CDU na rua pelo direito à cidade
Os vereadores eleitos pela CDU na Câmara Municipal de Lisboa, João Ferreira e Carlos Moura, iniciaram, segunda-feira, 20, uma semana de contacto com a população e trabalhadores. Com o mote «Defender o direito à cidade», a iniciativa prolonga-se até amanhã com contactos com utentes e profissionais dos transportes, educação, de unidades de saúde e de serviços municipais.
A primeira iniciativa ocorreu no interface do Caís do Sodré, incidindo sobre os sucessivos atrasos verificados nas linhas do Metropolitano de Lisboa. João Ferreira atribuiu a degradação do serviço «à acção do anterior governo PSD-CDS», mas não ilibou o actual executivo liderado por António Costa, o qual «pela inacção que tem demonstrado, está a tornar-se parte do problema».
Entre as propostas da CDU para os transportes estão a reposição dos descontos para todos os reformados e estudantes, a reversão dos aumentos decretados nos últimos cinco anos nos passes intermodais e o alargamento deste título a toda a Área Metropolitana de Lisboa, a todos os operadores e carreiras, a contratação de 30 maquinistas e o reforço de trabalhadores para a manutenção e reparação de estações e material circulante do Metro.
Recorde-se que estas e outras propostas – elaboração de um plano Metropolitano de Lisboa, o assumir do compromisso de combater a criação de novos impostos, taxas e tarifas sobre a população e os utentes, ou o apoio à criação de uma nova autoridade metropolitana de transportes, onde as autarquias locais tivessem um papel determinante – foram apresentadas pela bancada da CDU na 2.ª Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal de Lisboa, dia 14 de Novembro, tendo sido rejeitadas pela maioria dos deputados, incluindo os eleitos pelo PS.