Determinação para mudar Vila do Bispo
A CDU apresentou, dia 5, Paula Vilallonga, médica, do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV), como a sua candidata à presidência da Câmara de Vila do Bispo. Teixeira Machado, engenheiro, do PCP, encabeça a lista à Assembleia Municipal. A iniciativa, realizada no Centro de Interpretação, contou com a presença de Heloísa Apolónia, deputada e do Conselho Nacional do PEV, e de Vasco Cardoso, da Comissão Política do PCP.
Paula Vilallonga erigiu como prioridades o «desenvolvimento económico, social e formativo e educativo» do concelho. «As políticas terão de ser dirigidas para potenciar a formação e qualificação das pessoas, para o aproveitamento dos recursos e equipamentos existentes, para promover a reabilitação urbana e a habitação a preços acessíveis», apontou.
Segundo a candidata, a Coligação PCP-PEV quer também promover «políticas de fixação da população, especialmente dos jovens» e de «melhoria da mobilidade no concelho e para fora dele», mas também «articular as restrições ambientais com o desenvolvimento social, urbano e do sector primário – agricultura e pescas».
Paula Vilallonga criticou ainda do Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina, aprovado pelo Governo do PS, que estabeleceu «um conjunto vastíssimo de restrições, imposições e proibições para os usos comuns e tradicionais do espaço e dos recursos por parte das populações locais». «Uma política de ordenamento do território e conservação da natureza não pode ser encarada e aplicada sem ter em conta a componente social, cultura