Crescer passo a passo

A mai­oria al­can­çada pelos co­mu­nistas e seus ali­ados, nas úl­timas elei­ções au­tár­quicas, nos ór­gãos mu­ni­ci­pais de Silves e em duas das seis fre­gue­sias do con­celho trouxe à tona aquela que é uma re­a­li­dade in­des­men­tível e sen­tida: o PCP está a re­forçar a sua or­ga­ni­zação e in­fluência no Al­garve e os re­sul­tados elei­to­rais de Se­tembro de 2013 (e não só) tes­te­mu­nham isso mesmo. Silves, com uma tra­dição de luta que vem de longe, par­ti­cu­lar­mente dos ope­rá­rios cor­ti­ceiros, e com uma ex­pe­ri­ência an­te­rior de gestão au­tár­quica da CDU, foi a ex­pressão mais vi­sível desse re­forço or­ga­ni­za­tivo e dessa in­fluência cres­cente, que ex­tra­vasam os li­mites do con­celho.

Mas cen­tremo-nos em Silves, onde a or­ga­ni­zação par­ti­dária tem vindo, nos úl­timos anos, a dar uma «boa res­posta» ao nível do re­cru­ta­mento, do re­ju­ve­nes­ci­mento dos or­ga­nismos, da cri­ação de or­ga­ni­za­ções, da es­tru­tu­ração e do alar­ga­mento do nú­cleo ac­tivo do Par­tido, com mais mi­li­tantes a as­su­mirem ta­refas re­gu­lares, como su­bli­nhou Marco Jóia, que na Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal do Al­garve do PCP as­sume a res­pon­sa­bi­li­dade pelo con­celho de Silves. Estes avanços, re­alçou o di­ri­gente co­mu­nista, pos­si­bi­li­taram ou­tros, entre os quais se conta o alar­ga­mento da di­fusão do Avante!.

Du­rante os anos mais re­centes, o jornal só che­gava à fre­guesia de São Bar­to­lomeu de Mes­sines. Longe es­tavam os tempos em que o Avante! era dis­tri­buído às de­zenas na sede do con­celho, os mesmos em que a des­truição do apa­relho pro­du­tivo não atingia ainda os im­pres­si­o­nantes ín­dices que se vi­eram a re­gistar e quando o Par­tido de­tinha fortes or­ga­ni­za­ções nas em­presas, muitas delas des­man­te­ladas tal como as pró­prias em­presas. Apesar das que­bras que então se ve­ri­fi­caram, man­teve-se in­tacto o ob­jec­tivo de re­cu­perar a dis­tri­buição do órgão cen­tral do PCP na fre­guesia de Silves, que foi re­cen­te­mente con­cre­ti­zado.

Se­gundo Marco Jóia, isto só foi pos­sível porque houve quem se tenha dis­po­ni­bi­li­zado para as­sumir a res­pon­sa­bi­li­dade de, se­mana após se­mana, fazer chegar os jor­nais aos seus des­ti­na­tá­rios: «o ca­ma­rada Ri­cardo Silva vai todas as quintas-feiras à li­vraria onde chegam os avantes e trá-los para o Centro de Tra­balho. Al­guns são aí re­co­lhidos pelos lei­tores e ou­tros são en­tre­gues pelo mesmo ca­ma­rada em casa da­queles a quem se des­tinam.»

De­sa­fios imensos

O res­pon­sável pela or­ga­ni­zação con­ce­lhia de Silves con­si­dera que a cri­ação de um ponto de dis­tri­buição do Avante! na fre­guesia de Silves é apenas um «pas­sinho» face às ne­ces­si­dades do Par­tido no con­celho. Con­tudo, as­sume, é um pri­meiro avanço de muitos que es­tarão por vir. Em sua opi­nião, au­mentar a di­fusão do Avante! é «mais fácil do que pode pa­recer»: nas con­versas tra­vadas no âm­bito da acção de con­tactos com os mem­bros do Par­tido, muitos ma­ni­fes­taram o in­te­resse em passar a ad­quirir o Avante!; nas vendas de rua das edi­ções es­pe­ciais nota-se o «in­te­resse que ele sus­cita entre as massas tra­ba­lha­doras», que é, ga­rante, «maior do que à par­tida ima­gi­ná­vamos».

Assim, re­alça Marco Jóia, nos pró­ximos meses será pos­sível au­mentar o nú­mero de jor­nais dis­tri­buídos na fre­guesia de Silves. O prin­cipal de­safio é en­con­trar mais qua­dros dis­po­ní­veis para o fazer chegar aos lei­tores.

O di­ri­gente re­gi­onal do PCP su­blinha a im­por­tância do Avante! para a for­mação po­lí­tica e ide­o­ló­gica dos mi­li­tantes co­mu­nistas e para o alar­ga­mento do pres­tígio do Par­tido junto dos tra­ba­lha­dores e do povo: «es­tudo, es­cla­re­ci­mento e for­mação». Mas para a or­ga­ni­zação par­ti­dária, re­alça, a dis­tri­buição do jornal tem ainda um outro papel, in­subs­ti­tuível, já que se trata de uma das «ta­refas mais re­gu­lares» de con­tacto com os mi­li­tantes e sim­pa­ti­zantes do Par­tido. Com o jornal, acres­centa, «vão as quotas, a con­versa, o de­bate», con­clui Marco Jóia, para quem esta im­por­tante ta­refa or­gâ­nica reúne em si mesma «vá­rias ver­tentes do re­forço do Par­tido».

A re­lação entre os avanços or­ga­ni­za­tivos e a re­con­quista da mai­oria nas au­tar­quias do con­celho é di­a­léc­tica: os pri­meiros fa­ci­li­taram a se­gunda e esta deu «es­tí­mulo e alento» a novos e mais pro­fundos saltos em frente. É este o de­safio que está co­lo­cado à or­ga­ni­zação con­ce­lhia de Silves: re­crutar novos mi­li­tantes, criar or­ga­ni­za­ções nas em­presas e lo­cais de tra­balho e, também através do alar­ga­mento da venda e di­fusão do Avante!, au­mentar o pres­tígio do Par­tido entre os tra­ba­lha­dores e o povo, fa­zendo uma vez mais do con­celho al­garvio um «bas­tião» da luta por uma vida me­lhor.

Já se es­teve mais longe!




Mais artigos de: PCP

Corresponder aos interesses<br>populares

Mais de 200 pes­soas en­cheram o au­di­tório do ISEC, em Coimbra, para par­ti­cipar na sessão pú­blica com Je­ró­nimo de Sousa re­a­li­zada no dia 17.

A exploração combate-se<br>com unidade e luta

Os sa­lá­rios e os di­reitos dos tra­ba­lha­dores es­ti­veram em des­taque na vi­sita efec­tuada re­cen­te­mente pelo PCP às ins­ta­la­ções da Lis­nave, em Se­túbal.

Almoço em Alenquer

O Secretário-geral do PCP esteve no domingo na Ota, concelho de Alenquer, a participar num almoço com largas dezenas de militantes e simpatizantes do PCP. Com a discussão na especialidade do Orçamento do Estado a concentrar as atenções,...

Por condições dignas

O de­pu­tado co­mu­nista no Par­la­mento Eu­ropeu, Mi­guel Vi­egas, vi­sitou no do­mingo vá­rios bairros so­ciais da Área Me­tro­po­li­tana do Porto, acom­pa­nhado por di­ri­gentes lo­cais do PCP.

A actualidade do socialismo

Um pouco por todo o País está a ser as­si­na­lado o 99.º ani­ver­sário da Re­vo­lução de Ou­tubro. O so­ci­a­lismo é ob­jec­tivo su­premo do PCP.

PCP reuniu com ID

Delegações do PCP e da Associação Intervenção Democrática estiveram reunidas anteontem, 22, ao final da manhã. Em cima da mesa estiveram a avaliação da situação política nacional e as perspectivas para as eleições...

Fusão agrava problemas

No final de Outubro, o deputado Bruno Dias e Miguel Casanova (do executivo da Direcção da Organização Regional de Setúbal) estiveram reunidos com o presidente do Conselho de Administração e com as estruturas representativas dos trabalhadores da Infraestruturas de...

Debater e reforçar

«Reforçar o PCP para defender mais e melhor os trabalhadores» foi o lema da 10.ª Assembleia da Organização dos Sectores Profissionais e Grandes Empresas da Organização Regional do Porto do PCP, que se realizou recentemente no Centro de Trabalho da Boavista. Esteve...

«Novo rumo»<br>para a Madeira

O PCP realizou no domingo um comício no Funchal, no qual participou Edgar Silva, membro do Comité Central e responsável pela organização partidária na Região Autónoma da Madeira. Entre os diversos aspectos salientados pelo dirigente...

Defender a memória

Com o objectivo de divulgar e defender a memória história do verdadeiro baluarte da resistência antifascista e de luta pela liberdade que é a Fortaleza de Peniche (que até há bem pouco tempo esteve em vias de ser concessionada a privados para fins turísticos), a...

«Pronto, enganei-me!»

As redacções andaram em polvorosa nos dias que antecederam a divulgação da estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre a evolução da economia. Não tanto por um nervosismo suscitado pela expectativa de conhecer os dados em si, mas com as...