JCP cresce nas faculdades de Lisboa

No sábado, 17, o Centro de Trabalho (CT) Vitória, em Lisboa, acolheu a 19.ª Assembleia da Organização do Ensino Superior de Lisboa (AOESL) da JCP. Sob o lema «Por um Ensino Superior com futuro, massificar a luta, reforçar a organização», esta assembleia foi construída a partir da intervenção dos jovens comunistas nas faculdades de Lisboa, procurando conhecer a realidade e as aspirações dos estudantes.

A discussão permitiu aprofundar o conhecimento sobre a situação, bem como traçar as linhas de trabalho para a intervenção neste espaço e para o reforço da JCP, elemento essencial para dar mais força à luta por um Ensino Superior justo.

Saudação à luta
Na AOESL foi aprovada uma saudação às lutas dos estudantes do Ensino Superior, «batalhas» que «permitem transformar o futuro».

No documento alerta-se para «as fracas condições materiais e das infra-estruturas», como acontece na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, antigas instalações da Escola Superior de Dança e Escola Superior de Teatro e Cinema.

Os jovens comunistas criticam, também, as «tentativas de repressão e intimidação a estudantes que distribuem documentos de carácter política nas faculdades», como acontece na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e a «expulsão de alunos com propinas em atraso das salas de exame», como se verifica no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

Estas são situações que se verificam um pouco por todo o País. São «milhares de estudantes que não têm condições em residências, com bolsas em atraso, forçados a trabalhar para pagar os estudos e com as suas vidas muito dificultadas pelas condições precárias do Ensino Superior», refere o texto da saudação.

Àqueles que pensam que «não vale a pena» lutar e que «nada irá mudar», a JCP dá como exemplo a reposição do desconto de 25 por cento do passe sub23 e o congelamento do valor máximo das propinas e a descida do preço das propinas para 856 euros, perspectivada para o próximo ano lectivo. Estas medidas foram alcançadas pela luta dos estudantes, aliada à acção institucional do PCP no quadro da Assembleia da República.

 



Mais artigos de: Nacional

Congresso do MURPI prossegue a luta dos reformados

REIVINDICAÇÕES Sob o lema «Força de Abril. Envelhecer com direitos», no próximo domingo, 25 de Novembro, realiza-se no Fórum Lisboa o 9.º Congresso do MURPI, Confederação que, este ano, comemora 40 anos de existência.

CDU vota contra retrocesso no concelho de Almada

OPOSIÇÃO Dando continuidade a um conjunto de obras lançadas pela CDU, com um ano de atraso, o plano e orçamento da Câmara Municipal de Almada para 2019 esconde a visão que o PS tem para o futuro.

Estudantes do Superior exigem melhores condições

LUTA Sob o lema «o futuro tem a corda ao pescoço!», os alunos do Ensino Superior, de vários pontos do País, saíram à rua para manifestar o seu descontentamento com o subfinanciamento do sector.

Cultura saiu à rua em Lisboa por 1% por todos e para todos

Sob o lema «A Cultura sai à rua! 1% por todos e para todos», na segunda-feira, 19, centenas de pessoas estiveram concentradas no Rossio, em Lisboa, para reclamar a «atribuição de 1% dos Orçamentos do Estado (OE) à Cultura como patamar mínimo» e a «fixação de 1% do PIB (Produto Interno Bruto)...

Lisboa aprova Estratégia Municipal de Intervenção na área da prostituição

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) aprovou, no dia 15 de Novembro, com os votos do PCP, PS e CDS, uma «Estratégia Municipal de Intervenção na Área da Prostituição», proposta que o PCP apresentou em Junho passado. O BE votou contra o documento, tendo apresentado uma outra proposta que apenas mereceu a aprovação dos seus...

Solidariedade com a Palestina

Assinalando o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano, o Movimento Pelos Direitos do Povo Palestino e Pela Paz no Médio Oriente (MPPM) realiza, no próximo dia 29, uma sessão pública, às 18h00, na Casa do Alentejo, Lisboa. O debate contará com as intervenções de Carlos Almeida, vice-presidente do...