População e Câmara Municipal do Seixal exigem rapidez na construção do hospital

HOSPITAL População e município seixalenses lamentam que a concretização do hospital no concelho não tenha avançado em 2017 nem se perspective que suceda em 2018, o que constitui um adiamento do compromisso assumido pelo Governo PS.

A paciência dos utentes está a esgotar-se e a luta irá intensificar-se

Image 24005

«Este equipamento tinha dez milhões de euros inscritos no Orçamento do Estado para 2017 (OE2017) e nem um cêntimo avançou», denunciou, sexta-feira, 17, o presidente da autarquia. «Não é justo para a população do concelho e da região que o processo de construção do Hospital no Seixal se mantenha cativo ano após ano», considerou Joaquim Santos, citado pela Lusa.

O presidente da Câmara Municipal do Seixal reagia assim às declarações proferidas pelo ministro das Finanças na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa. Mário Centeno garantiu que a primeira fase do Hospital do Seixal vai avançar ainda este mês, mas admitiu que o fundamental do investimento, estimado em cerca de 60 milhões de euros, só será feito em 2019.

«A autarquia irá contactar o senhor ministro da Saúde para perceber o que se passa e, uma vez mais, reivindicar o cumprimento do protocolo estabelecido com o Ministério da Saúde», assegurou ainda Joaquim Santos na reacção às palavras do responsável governamental.

Na quarta-feira, 15, a Comissão de Utentes da Saúde do Concelho do Seixal dirigiu-se a todos os partidos com assento na Assembleia da República referindo que perante o defraudar das expectativas «a paciência dos utentes está a esgotar-se e a luta irá intensificar-se».

A estrutura unitária relembra que «depois de diversos avanços e recuos e de intensa luta dos utentes, finalmente, no OE2017, vem contemplada uma verba para o lançamento do concurso público para o projecto de arquitectura e especialidades técnicas.

«Em 9 de maio de 2017, durante o acto de assinatura do acordo de colaboração para a instalação do novo Centro de Saúde de Corroios, o senhor secretário de Estado da Saúde afirmou publicamente que o Hospital do Seixal estaria ao serviço da população até ao final de 2019, no que foi corroborado pela senhora presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo».
Já «em Junho de 2017, o primeiro-ministro, de visita ao distrito de Setúbal, anunciou o desenvolvimento do processo de construção do Hospital do Seixal». Além do mais, António Costa assegurou «que se deslocaria ao concelho para anunciar formalmente o seu lançamento, o que nunca aconteceu».

O que hoje se verifica é que a «verba de 10 milhões de euros orçamentada [em 2017] se encontra cativa no Ministério das Finanças». Pior ainda, a «verba para a construção do Hospital do Seixal não está contemplada no Orçamento do Estado para 2018, evidenciando que o Governo não pretende iniciar a execução da obra no próximo ano, comprometendo as promessas feitas à população de ter o Hospital a funcionar até ao final de 2019», acrescenta a Comissão de Utentes, que conclui apelando aos deputados que intervenham para que o montante necessário ao arranque da construção daquela unidade de saúde «seja efectivamente contemplado no OE2018, ainda em discussão».

 



Mais artigos de: Nacional

Alunos de Belmonte entrevistam Jerónimo de Sousa

EDUCAÇÃO O Secretário-geral do PCP foi o primeiro convidado do projecto educativo «À descoberta de personalidades nacionais», dirigido aos alunos do terceiro e quarto ano do Centro Escolar de Belmonte.

CDU na rua pelo direito à cidade

Os vereadores eleitos pela CDU na Câmara Municipal de Lisboa, João Ferreira e Carlos Moura, iniciaram, segunda-feira, 20, uma semana de contacto com a população e trabalhadores. Com o mote «Defender o direito à cidade», a iniciativa prolonga-se até amanhã com...

Solidariedade com o povo palestiniano

O Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente – MPPM e o Núcleo de Faro do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) assinalam, na próxima semana, o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano, instituído na sequência da...

Utentes debatem serviços públicos

«Pela defesa e melhoria dos serviços públicos» é o lema do 13.º Encontro Nacional de Comissões e Associações de Utentes dos Serviços Públicos, que se realiza, sábado, 25, entre as 10 e as 17 horas, nas instalações da COFERPOR,...

Pesca da sardinha

«A Câmara Municipal de Sesimbra está a acompanhar com toda a atenção e preocupação as recentes notícias sobre possíveis restrições à pesca da sardinha em Portugal», garante a autarquia, que dá como exemplo disso o conjunto de...

MURPI saúda reposição do subsídio de Natal

«Amanhã os aposentados, reformados e pensionistas da Caixa Geral de Aposentações vão receber metade do pagamento do subsídio de Natal de 2017 e aos reformados e pensionistas da Segurança Social este será pago até 10 de Dezembro. Há ainda o compromisso...