto

CAMPANHA Lutar pela despoluição, requalificação e preservação dos cursos de água e zonas envolventes no grande Porto é o objectivo de uma campanha do PCP que hoje se inicia.

Os rios despoluídos poderão ser factor de coesão e desenvolvimento

A acção de âmbito regional tem hoje, 16, a sua primeira iniciativa na Casa do Infante, no Porto, em torno do estuário do Douro, com a participação de Vladimiro Vale, da Comissão Política do Comité Central do PCP, Ilda Figueiredo e Rui Sá, autarcas da CDU, do ambientalista Paulo Silva, do Movimento de Defesa do rio Tinto, e do professor universitário Bordalo e Sá. Todavia, a campanha está projectada para se desenvolver ao longo dos próximos meses, conforme foi divulgado em conferência de apresentação ocorrida segunda-feira, 13, no CT da Boavista do Partido.

No lançamento da campanha «Em defesa dos nossos rios», a Direcção da Organização Regional do Porto do PCP (DORP) sublinhou a «importância estratégica dos rios na região» e a «urgência de medidas para a despoluição, preservação e requalificação». Não apenas dos cursos de água mas também das áreas adjacentes, condições indissociáveis «da garantia de melhor qualidade de vida e da preservação ambiental», frisou.

Nesse sentido, um dos objectivos centrais será a exigência, ao Governo e às autarquias, da «programação de planos de recuperação».

Factores de progresso

«Os rios despoluídos poderão ser factor de coesão social e desenvolvimento económico, assim exista vontade política em tomar medidas para aumentar a cobertura da rede de saneamento, garantir a eficiência das várias ETAR’s da região e combater as descargas clandestinas, sejam estas da indústria e agro-pecuária, ou até dos barcos turísticos que navegam o Douro», considera por outro lado a DORP, que concentrando críticas nas «concessões e privatizações dos serviços de água e saneamento», alerta que estas, «para além do aumento do custo da água para a população e das taxas elevadíssimas e incomportáveis para ligação à rede pública de saneamento, promoveram a desarticulação na gestão entre os vários concelhos, prejudicado uma resposta inter-concelhia integrada e continuada no combate à poluição».

Exemplos de cursos de água comprometidos são «a crescente contaminação das águas do Douro» ou «as recentes desclassificações das praias Fluviais de Zebreiros e Melres», realçou igualmente a DORP.

No âmbito da campanha «Em defesa dos nossos rios», estão agendadas, para o próximo mês de Fevereiro, «visitas ao longo das margens dos rios Ferreira e Ave, envolvendo deputados do Grupo Parlamentar do PCP. Ao longo de primeiro semestre [deste ano], estão ainda consideradas acções envolvendo autarcas e dirigentes do PCP, mas também populações e associações de defesa do ambiente, em torno, dos rios Leça, Onda, Sousa, Tâmega, Tinto, Torto, Uima, Febros», bem como ribeiras dos vários concelhos», informou a DORP.



Mais artigos de: PCP

Luta na Provise merece saudação

TRABALHADORES O PCP considera que a luta que os trabalhadores da empresa de vigilância Provise levam a cabo na Madeira precisa de toda a solidariedade.

Alerta na vigilância

O início de 2020 tem sido negro para os trabalhadores do sector da vigilância, uma vez que se vêem «confrontados com a assinatura de um novo contrato» e, a esse pretexto, com «a tentativa de roubo de direitos como a antiguidade» e até ameaça de despedimento, denuncia um comunicado do PCP para o sector. A desencadear a...

PCP exige saúde em Maceda

A Comissão Concelhia de Ovar do PCP não aceita que o pólo de Maceda da Unidade de Saúde Familiar Laços continue encerrado, tanto mais que esta é a única freguesia do concelho que não dispõe de um centro ou extensão de saúde. Os comunistas ovarenses recordam que o equipamento foi inaugurado em...

Orçamento: ocultação e mistificação

Muito se tem escrito e dito sobre a votação do Orçamento do Estado para 2020, particularmente em torno do voto de abstenção do PCP. Exemplo da autêntica confusão que reina nos centros de poder mediático têm sido as sucessivas prédicas dominicais de Marques Mendes. Depois de semanas em que não se cansou de adivinhar essa...