Breves

Mafra
No sábado, 6 de Maio, a CDU apresentou os seus primeiros três candidatos à Câmara de Mafra: José Cardoso, Pedro Carola e Maria Emília Sousa. Eduardo Libânio, José Martinez, Maria Graça Figueiredo, José Grilo, Eugénio Manuel da Costa Ruivo e Natália Santos são, respectivamente, os primeiros da lista da Coligação PCP-PEV à Assembleia Municipal.
Na sessão, que contou com a presença de José Luís Ferreira, do Partido Ecologista «Os Verdes», e de Elisabete Santos, da Organização Regional de Lisboa do PCP, foram ainda apresentados os cabeças de lista da CDU às assembleias da União de Freguesias (UF) de Malveira e Alcainça, José Grilo, da UF da Venda do Pinheiro e Santo Estevão das Galés, Pedro Machado, de Mafra, Joaquim Batista, da Ericeira, José Luís Bicho, da Carvoeira, Anabela Gonçalves, de Milharado, Jaime Santos, da UF de Azueira e Sobral da Abelheira, Joaquim Pedro, de Santo Isidro, Maria Helena Gregório, da Encarnação, José Figueiras, da UF de Enxara do Bispo, Gradil e Vila Franca do Rosário, Ana Isabel Sequeira de Lucena, e da UF de Igreja Nova e Cheleiros, Gonçalo Jorge Alexandre Lourenço. Elias Mendonça é o mandatário concelhio.

Espinho
O salão nobre da Junta de Freguesia de Espinho acolheu, dia 28 de Abril, a apresentação dos cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de Espinho, respectivamente, Fausto Neves e Jorge Carvalho.
Em ambas as intervenções, bem como em alguns apontamentos do mandatário concelhio, Joaquim Almeida, ficou claro que a Coligação PCP-PEV é uma força com memória histórica – capaz de elencar os erros do passado que tanto penalizaram a população e o concelho – e, simultaneamente, portadora de um projecto de futuro para elevar os padrões de vida, redinamizar a economia local sem ser à custa de “elefantes brancos” ou esmagamento dos micro e pequenos comerciantes, defender as funções sociais do Estado, designadamente o Hospital, o Tribunal, as escolas e a extinta freguesia de Guetim.
«Apenas o projecto autárquico da CDU saberá trazer à esmagadora maioria dos espinhenses a qualidade de vida, os projectos e o progresso» por que Espinho cada vez mais aspira, afirmou Fausto Neves.

Vendas Novas
A CDU anunciou que João Teresa Ribeiro é o seu candidato à presidência da Câmara de Vendas Novas. Natural do Crato e residente em Vendas Novas, o cabeça de lista à autarquia, membro do PCP, é licenciado em Economia.
Foi operário, professor, técnico e empresário. A nível autárquico, foi presidente da Câmara de Vendas Novas mais de 22 anos, entre 1980 e 2002, estando ligado profundamente ao desenvolvimento do concelho, onde teve um relacionamento muito próximo com o movimento associativo, comerciantes, industriais e população em geral. Neste âmbito, foi presidente de várias entidades e estruturas como a Assembleia Geral da Sociedade do Parque Industrial de Vendas Novas, o Conselho Fiscal e o Conselho Geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses, o Conselho da Região do Alentejo e a Direcção da Rádio Granada de Vendas Novas.
Desempenhou ainda o cargo de vice-presidente do Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, fez sempre parte de vários órgãos de acompanhamento e de gestão dos três primeiros quadros comunitários de apoio a Portugal, foi membro da Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios do Distrito de Évora e da Comissão Regional da Região de Turismo de Évora. Foi presidente da Câmara Municipal do Crato entre 2009 e 2013.

Alcoutim
No dia 5, a CDU anunciou que Mário Nunes (64 anos, independente) e Luísa Barros (66 anos, do PCP) são, respectivamente, os seus primeiros candidatos à Câmara e Assembleia Municipal de Alcoutim.
O candidato à autarquia, actualmente reformado, conta com uma longa e diversificada carreira profissional no comércio, na indústria e sobretudo na hotelaria. Recentemente desenvolve actividade relacionada com a produção do figo da índia.
Luísa Barros, reformada, foi professora do Ensino Básico e eleita na Assembleia Municipal de Almada (AM).

Estarreja
Dia 4, na Praça Francisco Barbosa, foi apresentada a cabeça de lista da CDU à Câmara de Estarreja: Filomena Tavares. A candidata, professora de 57 anos, foi membro da Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia, da Assembleia de Freguesia de Oliveira do Douro e da Assembleia Metropolitana do Porto.

Lisboa
O Largo do Intendente, em Lisboa, acolheu, dia 5, o lançamento de «Lisboa-Luz e Sombras», uma iniciativa da CDU aberta à participação de todos os que gostam de Lisboa e que pretendam retratar, através da fotografia, os aspectos mais contrastantes e desiguais da vida dos que vivem e trabalham na cidade, estimulando também a reflexão para o que gostariam que fosse diferente. As fotografias seleccionadas serão reproduzidas como cartazes e apresentadas num evento no espaço público a realizar pela CDU, em Lisboa, no mês de Setembro. Mais informações em www.facebook.com/CDULisboa/?fref=ts.
No dia anterior, também com a presença de João Ferreira, vereador e cabeça de lista à presidência da Câmara de Lisboa, a CDU realizou uma audição sobre «O Tejo, o trabalho e a cidade», que contou com a presença de um conjunto de organizações representativas dos trabalhadores dos sectores fluvial, marítimo e portuário.

Pontinha e Famões
A CDU apresentou Paulo Quaresma como o seu candidato à Assembleia da União de Freguesias de Pontinha e Famões. Painho Ferreira, que encabeça a lista da Coligação PCP-PEV à Câmara Municipal, participou nas iniciativas que decorreram na Pontinha, dia 22, e em Famões, dia 23.

Óbidos
José Rui Raposo
, 59 anos, técnico sindical e formador em Segurança e Saúde no Trabalho, licenciado em Ciência Política e da Administração, é o cabeça de lista da CDU à Câmara de Óbidos. É membro do Conselho Nacional Florestal, em representação da CGTP-IN, e da Assembleia Municipal (AM) de Óbidos, nas eleições autárquicas de 2009 e 2013. Integra o Executivo da Direcção de Organização Regional de Leiria e a Comissão Concelhia de Óbidos do PCP, assim como a Comissão para a Defesa da Linha do Oeste.
A lista para a Assembleia Municipal é encabeçada por Sílvia Correia, 41 anos, investigadora pós-doutorada na área da Infecção e Imunidade. É membro da AM de Óbidos, onde é líder do grupo municipal do PCP, da Assembleia Intermunicipal da Oeste-Comunidade Intermunicipal, da Comissão Concelho de Óbidos do PCP e da Associação de Pais do Complexo Escolar do Furadouro.

Seia
Margarida Abrantes
e Manuel Leitão são, respectivamente, os candidatos da CDU à presidência da Câmara e Assembleia Municipal de Seia. Com 53 anos, a candidata, assistente administrativa, é dirigente sindical do CESP e da União de Sindicatos da Guarda. A candidata é eleita na Assembleia da União de Freguesias de Seia, S. Romão e Lapa dos Dinheiros e membro da Comissão Concelhia de Seia do PCP.
Manuel Leitão, 62 anos, professor aposentado e dirigente do Sindicato dos Professores da Região Centro, é eleito na Assembleia Municipal de Seia e membro da Direcção da Organização Regional de Guarda e da Comissão Concelhia de Seia do PCP.

Lagoa
No dia 2 de Maio, a CDU anunciou que o seu candidato à presidência da Câmara de Lagoa é António Flamino, 59 anos, empresário e técnico de construção e reabilitação de edifícios. Reside na Praia de Carvoeiro há cerca de 25 anos e integra a Comissão Concelhia de Sintra do PCP.
Victor Carapinha, 64 anos, técnico de electricidade e manutenção industrial, dirigente associativo, encabeça a lista à Assembleia Municipal. O candidato é membro da Comissão Concelhia de Lagoa e da Direcção da Organização Regional do Algarve do PCP. É membro da Assembleia da União de Freguesias de Lagoa e Carvoeiro no mandato de 2013-2017.

Montemor-o-Velho
Jorge Camarneiro
, 57 anos, economista e administrador de empresas, encabeça a lista da CDU à Câmara de Montemor-o-Velho. É presidente da Assembleia-Geral da Associação Filarmónica 25 de Setembro e presidente da Assembleia-Geral do Atlético Clube Montemorense. É, desde 2013, vereador na autarquia.

Alcochete
No Encontro Concelhio de Alcochete, realizado no dia 3 de Maio, foi aprovada uma resolução onde a CDU estabelece como objectivos para as próximas eleições autárquicas a confirmação das maiorias na Câmara e Assembleia Municipal, bem como nas freguesias. A definição desta meta «tem em linha de conta todo o trabalho realizado e a sua profunda ligação ao sentir das populações e das suas legítimas aspirações».




Mais artigos de: Autárquicas

CDU é a força da juventude

Num acto público realizado dia 5, no miradouro de Santa Catarina, em Lisboa, foi apresentada, perante dezenas de jovens, a Juventude CDU. A abrir a sessão, Joel Moriano, cabeça de lista à Assembleia Municipal de Campo Maior, frisou que as próximas eleições...

Determinação para mudar Vila do Bispo

A CDU apresentou, dia 5, Paula Vilallonga, médica, do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV), como a sua candidata à presidência da Câmara de Vila do Bispo. Teixeira Machado, engenheiro, do PCP, encabeça a lista à Assembleia Municipal. A iniciativa, realizada no...

Beja, Cuba, Portalegre e Viana do Castelo

A CDU anunciou, anteontem, 9, que João Rocha volta a ser candidato à presidência da Câmara de Beja. No próximo domingo, 14, inicia-se um conjunto de visitas à obra autárquica realizada e em curso, envolvendo eleitos, candidatos e activistas, divulgando e valorizando o...

Trabalhar mais em Santa Maria da Feira

Antero Resende (56 anos, professor do ensino público) e Filipe Moreira (31 anos, doutorando do Programa Doutoral em Multimédia em Educação da Universidade de Aveiro) são os candidatos da CDU à presidência da Câmara e Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira,...