PCP quer aposta estratégica nas nossas potencialidades

PRODUÇÃO Um País com um défice agroalimentar pesado devia apostar no desenvolvimento das suas potencialidades, considerou Jerónimo de Sousa em visita ao SISAB.

Portugal acumula défices estruturais

No final do périplo realizado anteontem pelo Salão Internacional do Sector Alimentar e Bebidas, que decorreu em Lisboa, o Secretário-geral do PCP, acompanhado pelo primeiro candidato da CDU às eleições para o Parlamento Europeu, agendadas para o próximo dia 26 de Maio, João Ferreira, sublinhou que a iniciativa ajuda a desconstruir «o mito do País pobrezinho, sem possibilidades».

Com efeito, as cerca de 500 empresas de quase 30 sectores que ali mostraram 6500 produtos e marcas portuguesas, «muitas vindas do Interior com produtos de grande qualidade», notou, são a prova evidente da existência de «potencialidades na produção nacional».

Falta, todavia, «uma aposta estratégica» naquelas, orientação política de fundo que para Jerónimo de Sousa é tão mais importante e actual quanto se sabe que Portugal acumula défices estruturais, particularmente no que diz respeito ao agroalimentar, onde o saldo negativo anda na ordem dos três mil milhões de euros, referiu.

Nesse sentido, o dirigente comunista reclamou o avanço para tal opção estratégica e a sua tradução em apoios para empresas que, de outra forma, continuarão a enfrentar dificuldades de expansão pese embora tenham enormes potencialidades.




Mais artigos de: PCP

Levar a luta mais longe com mais força à CDU

AVEIRO A luta das mulheres pelo exercício dos seus direitos e pela participação em igualdade tem de ser levada até ao voto. Esta foi uma das ideias desenvolvidas, sexta-feira, durante um jantar em Albergaria-a-Velha, integrado nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, com mais mais de 200 pessoas, promovido pela Direcção da Organização Regional de Aveiro (DORAV) do PCP, com João Ferreira e Jerónimo de Sousa.

Prioridade ao reforço do Partido na Marinha Grande

A Organização Concelhia da Marinha Grande do PCP realizou a sua 13.ª Assembleia com os olhos postos no fortalecimento do colectivo e na ligação à vida. A reunião magna dos comunistas marinhenses decorreu ao longo de todo o dia de sábado, 16, culminando um intenso processo de discussão democrática em torno do Projecto de...

Greve é direito inalienável

O PCP adverte que o parecer da Procuradoria-Geral da República sobre a questão do direito à greve, divulgado a respeito de «uma situação concreta ligada com um processo em curso no sector da enfermagem – que é controverso e perigoso, ataca o Serviço Nacional de Saúde e afecta o prestígio e as justas preocupações e...

Unidade e determinação marcam assembleia dos comunistas da Península de Setúbal

ORGANIZAÇÃO A Casa da Cultura do Barreiro, junto ao complexo industrial onde funcionou durante décadas a CUF/Quimigal, e onde laboram ainda hoje diversas empresas, acolheu no domingo, 27, a 10.ª Assembleia da Organização Regional de Setúbal do PCP. O reforço do Partido e o desenvolvimento regional foram temas em destaque.

EP já está à venda

A Entrada Permanente para a 43.ª Festa do Avante!, que se realiza nos próximos dias 6, 7 e 8 de Setembro, já se encontra disponível nos centros de trabalho do PCP, através da Ticketline e noutros locais habituais. O título dá acesso à maior iniciativa político-cultural em Portugal e a todos os...

«Alternativa Patriótica e de Esquerda»

Lançado no final do mês da Janeiro e, desde então, disponível para aquisição nos centros de trabalho do PCP ou junto da Editorial «Avante!, o livro «Alternativa Patriótica e de Esquerda», elaborado com base nas intervenções na Conferência Nacional do PCP sob a mesma consigna, encontra-se a partir de hoje à venda nos...