Novos valores têm palco na Festa do Avante! 2019

CULTURA Já se encontram abertas as inscrições para o 22.º Concurso de Bandas para o Palco Novos Valores e para a Bienal de Artes Plásticas da Festa do Avante!, que este ano se realiza a 6, 7 e 8 de Setembro.

A edição deste ano decorre sob o lema «Tocar por Abril»

A edição deste ano decorre sob o lema «Tocar por Abril», comemorando, desta forma, os 45 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974, indissociável da luta pelo acesso universal à cultura, pelo cumprimento da Constituição da República Portuguesa no seu artigo 78º, e da denúncia dos entraves no acesso à fruição musical. O que são, de resto, marcas de um projecto que, ao longo dos seus 22 anos, se tem afirmado como derelevante expressão político-cultural,mobilizandoe motivando a participação de largas dezenas de bandas nacionais e milhares de jovens em todo o País.

Organizado pela Juventude Comunista Portuguesa, o Concurso de Bandas para o Palco Novos Valores (cuja a ficha de inscrição e regulamento se encontram disponíveis na página da JCP na Internet), representa a oportunidade para as jovens bandas mostrarem e afirmarem o seu trabalho.

Observando os pressupostos do regulamento, as candidaturas podem ser entregues num Centro de Trabalho do PCP (com a indicação expressa de ser centralizada na Organização Regional da JCP), na Sede Nacional da JCP (Rua Rodrigues Sampaio, nº 18, 4º andar ,1050-280 Lisboa), ou enviadas por correio electrónico para [email protected] ou para o endereço de e-mail da JCP.

Em 2019, as eliminatórias terão lugar entre os meses de Março e Junho, e as eliminatórias finais de apuramento para o Palco Novos Valores decorrem em agrupamentos de regiões de Braga, Bragança e Vila Real; Porto e Viana do Castelo; Leiria e Santarém; Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Guarda e Viseu; e nas regiões de Lisboa, Setúbal, Alentejo e Algarve.

É de luta

Apesar da política de desinvestimento de sucessivos governos, dos preços excessivos dos instrumentos, aulas, salas de ensaio e estúdios, entre outras limitações, a história do Concurso de Bandas demonstra que vale a pena lutar.

Em 2018, foi conquistada a redução do IVA, de 23 para 13 por cento sobre os instrumentos musicais. Em 2019, alcançou-se a redução do IVA nos espectáculos culturais para 6 por cento. Estas foram medidas propostas pelo PCP que tornam a criação e fruição culturais mais acessíveis e significam vitórias que acompanham as justas reivindicações deste sector, afirmadas também no Concurso de Bandas e no Palco Novos Valores, em diversas campanhas como a da exigência de 1 por cento de financiamento para a Cultura, que todavia prossegue, ou a campanha «Aumenta o som, baixa o IVA», cujos resultados são evidentes.

Ao longo dos anos, passaram pelo Palco Novos Valores nomes do panorama musical nacional como Vado Más Ki Ás, Chullage, Yellow W Van, Dama Bete, Linda Martini, Pás de Problème, entre outros.

Pelo seu enorme alcance, o Concurso de Bandas tem um papel fundamental na divulgação da Festa do Avante! - festa única, com um ambiente singular de fraternidade e solidariedade. Uma Festa que a juventude tornou sua e que é de luta pelos valores de Abril.

 

Abriu o concurso para a Bienal

Tem lugar este ano a XXI edição da Bienal da Festa do Avante!, um concurso aberto a todas as obras e disciplinas artísticas, nomeadamente desenho, escultura, fotografia, gravura, pintura e vídeo. As inscrições decorrerão até 31 de Maio e, para saber como concorrer, basta consultar o regulamento que se encontra disponível na página da Festa do Avante! na Internet, em www.festadoavante.pt.

A Bienal assume-se como um contributo para o enriquecimento cultural dos visitantes da Festa, permitindo aos milhares de pessoas que a percorrem o contacto com uma exposição de artes visuais com largas dezenas de obras e autores.



Mais artigos de: PCP

PCP denuncia exploração junto dos trabalhadores da Meo

Militantes do PCP estiveram no dia 16 em Santarém, junto ao local onde se realizava a reunião nacional dos trabalhadores que vendem produtos Meo/Altice porta-a-porta, a distribuir um folheto sobre os problemas destes trabalhadores e das formas específicas que assume a exploração de que são alvo. Os comunistas começam...

«Determinante é a política do Governo»

Reagindo à remodelação governamental «justificada com a indicação como candidatos ao Parlamento Europeu de actuais titulares de cargos governativos», o PCP sublinha que as alterações são «da estrita decisão do primeiro-ministro». «Para o PCP, para lá do papel a partir da perspectiva pessoal de cada ministro e de como...

Valorizar reformas e pensões

O PCP está a distribuir um folheto dirigido aos reformados e pensionistas no qual reafirma a sua defesa de «melhores pensões» e «condições de vida dignas». Valorizando o que foi possível alcançar nos últimos anos graças à luta desta importante camada social e à sua própria acção, o PCP lembra...

Avançar é preciso!

A campanha do PCP «Andar para trás não. Avançar é preciso!» prossegue com as organizações do Partido a levaram para a rua o esclarecimento e a mobilização para a necessidade de dar passos adiante na solução dos problemas nacionais. Em Ovar, no sábado, 16, junto ao Mercado Municipal, a distribuição do folheto de apoio à campanha foi o mote para que os militantes comunistas chegassem à conversa para dar a conhecer as soluções que o Partido preconiza, respostas, salientou-se, que tanto mais próximas de serem alcançadas quanto maior for o reforço dos comunistas e dos seus aliados, designadamente da influência e peso eleitoral da CDU nos próximos actos eleitorais.