MURPI saúda reposição do subsídio de Natal
«Amanhã os aposentados, reformados e pensionistas da Caixa Geral de Aposentações vão receber metade do pagamento do subsídio de Natal de 2017 e aos reformados e pensionistas da Segurança Social este será pago até 10 de Dezembro. Há ainda o compromisso de, em 2018, ser finalmente reposto o seu pagamento integral em Dezembro», saudou a Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos – MURPI, em comunicado divulgado quinta-feira, 16.
«Esta medida é indissociável da luta travada pelos reformados e pelo MURPI», lembra-se na nota, na qual se recorda, ainda, que a imposição do pagamento do subsídio de Natal em duodécimos por parte do anterior governo PSD/CDS visava encobrir os cortes e aumentos de impostos em curso e criar condições para a eliminação daquela prestação.
Derrotado este intento com a reposição do pagamento integral do subsídio de Natal, o MURPI aponta ao prosseguimento da «luta dos reformados e pensionistas por aumentos reais das suas pensões» com o objectivo de dar combate à pobreza e às desigualdades sociais. Nesse sentido, «apela à unidade de todos os reformados, pensionistas e idosos» na batalha pela «recuperação dos seus direitos e rendimentos».