Solidariedade com a Palestina
Assinalando o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano, o Movimento Pelos Direitos do Povo Palestino e Pela Paz no Médio Oriente (MPPM) realiza, no próximo dia 29, uma sessão pública, às 18h00, na Casa do Alentejo, Lisboa.
O debate contará com as intervenções de Carlos Almeida, vice-presidente do Movimento; Nabil Abuznaid, embaixador da Palestina em Portugal; Pezarat Correia, oficial general, militar de Abril; António Bernardo Colaço, juiz conselheiro jubilado, membro da Associação Portuguesa de Juristas Democratas (APJD); Zeinab Elghounaimi, jurista na Palestina (Gaza) e membro do Bureau da Associação Internacional de Juristas Democratas (AIJL); Jamila Madeira, deputada, do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Palestina.
No dia 30 de Novembro, o MPPM e o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) promovem, no Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, a partir das 9h30, o seminário «Palestina: história, identidade e resistência de um país ocupado». Para as 16h30 está agendado um momento cultural com Maria do Céu Guerra. Às 17h00 será inaugurada a exposição «Esta bandeira da esperança». O seminário encerra com a degustação de sabores palestinianos.
AIJL em Lisboa
Nos dias 30 de Novembro, 1 e 2 de Dezembro, a Faculdade de Direito de Lisboa (FDL) acolhe uma reunião do Bureau da Associação Internacional de Juristas Democratas (AIJD) para delinear a estratégia e as temáticas do seu próximo congresso, que se vai realizar em Argel, em Setembro do próximo ano.
No primeiro dia de trabalhos, na sala 12.09 da FDL tem lugar, às 18h00, uma sessão, promovida pela APJD, sobre o 70.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem, com o conferencista Miguel Régio de Almeida. A iniciativa conta ainda com as intervenções de Pedro Caridade Freitas, do Centro de Investigação da Ulisboa, Jeanne Mirer, presidente da AIJD, Lopes de Almeida, da APDJ, e Roland Weyl, um dos subscritores da histórica e sempre actual Declaração.